À mão de semear com…Joana Limão

with Sem comentários

Esta semana, a rubrica “à mão de semear com…” apresenta um projeto ligado à alimentação consciente, um blog que todos devem conhecer, Please Consider, da Joana Limão.  Em baixo, partilhamos a experiência e visão da Joana, no cultivo de alimentos e como de algum modo entende o impacto desta prática numa alimentação mais sustentável.

 

“Eu gosto de tudo o que é natural, consciente, verdadeiro e caseiro.
Acredito que, hoje em dia, a melhor acepção para a palavra Moderno acaba por ser respeitar o planeta em que vivemos e estar em harmonia com ele. Sem dramas ou medidas super difíceis de tomar, cada um pode fazer um bocadinho! ”          Joana Limão

 

À mão de semear com…..Joana Limão do blogue Please consider

 

1. Se tens ou tivesses uma horta, o que nunca poderia faltar? O que gostarias de ter sempre à mão de semear?

“Sou muito “verde” na temática das hortas em casa, tenho sempre ervas frescas mas não passa muito daí.

Se tivesse uma verdadeira horta em casa, adoraria ter de tudo um pouco, desde cebolas novas que ficam sempre deliciosas em saladas frescas de Primavera, morangos doces e sumarentos, uma ervilheira para aproveitar os rebentos tão fotogénicos e adorava ter muitos verdes, desde brócolos, a várias couves como a Portuguesa, Coração, Kale, para assados, saladas e fermentados.”

 

2. Quais são as maiores vantagens de cultivar alimentos em casa?

“Penso que, para além de não haver desperdício e de podermos fechar um ciclo com o aproveitamento das sobras dos alimentos através do composto, uma das maiores vantagens, enquanto cozinheira, é mesmo o sabor inigualável de algo acabadinho de colher. Sinto mesmo a diferença na frescura e na explosão de sabores.”

 

3. Consideras que uma alimentação saudável e sustentável pode melhorar o mundo? De que forma?

“Esta pergunta dá pano para mangas, mas acredito mesmo que pequenas alterações na alimentação podem ajudar a melhorar o planeta em que vivemos. O respeito das épocas, as compras nos mercados locais a pequenos produtores, o estreitamento destes laços, a diminuição do consumo de produtos processados, são vários passos que podemos dar na direcção certa.”

 

4. Uma sugestão de receita do teu blogue…

“Tento que todos os conteúdos sejam adequados às épocas em questão por isso, se os teus seguidores forem ver o meu blogue, podem sempre ver sugestões à base de plantas, saudáveis e com vários ingredientes da estação.
Não posso deixar de recomendar o Bolo de Abóbora para dias mais frios e o Pudim de Chia para toda a Semana durante todo ano como opção saudável para um pequeno-almoço rápido e nutritivo.”

[cliquem nas imagens para verem as receitas no blogue da Joana]
Bolo de Abóbora

 

Pudim de Chia

 

 

Espero que tenham gostado tanto quanto eu, desta partilha da Joana. Espreitem o seu blogue (Please Consider) e façam bons cultivos na cozinha! 🙂

Susana

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...