À mão de semear com…Oksana!

with Sem comentários

 

Este mês, que antecipa o mês do 1.º aniversário do Blogue, decidi criar uma nova rubrica que vai contar com a participação de alguns convidados. O nome desta rubrica chama-se “à mão de semear” e conta com a partilha de experiência e opinião relativamente às vantagens e benefícios das hortas em casa. Conta ainda com a sugestão de uma receita ou tema que o nosso convidado queira partilhar. Espero que gostem desta primeira convidada que tem um projeto simplesmente maravilhoso!

 

Dicas da Oksi é um projeto dedicado à alimentação e estilo de vida saudável criado pela health coach Oksana Zagoruy. Inclui um site, respetivas redes sociais e serviço de realização de workhops/showcookings e consultoria para empresas.

à mão de semear

Chama-se Oksana e é natural da Ucrânia. Veio morar para Portugal quando tinha 12 anos. Apesar de não ter nascido cá, diz amar Portugal e já há muitos anos que é uma cidadã portuguesa. Para além de cozinhar e fotografia, ama passeios na natureza, comer, viajar, conhecer novas pessoas e enfrentar novos desafios.

 

“Até ao momento, organizei e dei mais de 70 workshops/showcookings dentro da temática da alimentação vegetariana e probióticos caseiros. Para cada workshop, crio receitas únicas, tendo em conta as especificidades dos parceiros e do público.” – Oksana

 

À mão de semear com….Oksana!

dicas-da-oksi

1. Se tens ou tivesses uma horta, o que nunca poderia faltar? O que gostarias de ter sempre à mão de semear?

“Infelizmente não tenho uma aqui no Porto mas, em casa dos meus nos Açores, há uma pequena horta. Estimo muito a dedicação e o amor com que o meu pai cuida dela!

Penso que faz todo o sentido plantar aquilo que mais consumimos no nosso dia- a-dia. No meu caso, gosto de variar os vegetais e as frutas que incluo na minha alimentação, mas há aqueles que tenho de ter sempre em casa. Seriam então as aromáticas (cebola, alho e ervas), tomate, pepino, limões, verduras, couves e batata.”

 

2. Quais são as maiores vantagens de cultivar alimentos em casa?

“Bem, as vantagens são imensas! Em primeiro lugar, sabemos exatamente o que leva o alimento, o quanto ele é puro. Infelizmente, mesmo comprando as lojas de confiança, os alimentos são cultivas com recurso a diferentes pesticidas e agrotóxicos. Em segundo lugar, a relação que temos com a nossa comida é muito mais próximo quando cultivamos os nossos próprios alimentos. Hoje em dia estamos muito pouco conectados com a comida (graças as refeições, pré-embaladas, take-away, etc) e cultivar e cozinhar os alimentos ajuda a trazer de volta esta conexão.”

 

3. Consideras que uma alimentação saudável e sustentável pode melhorar o mundo? De que forma?

“Sim, sem dúvida! Aliás, esta é uma das minhas maiores paixões, pois o seu impacto da saúde individual e do nosso planeta é enorme. Assim, a nível individual uma alimentação saudável, consciente e sustentável está diretamente ligada ao nosso bem- estar e saúde física e mental. Por outro lado, a produção de alimentos saudáveis como frutas, vegetais, cereais e leguminosas é também a mais sustentável para o planeta, a nível de recursos gastos. Assim, quanto mais pessoas se aproximarem deste tipo de alimentação (e também, estilo de vida), mais em harmonia vamos conseguir viver uns com os outros e a natureza que nos rodeia.”

 

4. Uma sugestão de receita ou algum tema do teu blogue..

“Deixo esta sugestão, é a receita mais recriada pelos meus seguidores e já foi aprovada por dezenas de pessoas: Pataniscas de curgete.”

pataniscas-de-curgete

 

Fiquei muito feliz pela aceitação imediata da Oksana a este convite e pela  e sua partilha sobre a experiência de cultivar alimentos. Espero que tenham gostado tanto quanto eu e possam partilhar e divulgar o seu projeto.

Ah, e não esqueçam de fazer bons cultivos, desta vez na cozinha! 🙂

A Caseiro

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...