Mais colheitas na horta – 5 Dicas importantes!

with Sem comentários

colheitas-na-horta

 

Estamos numa época de cultivo muito exigente: Primavera-Verão. Uma das épocas que nos permite escolher mais variedades para cultivar na horta. Contudo, a exigência para manter a horta saudável e mais produtiva, também aumenta!

Um pouco como na vida, nem sempre plantar muito, significa colher muito! Por vezes, fazemos algumas sementeiras e plantações e depois por algum descuido na manutenção, ou acontecimentos inesperados (ataques de pragas, por exemplo), lá se vão as colheitas. Não existem segredos, apenas alguns cuidados que passam por um bom planeamento da horta e regras de manutenção para manter as plantas sempre em forma!

Partilho os 5 mandamentos (cuidados muito importantes) que não devem ignorar, de modo a terem menos “desgostos” e mais produção na próxima época de cultivo. São 5 dicas gerais simples que podem ajudar a aumentar assim as colheitas.

1.Cultivar em canteiros delimitados ou sobre-elevados

Se forem plantar no solo, os canteiros delimitados ou sobre-elevados, facilitam muito os aspetos das condições de cultivo. Além de ajudar na organização da horta, facilitam a rotação de culturas e ajudam a optimizar o espaço de cultivo. No Inverno, o solo dos canteiros aquece mais depressa e não existe a probabilidade de encharcamento depois da rega, já que facilitam a drenagem.

Vejam neste artigo como cultivar uma horta de 1 metro quadrado

Façam download do esquema anual de rotação de culturas.

canteiros-delimitados-na-horta

 

2. Combinar e associar vários cultivos – existem plantas amigas!

Já falei sobre este tema em artigos anteriores. Mas a vantagem de cultivar com a regra de associações é maior do que à vantagem tida com a cooperação de diversas espécies. Mesmo que se juntem cultivos que não tem nenhuma acção (nem favorável, nem desfavorável) podem beneficiar pela sombra que por vezes uma planta que cresce em altura faz a outras mais rasteiras. Por exemplo, o tomateiro é boa associação do manjericão. Vejam mais exemplos no artigo sobre plantas companheiras e conheçam as 8 plantas amigas da horta.

Façam aqui o download da tabela de cultivos favoráveis e desfavoráveis.

3. Não descuidar da nutrição das plantas – fertilizar é importante

É muito importante não esquecer a fertilização. Confesso que falho muitas vezes neste aspeto e tenho partilhado que este é um dos 5 erros mais comuns, sobretudo em hortelões mais novatos. Como habitualmente refiro, se mantivermos as nossas plantas mais nutridas, vão estar mais fortes, mais desenvolvidas e menos frágeis aos ataques de pragas e doenças. Plantas mais fortes, vão ser certamente plantas mais bonitas e produtivas!

Vejam aqui 3 fertilizantes naturais para tornar a horta mais produtiva.

horta-mais-produtiva

4. Colocar um sistema de cobertura de solo

Ao cobrir o solo com algum tipo de cobertura, podemos ter vantagens em simultâneo. A cobertura de solo, com mulching (mistura de material orgãnico como folhas e palha) ou mesmo com telas adequadas, ajud no controlo de insfestantes (ervas daninhas), mas ainda diminui a probabilidade de propagação de doenças que muitas vezes são causadas por fungos e outros microrganismos presentes no solo.

 

5. Não esquecer de regar

Sim, importante não esquecer de regar. Se não tiverem facilidade de estar por casa nas horas mais indicadas para a rega (de manhã cedo e ao fim do dia) é melhor optar por um sistema de rega. Já existem no mercado algumas opções bem simples e económicas adequadas para jardins domésticos.

Existe ainda aquela questão de regar a mais e isto é sobretudo problemático nas plantas que preferem menos água. Assim, alerto sempre para a importância de conhecer bem as necessidades específicas de cada planta e se forem plantar várias num vaso, ter em consideração essa necessidade de modo fazer boas conjugações!

Leiam aqui o artigo onde falo de 10 cuidados importantes para regar

regar-a-horta

 

Entrem em contacto comigo!

Quando tiverem dúvidas, basta escrever para: susana@cultivosdacaseiro.pt, que eu respondo, mesmo que demore um pouco!

Se quiserem ficar a par de todas as novidades, façam a inscrição da minha Newsletter e recebam as minhas notícias!

Se gostaram deste artigo, não esqueçam de partilhar com os vossos amigos. Façam por ter bons cultivos!

Susana

 

Tenho ainda uma sugestão!

Para quem quer iniciar uma horta e não sabe por onde começar, tenho um workshop que vos pode ajudar! Aprendem na prática, como planear e cultivar os vossos legumes e temperos preferidos em vasos, varandas, pátios e outros pequenos espaços.

[cliquem na imagem para mais informações]

 

Guardem este pin!

 

5-dicas-para-mais-colheitas-na-horta

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...