Cultivar com crianças – 7 dicas para motivá-las!

with 4 comentários

cultivar com crianças

Na horta também se aprende e criam memórias divertidas!

Desde sempre adorei jardinar e pôr as mãos na terra. Com os meus 10, 11 anos já cuidava do jardim que a minha mãe tinha na varanda. Quando nasceram os meus filhos quis partilhar essa experiência com eles.

Um dos segredos para tornar esta atividade divertida passa pela escolha das plantas que eles gostam mais e a escolha das variedades que vamos cultivar em cada estação. Confesso que é menos arriscado escolher variedades que crescem mais depressa e não apresentam grandes dificuldades em termos de cultivo.

 

7 Dicas para cultivar com crianças e como motivá-las em todo o processo

 

  1. Planear um calendário mensal de atividades no jardim onde toda a família pode participar (o que vão plantar, quando e onde).
  2. Se possível, permitir que eles tenham o seu próprio canteiro ou vaso para cuidar.
  3. Disponibilizar ferramentas adequadas, em termos de segurança e qualidade, para facilitar todo o trabalho.
  4. Envolvê-los em todas as fases, desde a sementeira, plantação, colheita e preparações culinárias.
  5. Começar com sementeiras. Apesar de ser mais fácil o cultivo através de plantas jovens, as crianças gostam mais e aprendem melhor vendo o processo de germinação e crescimento a partir da semente.
  6. Manter um registo dos cultivosObservar os resultados e aprender com o que funciona e não funciona. É motivador observar o que fizeram e aprenderem com isso.
  7. Reconhecer o resultado do seu trabalho. Podemos passear pelo jardim juntamente com amigos e familiares, destacando os seus canteiros ou vasos. A atenção dada ao seu trabalho é o melhor motor de motivação e o segredo para que possam ficar mais envolvidas.

*O registo dos cultivos pode ser um simples mapa com o nome da criança, a data de plantação e os cuidados que teve com os seus cultivos (quando regou ou fertilizou). Pode ainda registar quando colheu e o que se cozinhou com os legumes colhidos.

 

A minha regra de Ouro

O mais importante é garantir que vão ser eles a fazer a colheita do que semearam, plantaram e cuidaram.

 

Lembrem-se acima de tudo, que CULTIVAR é também APRENDER! Às vezes as plantas crescem bem, e por vezes ficam doentes ou morrem. Isto acontece mesmo com os jardineiros mais experientes.

Vale a pena experimentar e aprender em conjunto com as vossas crianças. Os benefícios são muitos, oferecendo a oportunidade gratificante de trabalhar em conjunto um objectivo comum!

Para começar este projecto com os seus filhos eu dou uma ajuda! Faça o download do Diário de Cultivos que utilizo lá em casa:

 

Download!

crianças a jardinar

brincar na horta

crianças na horta

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

4 Responses

  1. […] Se tiverem dificuldades em motivá-los para este tipo de atividades, espreitem este artigo: Cultivar com crianças – 7 dicas para motivá-las […]

  2. […] motivá-las neste projeto devemos escolher legumes que sejam mais fáceis de plantar e/ou semear e que possam germinar […]

  3. […] tarefa, pode fazer com eles uma lista de verificação sobres os cuidados com as suas plantas.  Podem ver aqui, um exemplo de suporte para […]

  4. […] para partilhar em família e tento fazê-lo sempre que posso. Sei também que nem sempre é fácil jardinar com os mais pequenos e motivá-los e a dificuldade vai aumentando à medida que crescem, mas existem sempre formas de poder plantar […]

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...