Jardinagem com crianças – 8 Benefícios

with 3 comentários

Jardinagem com crianças

Já não é novidade que sou uma adepta dos cultivos em família. E tendo eu uma família numerosa, quase sempre conto com a ajuda dos meus pequenos na horta e jardim. Os meus ajudantes de primeira são a princesa de 11 anos e o meu malandreco do meio com 9 anos.

 

As crianças adoram usar as mãos para criar coisas. A jardinagem oferece maravilhosas opções de atividades para poderem brincar, aprender e crescer.

 

Segundo a minha experiência, decidi enumerar uma lista com os 8 benefícios que me parecem mais pertinentes.

 

Os 8 Benefícios da jardinagem com crianças

 

1. A jardinagem envolve todos os sentidos

Permite que elas possam tocar e sentir as texturas de sementes, terra, folhas,  flores ou mesmo frutos. Observar as cores, sentir os cheiros, ver as plantas a crescer é um despertar contínuo para todos os sentidos.

 

2. Promove a alimentação mais saudável

Por vezes não é fácil convencê-los a comer alguns legumes. Quando eles podem cultivar os seus próprios feijões, cenouras e alfaces, vão também ter mais facilidade em comer o que plantaram. Vejam aqui, para deixá-los ter a sua horta.

 

3. Melhora o desenvolvimento motor

Colocar terra e sementes nos vasos, plantar e regar, promove e facilita também um melhor desenvolvimento das suas habilidades motoras que futuramente ajudarão também na escola, como escrever, cortar, pintar, etc..

 

4. Despertar o interesse pela ciência

A jardinagem é uma atividade interessante que pode despertar o interesse dos mais pequenos pelo mundo da ciência, especialmente botânica, biologia e química. Na verdade, desperta a curiosidade para coisas simples como o simples processo da germinação de sementes. Vão ainda entender melhor o impacto da luz solar e da água no crescimento das plantas.

 

5. Ensina a ter Responsabilidade

Jardinagem é uma ótima maneira de ensinar às crianças o significado da “responsabilidade”. Elas aprendem que para ter sucesso nas suas colheitas, precisam cuidar das suas sementes ou plantas todos os dias. Para ajudar nesta tarefa, pode fazer com eles uma lista de verificação sobres os cuidados com as suas plantas.  Podem ver aqui, um exemplo de suporte para registo.

 

6. Desenvolve Habilidades Matemáticas

Podemos trabalhar a matemática em muitos momentos da jardinagem: medir a profundidade das sementeiras, contar as sementes, medir o crescimento da planta e até criar um gráfico. Podemos ainda medir e comparar os tamanhos dos vegetais ou identificar as diferentes formas que podemos encontrar num jardim.

 

7. Ensina paciência

Sempre que vou jardinar com os meus filhos, treino a paciência e eles também! Todas as crianças gostam de ter resultados imediatos, falo pelos meus, querem tudo para ontem, ou para já. No entanto a jardinagem é um processo lento (a maioria das vezes). Os mais pequenos vão ter que aprender a ser pacientes quando esperam pelas suas flores ou que os seus vegetais cresçam. É importante que percebam que a espera vai valer a pena e possam apreciar cada momento da mesma.

 

8. Melhora a capacidade de planear e organizar

Planear e organizar um jardim pode levar algum tempo. Devemos saber quais as flores que florescem em cada época do ano, quanto tempo leva uma semente para germinar e qual o melhor momento para plantar cada variedade.  Envolver as crianças neste processo ajuda a aumentar suas habilidades de planeamento e resolução de problemas e que podem ser transmitidas a todas as facetas da vida!

 

Existem muitos mais, mas estes benefícios parecem-me os mais importantes e por isso decidi partilhar. Espero que para vocês façam também sentido e jardinem mais com os vossos pequenos jardineiros.

jardinar com crianças

 

jardinagem com crianças

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

3 Responses

  1. […] com a origem dos alimentos e a saúde e o bem-estar emocional das crianças e adultos. Vejam neste artigo, alguns dos benefícios mais importantes de cultivar com […]

  2. […] com a origem dos alimentos e a saúde e o bem-estar emocional das crianças e adultos. Vejam neste artigo, alguns dos benefícios mais importantes de cultivar com […]

  3. […] da experiência de cultivar com crianças, afinal tenho 4 cá em casa! Já escrevi sobre os benefícios de cultivar com crianças e como poder envolvê-las e motivar. Neste artigo, dou seguimento ao tema abordado à duas semanas […]

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...