A minha horta – 6 curiosidades!

with 2 comentários

A minha horta

 

Se pensam que é necessário um grande quintal ou muito espaço para cultivar, saibam que não. Na verdade podemos cultivar hortaliças e frutos em canteiros, vasos ou floreiras, como faço na minha horta. Todos podemos ter uma horta em casa, não interessa o espaço, mas antes a vontade de querer ter!

Nestes 6 meses, partilhei convosco algumas das experiências que fui cultivando por aqui, na minha horta. Foram 30 artigos partilhados nestas 26 semanas e uma vontade de escrever muitos mais. Tive boas surpresas e apesar de nem sempre ser fácil cumprir o meu compromisso (escrever no mínimo um artigo por semana), concluí que todo o esforço se supera quando gostamos realmente do que fazemos. Eu adoro este mundo das plantas, das hortas, do verde e gosto muito de partilhar convosco este sentimento, de apreciar o melhor que a natureza nos pode trazer. Vejam em seguida, as 6 curiosidades que me lembrei de escrever sobre a minha horta, a título de comemoração destes 6 meses de Blogue!

Para quem chegou pela primeira vez aqui e quiser espreitar o “best Off” do blogue, simplifico a apresentação com um “ranking” dos artigos mais lidos: 1.º Como tratar pragas – Inseticida natural, 2.º  8 plantas amigas da minha horta e 3.º   Fertilizantes naturais para horta. 

canteiro com tomate, manjericão, beterraba e alface

 

As 6 curiosidades sobre a minha horta

1. Quantas variedades cultivo na minha horta

Na verdade, planto e cuido de um jardim comestível. A horta está misturada no jardim e no total, cultivo mais de 50 variedades de plantas (mais de 20 hortícolas, 17 ervas aromáticas, 6 frutos, e 12 flores.

 

2. A área que cultivo e o n.º de vasos

A horta atual é cultivada no pátio exterior da casa, sem disponibilidade de terra. Todos os cultivos são feitos em sistemas de canteiros e vasos de diversas dimensões. Cultivo cerca de 10 m2 em canteiros colocados no pátio e mais de 50 vasos de diversas dimensões.

 

3. O que nunca pode faltar na minha horta

Ervas aromáticas e flores para dar cor, durante o ano inteiro. No caso de hortícolas, cultivo alface e acelgas durante o ano inteiro e as malaguetas e tomates nunca faltam durante o Verão.

4. O que mais gosto de plantar e cultivar

Gosto de plantar toda a diversidade de plantas que encontro, mas o que mais aprecio é poder plantar variedades menos disponíveis no mercado como por exemplo algumas ervas aromáticas e medicinais frescas (por exemplo, erva príncipe, lúcia-lima entre outras).

 

5. O que nunca cultivei e gostaria de cultivar

Espargos. Já semeei mas não dei seguimento atá ao final do ciclo. Outra das experiências sem sucesso foram as endívias.

 

6. Cultivo uma horta em casa porque….as 4 maiores vantagens 

Gostar de colher e comer o que se planta. Relaxar com as tarefas da horta-jardim. Fazer atividades no jardim com os meus filhos. Querer diminuir a pegada ecológica e contribuir para ter “cidades mais verdes”.

 

No jardim, com a pipoca mais nova (dos 4 filhos)

 

um dos canteiros da minha horta

Mais 6 curiosidades sobre a Caseiro

(o que ainda não vos tinha contado)

1. Depois da jardinagem, o segundo hobby predileto é… tocar e cantar

Estudei canto lírico e piano (durante quase 6 anos), mas o que gosto mesmo é de tocar guitarra acústica e cantar em família e jantares de amigos. estudante fiz parte de bandas de garagem mas nunca tive “coragem” para participar nos concursos de música mais concorridos.

 

2. A mudança NÃO me assusta… Nunca! 

Nos últimos 12 anos, mudei de casa 3 vezes. Vivendo em apartamento ou moradia, com terreno ou sem terreno, sempre cultivei alimentos.

 

3. Sobre a carreira profissional… fazer o que realmente gostamos de fazer!

Deixei o certo pelo incerto quando estava grávida do meu 3.º filho (há 10 anos atrás).  Troquei um emprego com estabilidade pela incerteza de trabalhar por minha conta.

 

4. As melhores recordações da infância – brincar no campo

As brincadeiras com as minhas manas no campo e rio da aldeia onde cresci. Comecei a cozinhar com 10 anos e com 12 já ia vender na praça com os meus pais, frutas e legumes produzidos na nossa quinta.

 

5. Quando era pequena queria ser bailarina, cantora e médica 

Sempre me lembro de gostar de cantar e dançar. Dizia que queria ser médica para cuidar dos outros e teimava em pesquisar receitas naturais para ajudar na hipertensão do meu avô materno.

6. Os meus livros preferidos são…

Sempre gostei de ler, tendo um gosto especial na leitura de livros com informação técnica sobre decoração e Feng Shui, jardinagem e agricultura biológica.

 

Para comemorar os 6 meses de Blogue, preparei um ebook com a proposta de 18 atividades – DiY para horta, receitas saudáveis e jardinagem com crianças. Espero que gostem!

Bons cultivos!

Oferta do ebook: Download

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

2 Responses

  1. zvodret iluret
    | Responder

    I am often to blogging and i really appreciate your content. The article has really peaks my interest. I am going to bookmark your site and keep checking for new information.

    • A Caseiro
      | Responder

      Thanks for following my blog 🙂 If you have some doubts don’t hesitate in asking me!

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...