5 razões para plantar tomilho no jardim!

with Sem comentários

O tomilho é uma erva aromática muito fácil de cultivar. Neste artigo, irei listar algumas razões que vos vão deixar com vontade de plantar tomilho no vosso jardim. Se já tiverem plantado, vão ficar ainda mais adeptos desta planta que faz maravilhas na cozinha, no jardim e na nossa saúde!

É uma erva perene, com origem no mediterrâneo e existem muitas variedades que podem ser plantadas durante todo o ano. Só isto, seria uma boa razão para plantar tomilho no jardim. Contudo, vou enumerar as 5 principais razões que vão certamente convencer a plantar!

1. Plantar tomilho porque é uma planta rústica e de fácil cultivo!

Em primeiro lugar, terei que reforçar esta razão: é uma das ervas mais fáceis de cultivar. Aguenta bem quase todo o tipo de climas, mais ou menos temperados e quase todo o tipo de solos. Não é esquisito. Gosta de ser colhido com frequência, um modo simples de manter esta erva bonita é ir podando. Caso contrário, pode ficar rapidamente mais lenhoso e nesse caso deve ter um corte maior (até 2/3 da planta), de referência no outono. Vejam neste artigo mais dicas de cultivo e utilização do tomilho.

2. porque Faz maravilhas em imensas preparações culinárias

Em segundo lugar, terei que reforçar os seus atributos culinários. O tomilho é um excelente tempero, e que pode ser utilizado em muitos pratos, fresco ou seco. Legumes, carnes, peixes e até compotas. São imensas as suas utilizações. A sua versatilidade dá-lhe certamente o estatuto de umas das ervas mais utilizadas na cozinha. Se ainda não experimentaram, aconselho vivamente a experimentar. Vejam esta sugestão, de utilização pouco provável do tomilho e que certamente vão ter curiosidade de experimentar: compota de morango com tomilho-limão,

plantar tomilho

3 . Plantar tomilho porque é um excelente remédio!

São muitos os benefícios medicinais do tomilho. Certamente já ouviram falar em algumas propriedades como anti-microbiano, anti-vírico. É specialmente útil nos sintomas de constipações, tosse ou infeções bronquicas. É ainda um forte anti-séptico para cortes, arranhões e acne. Para aliviar estes sintomas, basta fazer um óleo de ervas, utilizando tomilho. Neste artigo, tem receita “DIY” para fazer um óleo de ervas de modo simples (infusão a frio).

Vejam ainda esta sugestão de utilização, que pode ser útil, sobretudo nesta altura do ano: xarope de mel, limão e tomilho para a tosse

4. É um repelente natural de algumas pragas

Plantar tomilho no jardim acrescenta ainda benefícios ao nível do controlo de pragas. Funciona como planta amiga da horta. Por exemplo, repele a lagarta e a borboleta da couve. Vejam neste artigo, outras plantas amigas.

plantar tomilho

5. é uma planta hospedeira para vários insetos polinizadores

Existem vários insetos, necessários para polinizar que precisam ser mantidos por perto. algumas plantas arbustivas do nosso jardim, podem também ter esta funcionalidade, servirem de abrigo a vários insetos polinizadores e o tomilho é uma delas. Podem ver neste artigo, alguns dos insetos amigos da horta.

O tomilho é uma das 20 plantas do ebook Jardim de ervas aromáticas, onde tenho dicas detalhadas e fichas de cada planta e ainda sugestões de utilização e benefícios medicinais.

Podem ver neste vídeo, algumas curiosidades sobres o tomilho e neste artigo, mais informação sobre os benefícios desta planta maravilhosa!

plantar tomilho

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...