Benefícios e utilização do girassol!

with Sem comentários

utilizaçao-do-gi

 

O girassol é sem dúvida uma planta muito bonita conhecida por todos e com uma variedade imensa de possíveis utilizações. Confesso que é daquelas minhas flores preferidas que não pode faltar nunca no meu jardim!

A utilização do girassol é diversa e pode ter imensos benefícios quando plantada na horta ou jardim. É simples de cultivar, tendo como principal exigência, umas 6 a 8 horas de sol por dia. Se forem plantar na vossa horta, devem ter em conta o tamanho que ela vai ter quando crescer pois como pode fazer sombra a outras plantas mais próximas, é importante considerar esse fator ainda antes de semear.

Existem muitas variedades de girassol, algumas de porte mais pequeno, e outras que crescem como “gigantes” dando flores lindas para embelezar e alegrar o espaço ou mesmo para corte.

Se tiverem interesse em dicas de cultivo, vejam ainda este artigo Girassol: curiosidades e dicas de cultivo

 

Utilização do girassol

O girassol tem vários benefícios e imensas utilizações, quer como planta ornamental, quer como planta comestível. As sementes servem de alimento para pessoas e animais. O conhecido óleo de girassol é muito rico e utilizado na cozinha, mas também na preparação de vários produtos cosméticos.

No jardim, pode ser plantado para atrair polinizadores, para proteger outros cultivos do vento ou mesmo como um tipo de tutor vivo para plantas trepadeiras. A presença de mais polinizadores deve ser talvez o maior benefício, pois sabemos que o aumento de polinizadores vai aumentar a produção de legumes de fruto como curgete, pepino, tomate entre outras.

Na agricultura é sobretudo plantada pela sua produção de sementes. Eu gosto de usufruir deste duplo benefício, cortando e secando as flores no final do ciclo para utilizar as sementes.

Quando colher as sementes de girassol

Na realidade a flor de girassol é um conjunto de micro flores, chamada por isso de capítulo. Cada capítulo pode ter mais de 1000 micro flores.

As sementes podem ser colhidas quando as flores ficam com uma cor meia acastanhada. Isso acontece quando as micro flores que compõem o centro da flor caem, ou quando as sementes estiverem maduras (cor passa de branca a meio acastanhada). Contudo, quanto mais tempo demorar a colheita, maior é a probabilidade de perder algumas sementes, já que podem ser comidas pelos pássaros ou simplesmente cair.

 

Benefícios das sementes para a saúde

A sementes de girassol são muito benéficas para a saúde, nomeadamente a melhoria do sistema digestivo e funcionamento do intestino. Em termos nutricionais são ricas em fibras, proteínas, magnésio, ferro, cálcio, vitamina E e vitaminas no complexo B. Como são ricas em ómegas 6 e 9, são ideias para quem tem problemas de colesterol.

 

Como incluir as sementes na nossa alimentação

Podemos consumir as sementes de diversas formas. Por norma, nunca faltam na minha despensa. Podem ser utilizadas em granolas caseiras (faço algumas vezes), mas também em saladas e ainda como topping de algumas sobremesas. Podem ser adicionadas na preparação de pão caseiro ou outras preparações que entendam, opções não faltam!

Significados e mitos do girassol

Como sempre achei interessante a ideia de conhecer o significado das plantas e flores, fiz alguma pesquisa já há alguns anos atrás e descobri que o girassol é indicado para atrair sucesso, sorte e felicidade, nomeadamente na filosofia de utilização do feng shui para equilibrar os elementos e energias de casas, escritórios e mesmo jardins!

 

Entrem em contacto comigo!

Quando tiverem dúvidas, basta escrever para: susana@cultivosdacaseiro.pt, que eu respondo, mesmo que demore um pouco! Se quiserem ficar a par de todas as novidades, façam a inscrição da minha Newsletter e recebem ainda um calendário mensal de cultivos

Guardem este Pin!

 

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...