7 plantas aromáticas que repelem mosquitos!

with Sem comentários

Não tem parecido muito nestas últimas semanas, mas já chega amanhã o verão! O tempo mais quente desta estação convida à partilha de mais momentos no exterior, convida a refeições no jardim, a churrascos e convívios entre amigos que se prolongam pela tarde ou noite dentro. No entanto, a maravilha destes convívios pode ser “ameaçada” pelos indesejados mosquitos (pronto, estou a exagerar um pouco)!

Sabiam que podem decorar os vossos terraços e varandas com plantas que repelem mosquitos? Algumas delas podem até ser utilizadas na preparação de pratos leves ou mesmo bebidas. Estas plantas vão trazer ainda um aroma agradável ao vosso espaço de convívio! Pois é, “um dois em um”, ou diria até que é “um três em um”. Servem para decorar, comer e ainda repelem mosquitos!

Para que possam ter mais resultados, é aconselhável colocar vários vasos, na proximidade do espaço que vai ter mais luz à noite e na proximidade da zona que querem esse efeito.

 

Plantas aromáticas que repelem mosquitos!

1. Manjericão

manjericão

 

O manjericão é uma planta herbácea anual com folhas muito perfumadas e aroma fresco.

Breve Dica de cultivo: gosta de solos férteis, leves e bem drenados, mas ligeiramente alcalinos. Para que a planta se mantenha saudável por mais tempo, deve ser cortado com regularidade, nomeadamente logo após o aparecimento das primeiras inflorescências.

2. Erva príncipe

erva príncipe

 

A erva príncipe é uma planta muito apreciada pelo seu aroma forte a limão e fácil de cultivar.

Breve Dica de cultivo: devido à sua origem (em regiões tropicais da Ásia, especialmente da Índia), gosta de climas quentes e húmidos. Em zonas mais frias (com temperaturas negativas) é recomendado o seu cultivo em vasos, de modo a poderem protegê-la mais facilmente do frio.

 

3. Erva- cidreira

erva cidreira

A erva cidreira é daquelas plantas que todos deveriam ter em casa, só pela quantidade de benefícios de tratamento de imensos sintomas indesejados.

Breve Dica de cultivo: aprecia solos férteis e é preferível plantar esta planta sozinha. Não é tão invasora como a hortelã, mas como é da mesma família, as suas raízes desenvolvem-se de tal modo que acabam por ocupar todo o espaço do vaso. No Verão pode ser sensível ao calor excessivo, preferindo locais parcialmente sombreados.

Se quiserem mais dicas para cultivar em casa, espreitem este artigo: erva-cidreira – como cultivar e utilizar!

4. Hortelã

hortelã

 

A Hortelã tem uma aroma fresco e intenso. É uma planta perene herbácea que pode manter por vários anos.

Breve Dica de cultivo: aprecia solos férteis ricos em matéria orgânica, de modo a reterem melhor a humidade. É sensível à seca, sobretudo na fase de crescimento. O local de cultivo deve ser protegido do vento, pois este pode prejudicar as plantas.

Se quiserem mais dicas para cultivar esta erva aromática, espreitem este artigo: Hortelã – como cultivar e utilizar!

5. Alecrim

alecrim

 

O alecrim é daquelas plantas que todos deveriam ter em casa, com espaço ou sem. Tem imensas utilizações, entre as quais, o efeito repelente de mosquitos.

Breve Dica de cultivo: acrescentar areia em solos mais pesados e cobrir o canteiro com casca de árvores ou aparas. Apreciam quando são plantados na proximidade de muros ou pátios para beneficiarem do calor reflectido pelas paredes. tolera a aridez e a exposição marítima.

Se quiserem mais dicas para cultivar em casa, espreitem este artigo – como cultivar e utilizar alecrim.

6. Tomilho-Limão

tomilho-limão em flor

 

O tomilho é uma planta fácil de cultivar, extremamente decorativa em vaso ou mesmo no jardim. O tomilho-limão, é uma das variedades que repele mosquitos.

Breve Dica de cultivo: é bastante resistente e pouco exigente, sobrevivendo praticamente em qualquer tipo de solo.

Se quiserem mais dicas para cultivar em casa, espreitem este artigo: Tomilho – como cultivar e utilizar!

 7. Alfazema

alfazema

 

Com indiscutível beleza e infinitas utilizações, a alfazema é uma das plantas que emana um aroma fortíssimo que tem efeito repelente em mosquitos e até moscas.

Breve Dica de cultivo: necessita de pouca água para se manter. Devem acrescentar areia em solos mais pesados e cobrir o canteiro com casca de árvores ou aparas.

 

Se quiserem ficar a par de todas as novidades por aqui, façam a inscrição da minha Newsletter. Se gostaram deste artigo, não esqueçam de partilhar com os vossos amigos! Sigam ainda as nossas redes sociais no Facebook, no Instagram e no Youtube

 

Tenho ainda uma sugestão!

Se pretendem aprender mais sobre ervas aromáticas espreitem o meu ebook e livro Jardim de Ervas Aromáticas. Um guia prático para quem quer começar a plantar mais ervas aromáticas no seu jardim ou varanda e para quem já cultiva, mas utiliza quase sempre as mesmas, por desconhecer as suas propriedades ou não saber como utilizar na cozinha.

[cliquem na imagem para mais informações]

ebook-e-livro-plantar-um-jardim-de-ervas-aromaticas

 

Guardem este Pin!

7 plantas que repelem mosquitos!

 

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...