Cultivar com crianças: Top 5 plantas!

with 3 comentários

cultivar com crianças

Adoro jardinar com os meus filhos e envolvê-los nos trabalhos da nossa horta e jardim! Considero que esta transmissão de conhecimento é uma abordagem a um estilo de vida que levarão para o futuro deles, mas acima de tudo, um legado de saúde e tradição!

Planear e realizar atividades na horta com crianças proporciona os benefícios tangíveis de obter alimentos frescos, mas acima de tudo, fortalece e incentiva a comunicação e a criação de um relacionamento ainda mais forte uma vez que trabalhamos um objetivo comum.

 

Na horta trabalhamos o verdadeiro “espírito de equipa”!

 

Cá por casa, deixo que eles tenham o seu canteiro e possam escolher o que querem plantar, que vai variando de acordo com as estações do ano. Tenho verificado que existem variedades que quase sempre funcionam bem e repetem-se nas escolhas deles. Vejam em baixo a minha selecção das 5 plantas que são mais fáceis para cultivar com crianças e são adequadas nesta altura do ano.

 

 Top 5 plantas para cultivar com crianças

no Outono-Inverno!

 

Alface

cultivar alface com crianças

O tempo médio para poder colher é cerca de 50-60 dias. A alface é daquelas plantas que podemos cultivar quase o ano inteiro e é relativamente rápida e fácil de cultivar.  É também uma boa maneira de cativar o interesse das crianças em saladas. O solo deve ser mantido húmido especialmente durante as duas primeiras semanas. Dependendo das estações, a germinação acontece entre 7-10 dias, mas podemos em alternativa optar por comprar “mudinhas” de alfaces prontas para transplantar.

Uma dica: devem escolher semear ou plantar as variedades mais adequadas para a estação do ano (variedades indicadas para Primavera-Verão e variedades indicadas para Outono-Inverno).

 

Espinafres

cultivar espinafres com crianças

Sopa de espinafres é uma das preferidas cá em casa e podemos colher as folhas do espinafre a partir de 40 dias após plantação.

Existem muitas variedades e são muito fáceis de cultivar, quer por sementeira direta quer por transplantação. A maioria das variedades de espinafre gosta de temperaturas amenas (temperatura ideal é de 13°C a 20°C), mas existem algumas que aguentam mais frio ou calor. Gostam de um solo bem drenado e fértil, rico em matéria orgânica.

 

Ervilhas

Por ser uma cultura precoce e de crescimento rápido, é uma das escolhas nesta altura.  Demoram cerca de 10 dias para germinar e estão prontas em cerca de 90 dias. As ervilhas preferem solos mais frescos e toleram locais parcialmente sombreados. São uma escolha interessante porque a vagem é comestível. Para facilitar o cultivo, escolhemos as variedades anãs em prol das que crescem em altura.

 

Morangos

cultivar morangos com crianças

Os morangos são óptimos para cultivar com os mais pequenos. As variedades ideais são as cultivares de “dia longo” aquelas que possam produzir todo o verão. Para poder colher morangos na Primavera-Verão, devemos plantar e cuidar das plantas em pleno Inverno.

 

Rabanetes

cultivar rabanetes com crianças

Os rabanetes são um legume de raiz da família das cenouras que germinam entre 5-10 dias e têm um crescimento muito rápido (cerca de 30 dias, estão prontos). Os rabanetes gostam mais de tempo ameno mas aguentam bem o frio. Semeamos em Novembro e temos colhido desde o final de Dezembro.

 

As crianças aprendem melhor quando compreendem o contexto da sua atividade. Vão certamente aprender que a jardinagem pode ser divertida, mas que acima de tudo, estão a contribuir para o bem-estar da família. Além de plantar e cuidar dos seus canteiros, devemos garantir que vão ser eles que fazem a colheita do que semearam ou plantaram.

Se tiverem dificuldades em motivá-los para este tipo de atividades, espreitem este artigo: Cultivar com crianças – 7 dicas para motivá-las

Aproveite e faça o download do Diário de Cultivos que utilizo cá em casa e façam bons cultivos com os mais pequenos!

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

3 Responses

  1. […] Para motivá-las neste projeto devemos escolher legumes que sejam mais fáceis de plantar e/ou semear e que possam germinar rapidamente de modo a poderem colher em pouco tempo. Espreitem estes artigos se já cultivam ou pretendem cultivar com crianças: Como motivá-las e o meu top 5 plantas para plantar com crianças […]

  2. […] etc. Se não iniciaram ainda uma horta na escola e tem pouca experiência, aconselho a leitura deste artigo. pois indica uma lista de cultivos fáceis para […]

  3. […] de variedades de plantas que gostam de comer e aquelas que têm alguma facilidade de cultivo. Espreitem este artigo com algumas sugestões. Depois é importante não plantar em grande quantidade de uma só […]

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...