Olá, sou a Susana Caseiro!

Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma. Inspiro-me nas coisas mais simples da vida. As plantas e a música são algumas dessas coisas que não podem nunca faltar!

Não é fácil encontrar alimentos verdadeiramente saudáveis. Muitos dos alimentos biológicos já disponíveis no mercado são importados, com maior pegada ecológica e por vezes pouco acessíveis economicamente.

Como mãe de 4 crianças, assumi desde muito cedo esta preocupação, nomeadamente quando tive que preparar as primeiras sopas. Mais tarde, quando optei por mudar de vida profissional, percebi que poderia aliar a minha paixão pela jardinagem a um propósito maior: ajudar a população urbana num estilo de vida mais saudável, “plantinha a plantinha”! Começando por plantar e colher os seus próprios alimentos!

 

Acredito vivamente que...

Cultivar uma horta é um modo mais eficaz de cuidar da nosso corpo, embelezar a nossa casa e como bónus ainda comemos alimentos de qualidade e sabor incomparável. Quando cultivamos uma horta, cultivamos mais saúde!

O meu percurso em agricultura urbana

Sou licenciada em Engenharia Biológica, com uma pós-graduação em Gestão ambiental e Qualidade. Trabalhei durante 7 anos na gestão de sistemas integrados de qualidade e ambiente, em várias empresas e por isso a “sustentabilidade” não é um tema recente para mim, nem um tema da moda é uma necessidade. 

Quando estava grávida do meu 3.º filho (o rapaz da foto em cima) decidi mudar de vida profissional. Escolhi então trabalhar numa área que me apaixona-se de verdade: a jardinagem ecológica. Frequentei várias ações de formação e destaco as minhas descobertas no mundo da agricultura urbana e biológica. É certo que ser filha de agricultores ajudou muito nesta descoberta! 

Acredito que todos podemos fazer a diferença, mesmo com pequenos contributos. Para mim, plantar hortas urbanas ou jardins comestíveis é uma forma simples de contribuir para cidades mais verdes e um planeta mais sustentável!

2010

Aventurei-me nos caminhos do empreendedorismo e lancei em início de 2010, a marca Plantit dedicada a desenvolver produtos e serviços especializados em agricultura urbana.

2011

Lancei um concurso “Reinventei o jardim da minha escola” envolvendo mais de 50 escolas do distrito de Braga e várias empresas como mecenas.

2013

Organizei e leccionei workshops de agricultura urbana para diferentes públicos.

2015

Lancei a aplicação móvel para IOS e Android: Plantit – Horta em Casa. 

2017

Criei o blog Cultivos da Caseiro que é o resultado das experiências que fiz até aqui e continuo a fazer, onde o propósito é também simples: incentivar e inspirar na procura de um estilo de vida mais simples e saudável para que possamos todos contribuir para um mundo melhor!

2019

Lancei o livro/ebook “Jardim de Ervas Aromáticas“, um guia prático com 75 páginas desenhadas com conhecimento sobre o universo das ervas aromáticas e sua utilização, que resultou das várias edições do “Workshop Jardim de ervas aromáticas”, realizado a mais de 500 formandos.

Precisa de ajuda com a sua horta ou jardim?

Sou contactada várias vezes por pessoas que mesmo após leitura dos meus artigos ou visualização dos meus vídeos, têm dificuldade em aplicar as técnicas que sugiro. Se também já pesquisou imensos conteúdos e continua sem ter sucesso, eu posso ajudar os seus cultivos a florescer através de sessões de consultoria online!

Envie-me um email para obter mais informações.

O meu trabalho nos media ...

revista magazine jn

Revista Magazine - Jornal de Notícias

Reportagem sobre “Hortas domésticas para pessoas urbanas” na revista Magazine do Jornal de Notícias.

Programa «A Tarde é Sua» - TVI

Participação no «A Tarde é Sua», onde demonstrei como cultivar ervas aromáticas em casa numa pequena floreira. Ver Programa

Revista Maria

Reportagem sobre o meu percurso na agricultura urbana na revista Maria.

Entre em contacto comigo!
  • caseiro@cultivosdacaseiro.pt
  • 965 274 885