Cultivo várias variedades durante as quatro estações, mas existem sempre as mais adequadas para cada estação do ano. No Inverno, sugiro estas 4 saladas de inverno: alface, rúcula, rabanetes e espinafres.
Deixo em baixo algumas dicas de cultivo destas variedades de saladas de inverno, que podem escolher para semear ou plantar.
Se pretendes saber que variedades de flores, legumes, ervas aromáticas e frutos deves plantar ou semear em cada mês do ano vê o Calendário de Cultivo Vitalício.
Queres começar a tua horta de Outono-Inverno? A Box Jardim Comestivel - Outono/Inverno tem tudo o que precisas para começar a cultivar os teus alimentos da época com mais facilidade! Uma box de cultivo que inclui materiais e acesso a workshop.
As Saladas de Inverno mais fáceis de cultivar
1. Alface
A alface é daquelas saladas de inverno que nunca falta no nosso jardim. É adequada para plantar em todas as estações. Durante os meses mais frios, e dependendo da zona geográfica, pode ser necessário proteger do frio, mas aguenta bem as baixas temperaturas, com o único senão de crescer mais lentamente. A alface é uma planta anual, sendo uma hortícola que podemos cultivar e consumir durante todo o ano. Lisa, frisada, verde ou roxa, existem diversas variedades, organizando-se em 4 tipos principais, cabeças de manteiga, alfaces romanas, cabeças frisadas e alfaces de folhas soltas. Apesar do seu valor nutritivo baixo, a alface deve ser apreciada pelas suas qualidades dietéticas, sendo rica em vitaminas e sais minerais como cálcio e ferro. É muito fácil de cultivar desde que o solo possa reter facilmente humidade para evitar que a planta seque.
Outras dicas importantes
Pode se plantada conjuntamente com grande variedade de outros legumes, fazendo boa associação de cultivo com beterraba, cenoura, couves, pepino, favas, feijão, nabo, morango, cebola, alho-francês, ervilha e rabanetes. Para controlar as ervas daninhas e manter o solo húmido deve proceder-se ao empalhamento ou mulching.
2. Espinafres
Os espinafres são extremamente versáteis, não só em saladas de inverno, mas em sopas ou outras saladas. São ricos em cálcio, ferro e magnésio, sendo assim um daqueles cultivos que gosto de ter para colher durante o ano todo. São plantas herbáceas anuais. A variedade mais indicada para cultivo de Inverno e que fica bem em saladas é a variedade conhecida "gigante de Inverno". Para salada escolho as folhas mais jovens. As mais desenvolvidas ficam para outros pratos. Os espinafres não gostam de ser transplantados. Para ter sucesso, é aconselhável semear diretamente no local definitivo. Esse local deve ser soalheiro mas fresco e com bastante matéria orgânica. Gostam de bastante humidade, devendo para isso cobrir a terra com uma camada de mulching.
Outras dicas importantes
Semear direto no local definitivo com distância entre linhas de 20 cm. A temperatura óptima de crescimento é de 15 ºC- 20 ºC e um pouco superior para germinação. Assim, nesta altura o ideal é escolher cultivar em estufa ou local abrigado.
3. Rúcula
A rúcula é naturalmente rica em antioxidantes, como vitamina A e C, e é também uma fonte de cálcio e ferro. Com sabor intenso, levemente amargo e picante. É uma planta herbácea anual e tem ciclos de cultivo curtos, preferindo ser semeada diretamente em local definitivo. Cresce melhor em um clima ameno, com temperaturas em torno de 15 a 22°C, mas aguenta bem o frio. Outras dicas importantes
Regar com frequência para que o solo seja mantido sempre húmido, mas sem ficar encharcado. A colheita da rúcula pode ser feita a partir de 20-30 dias, colhendo apenas as folhas bem desenvolvidas.
4. Rabanetes
Os rabanetes são um legume de raiz da família das cenouras que germinam entre 5-10 dias e têm um crescimento muito rápido (cerca de 30 dias, estão prontos). É verdade que gostam mais de tempo ameno (como a maioria das hortícolas) mas aguentam bem o frio. Rico em imensos nutrientes benéficos para a saúde, é fonte de fibras, que promovem a sensação de saciedade ao organismo e ajudam por isso a controlar o apetite. Gostam de solos frescos e ricos em nutrientes. Após germinação, quando a planta tiver 2 a 3 folhas, devem desbastar, ou mondar para que tenha um bom desenvolvimento, deixando um espaçamento superior a 3 cm entre plantas. Outras dicas importantes
Semear preferencialmente em local definitivo com distância entre linhas de 20 cm. Gostam de locais com boa exposição solar ou meia sombra.