Natal com presentes sustentáveis – 5 sugestões

with Sem comentários

presentes-sustentáveis

Chegou uma das épocas mais festivas do ano – o Natal! Gosto particularmente desta época, mas confesso que à semelhança de muita gente, era uma das épocas do ano com mais stress acumulado. A quantidade de presentes e ofertas a decidir nesta altura era de fato um autentico fardo que acabava por retirar toda a magia e leveza que deveria caracterizar esta quadra Natalícia.

 

Atenção: não pretendo ser fundamentalista, mas o objetivo deste post é transmitir algumas sugestões para que acima de tudo possam escolher ter um Natal mais verde. Um Natal minimalista com menos gastos e para que possamos dar valor ao que realmente importa: dedicar tempo àqueles que estão perto de nós, família, amigos e comunidade.

 

Uma máxima que tenho desde sempre, nisto de dar presentes, é oferecer sempre algo que gostasse de receber. Acima de tudo pensar na alegria e prazer de quem recebe associada a alegria de dar. A visão sobre a vida vai mudando e as minhas preocupações tem ido para além desta máxima. Penso hoje mais do que nunca se vale a pena entrar numa correria louca à procura de comprar só porque sim. Todos gostamos de abrir presentes, é certo. Eu também gosto, mas o problema é que caímos facilmente em excesso.

Comprar e comprar e comprar, causa impacto na nossa gestão financeira (não sei precisar números exatos, mas todos sabemos do aumento de consumo típico desta altura do ano) impacto na nossa saúde mental (associada ao stress das compras), sem esquecer o impacto ambiental. Quantas vezes compram sem conhecer sequer a origem do que adquirem? Quantos recursos são gastos para rapidamente irem parar ao lixo? já pararam para pensar nisto.

 

 

O que são presentes sustentáveis?

Diria numa simples definição que são escolhas mais responsáveis e conscientes. É possível distinguir as definições, mas não são muito dissociáveis.

Como consumidores, não somos verdadeiramente sustentáveis se não formos conscientes nas nossas escolhas. Entendo que cada vez mais existe este despertar de consciência, cuidado e atenção nas decisões de compra. Mas acredito também que ainda temos uma diminuta percentagem de população que escolhe e compra com base nestas preocupações, mediante o tipo de impato no meio ambiente, na sociedade e saúde.

 

Um Natal com escolhas mais conscientes e sustentáveis!

 

1. Comprar menos é uma opção!

Podemos mostrar afeto sem comprar bens materiais sim! Gosto de pensar que menos é mais e por isso prefiro privilegiar a qualidade ao invés da quantidade! Convivam mais com os familiares e amigos. Marquem aquele jantar ou café prometido há tanto e constantemente adiado. Um dos melhores presentes, a meu ver, ainda é o nosso tempo, um dos “bens” mais preciosos.

 

2. Oferecer presentes feitos em casa!

São imensas as opções que poderia enumerar, mas deixo-vos estas que remetem para artigos do blogue onde tenho indicado o processo (DiY) caso se inspirem e pretendam fazer esta escolha:

  1. Vasos de terracota com suculentas
  2. Esfoliantes naturais com alfazema
  3. Azeite aromatizado com ervas
  4. Compotas caseiras
  5. Lista de presentes DiY da Carla do Blogue Meia Malga

3. Oferecer conhecimento ou experiências é uma boa opção!

Porque não oferecer uma experiência e partilhar dela! Oferecer um bilhete para concertos ou uma peça de teatro. Porque não partilhar dessa experiência. . Partilhar esse tempo com as pessoas que mais amamos pode ser gratificante para ambas as partes.

  1. Voucher Workshop jardinagem da Plantit – O meu jardim de ervas aromáticas
  2. Voucher para Workshop de cozinha – Probióticos caseiro do Blogue Dicas da Oksi
  3. Voucher retiros – da facilitadora de círculos de mulheres – Isabel Faia
  4. Voucher para sessão fotográfica de família – Andrea Salomé Fotografia

 

4. Se escolher comprar, escolha nacional e local!

Quando temos que comprar produtos, optem preferencialmente por escolher de origem nacional e até local. Deixo algumas sugestões de marcas que gosto em particular.

  1. Infusões e outros tratamentos naturais – loja Chás & Aromas
  2. Roupas de crianças com marcas nacionais – Pedaço de mim 
  3. Sacos reutilizáveis de pano – Saco Plant trees
  4. Vasos com plantas de citrinos decorativas e comestíveis – Plantas Citrinas da Citrina
  5. Malhas e diversos – Ecolã

 

5. Lista de lojas online portuguesas com preocupações ambientais

  1. Organiko – uma loja online onde podem encontrar produtos manufaturados de forma 100% natural e ecologicamente sustentável
  2. Sapato Verde – um projecto com várias alternativas ecológicas, vegan e de comércio justo.
  3. Planetiers – um mercado online com várias soluções sustentáveis para tornar as nossas rotinas mais eco-friendly.
  4. Organii – produtos de base biológica e roupas naturais para os mais pequenos e para as mamãs

*No blogue Ana go slowly encontram uma lista extensa de marcas eco-sustentáveis

 

Claro que são muitas as ações que podemos escolher para ter um Natal mais sustentável e acima de tudo mais verde. Foquei nos presentes, porque são um dos fatores que mais impacto têm nesta altura.

Espero que gostem das sugestões e partilhem com amigos para um Natal mais verde e minimalista. Ah, e não esqueçam de cultivar com as pessoas que mais amam – muitos sorrisos, muitos abraços e muito amor!

Tenham um Natal muito Feliz! 🙂

A Caseiro

 

 

 

 

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

Deixe um comentário