Cultivos da época: plantar e colher em Abril

with Sem comentários

Plantar em Abril

A chuva quase não deu tréguas até à semana passada, fazendo jus ao ditado popular: “Em Abril, águas mil”!

A chuva parou e as temperaturas que se fazem sentir não são as melhores para os cultivos da época. Uma Primavera muito quente, com temperaturas pouco amenas que mais parecem de Verão, é propícia ao aparecimento de muitas pragas e algumas doenças da horta à mistura.

Mesmo com chuva, fui tendo o cheirinho da Primavera com a floração das tulipas, anémonas e frésias que tinha plantado durante o Inverno. Confesso que o mês de Março não foi um mês que tivesse dedicado muito tempo à jardinagem. Acabei por atrasar muitas das sementeiras que tinha previsto fazer em ambiente protegido. Contudo, fui adiantando algumas plantações no exterior. Comprei mudas para colheitas mais precoces e já plantei tomate, pimentos,  malaguetas, beterraba e alfaces.

Os meses de Abril e Maio, são dos meses com mais trabalho na horta e jardim. É a altura ideal para plantar quase tudo que pretendemos colher durante os próximos meses de verão. É ainda a altura que verificamos um aumento das colheitas. Na horta cá de casa já colhemos as primeiras ervilhas de quebrar, morangos, espinafres, alfaces, cebolinhas novas, alho-françês, mini-cenouras e ervas aromáticas diversas (colhemos o ano todo).

Ainda antes do calendário de plantações e sementeiras de Abril, deixo-vos algumas imagens do meu jardim e horta nesta altura do ano. Quem sabe não se animam com as colheitas e ficam mais motivados para começar a plantar e semear nos vossos quintais, jardins, pátios ou mesmo varandas!

Cultivos da época – as minhas colheitas em Abril!

Nada se compara ao sabor das ervas frescas, das folhas de alface e morangos acabados de colher. A doçura das ervilhas de quebrar e até mesmo das flores que são excelentes para enfeitar um prato e dar aquele toque especial, vejam o artigo- flores comestíveis.

as primeiras ervilhas de quebrar e flores de capuchinha

alfaces quase prontas para colher

Os primeiros morangos

 

Cebolinhas novas do canteiro que tenho para “sopas” (tem cebola, cenouras e alho-francês)

mini-cenouras

Vamos agora ao calendário de plantações e sementeiras de Abril.**

**Podem sempre espreitar a lista mensal da App-Plantit horta em casa. Conseguem ver o que plantar e semear ao ar livre ou estufa, mês a mês.

Cultivos da época – Plantar em Abril

Legumes e hortaliças: Alfaces, acelgas, aipo, agrião, alho-francês, espinafres, beterraba, beringela, couves, brócolos, canónigos (ou alface de cordeiro), cebolas, cenouras, chicória, curgete, pimentos e malaguetas, tomate.

Ervas aromáticas:  alecrim, salsa, coentros, cebolinho, tomilho, orégãos, loureiro, salva, segurelha, erva-cidreira, funcho, estragão, hortelã.

Flores: tagetes, zínias, gerânios, capuchinhas, cravíneas, petúnias.

Frutos vermelhos: amoras, framboesas, groselhas, mirtilos, morangos.

 

Cultivos da época – Semear em Abril

Semear ao ar livre

Legumes e hortaliças: agrião-do-jardim, alface, abóboras, espinafres, chicória, curgete, cenouras, cebolas, ervilhas, feijão-verde, rabanetes, rúcula, pepinos.

Flores: calêndulas, capuchinhas, girassol

Ervas aromáticas:  salsa, coentros, cebolinho, manjericão, endro, cerefócio

Plantar em Abril

canteiro da horta do meu filhote – semeamos nas férias da Páscoa – feijão, milho e curgete

Plantar em Abril

Curgete germinada ao ar livre

imagem das sementeiras feitas em lugar protegido (dentro de casa): tomate, calêndulas, girassol, pepinos

Canteiro com plantação de tomate, pimentos, alface e beterraba.

 

Todos sabem que existem disponíveis no mercado, uma grande variedade de mudas para transplantação. No entanto, sabemos também que existem algumas vantagens e benefícios de poder fazer a germinação em casa. Saliento pelos menos 3 grandes benefícios de fazerem as vossas sementeiras:

1.º Podemos ter facilmente mudas biológicas – basta arranjar sementes bio e substrato utilizável em agricultura biológica.

2.º Fica sempre mais barato fazer a aquisição de sementes e compensa tanto mais quanto maior for o número de plantas necessárias (se forem plantar num espaço maior, por exemplo).

3.º As mudas de plantas jovens são mais  resistentes à mudança, aquando da transplantação. A maioria das que são comercializadas, são germinadas em condições controladas de temperatura, luz e humidade, sentindo mais stress na mudança.

 

Espero que tenham gostado do artigo e se quiserem partilhar comigo as vossas dúvidas, vou ficar muito contente por poder ajudar!

Até lá, bons cultivos!

 

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...