Horta na escola – Os 7 maiores benefícios!

with Sem comentários

horta-na-escola

Não é novidade que partilho da experiência de cultivar com crianças, afinal tenho 4 cá em casa! Já escrevi sobre os benefícios de cultivar com crianças e como poder envolvê-las e motivar. Neste artigo, dou seguimento ao tema abordado hà duas semanas atrás, enumerando os benefícios que me parecem mais pertinentes destacar da implementação de uma horta na escola.

vejam também este artigo – Hortas escolares – 12 atividades para explorar!

 

As Hortas escolares podem e devem desempenhar vários papéis na comunidade escolar. Acima de tudo devem promover uma maior consciencialização para uma alimentação saudável e para uma maior consciência e responsabilidade ambiental.

“Acredita-se que as hortas escolares podem tornar-se num terreno fértil para promoção da saúde e segurança alimentar de uma nação. Esta ideia é cada vez mais apoiada pela experiência e pesquisas feitas em todo o mundo.”

 

Os 7 maiores benefícios da horta na escola!

 

1. Impulsiona diversos projetos de educação ambiental

Como por exemplo a reutilização de materiais para utilizarem como vaso para plantar. A reciclagem de resíduos orgânicos no processo de compostagem ou vermi-compostagem. A utilização racional da água ou mesmo o aproveitamento das águas de chuva para regar.

 

2. Incentiva hábitos alimentares mais saudáveis

Quando as crianças percebem a origem dos alimentos e têm um maior contacto com eles, tendem a ter menos resistência em querer comer. Deste modo podemos afirmar que se facilita o entendimento do significado de valor nutricional dos alimentos, melhorando a alimentação e consequentemente a saúde preventiva.

 

3. Promove o trabalho em equipa

A horta na escola, tal como em família em casa é um trabalho de equipa! Vai depender da forma como envolvem as crianças na implementação do protejo, mas de um modo geral podemos afirmar que ajuda na preparação dos mais novos para a socialização.

 

4. Proporciona experiências práticas exploradas na área das ciências

A horta na escola vai permitir não apenas a observação de biodiversidade de plantas e insetos. Vai permitir explorar experiências práticas ligadas aos temas abordados nas ciências naturais.

 

5. É possível obter rentabilidade

Os excedentes da horta na escola podem ser vendidos aos pais e comunidade escolar em geral. Podem ser organizadas feirinhas de produtos produzidos na escola e mostrar aos mais pequenos o resultado da sua participação e ajuda.

 

6. Sensibiliza a comunidade para questões como alimentação saudável e comportamentos sustentáveis

As comunidades podem e devem ser sensibilizadas para adotar melhores hábitos. Podemos sensibilizar a comunidade quando consideramos por exemplo o envolvimento da comunidade escolar no projeto da horta na escola, solicitando que participem, quer na implementação, quer na compra e utilização dos alimentos excedentes produzidos.

 

7. Pode funcionar como componente para alcançar o estatuto de Eco-escola

Muitas escolas implementam boas práticas ambientais para alcançar o estatuto de eco-escola. A horta na escola é considerada uma medida importante para alcançar este estatuto.

Benefício das Hortas na escolas – segundo a FAO!

A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) indica alguns conselhos para quem quer iniciar uma horta na escola e “cultivar alimentos para comer melhor”:

  • Escolher variedades de culturas resistentes que precisam de pouco tempo ou conhecimento para serem cultivadas;
  • Escolher as culturas em função das necessidades nutricionais das crianças;
  • Optar por melhorar as refeições e lanches já existentes, em vez de introduzir mudanças radicais nos menus das escolas;
  • Iniciar o cultivo de alguns alimentos ricos em micronutrientes, tais como alguns vegetais folhosos (fonte mais barata de vitamina A), frutas fáceis de cultivar na horta (morangos, e outros pequenos frutos) e ainda sementes (ex. girassol),
  • “Esconder” alguns vegetais em omeletes, molhos e sopas de modo a torná-los mais aceitáveis para as crianças;
  • Envolver crianças em todos os processos descritos acima (cuidar da horta e preparação de lanches e refeições);

 

Se já iniciaram ou vão iniciar uma horta na escola, vejam este artigo – Hortas escolares – 12 atividades para explorar.

Bons cultivos de experiências com os mais pequenos! 🙂

A Caseiro

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...