Manjericão: 5 razões para plantar!

with Sem comentários

manjericão

 

Já cultivaram ou cultivam manjericão na vossa horta ou jardim? Se ainda não cultivam, vejam as 5 razões que vos vão certamente animar a plantar!

O manjericão pode ser facilmente cultivado a partir de sementes. Como não tolera bem o frio, é melhor semear no jardim só após as últimas geadas. Se quisermos semear mais cedo para transplantar, podemos fazê-lo durante a Primavera, no interior ou numa varanda mais reservada do frio. Existem várias variedades de manjericão e algumas delas são bem bonitas (eu gosto imenso do manjericão roxo). Se quiserem plantar nesta altura, é preferível iniciarem com planta ao invés de semente, já que o seu ciclo de cultivo finaliza no final do Outono.

 

5 razões para plantar manjericão em casa!

1. É uma boa associação para várias plantas da horta

O manjericão tem um aroma intenso e repele várias pragas. É uma excelente associação de várias plantas, nomeadamente quando plantado junto do tomateiro. É ainda uma ótima associação para plantar com beringela, pimento, alfaces, feijões e beterraba.

Vejam neste artigo mais associações de cultivos: Plantas companheiras e cultivos favoráveis

 

2. Atrai insetos úteis para a horta ou jardim

Outra boa razão para cultivar manjericão é que atrai insetos úteis e benéficos para a horta e jardim. Abelhas e borboletas adoram o aroma e as flores do manjericão. Sim, existem vários insetos que fazem um trabalho a nosso favor, nomeadamente de prevenir o aparecimento ou a proliferação de pragas. Para que esse efeito seja mais notável, devemos deixar um pé de manjericão florescer.

Conheçam alguns insectos amigos: Aliados naturais da horta

 

3. É uma erva aromática deliciosa e versátil em várias receitas

Talvez o pesto seja das primeiras receitas que nos lembramos quando falamos de manjericão, mas pode ser utilizado em muitas mais receitas.

Podemos fazer um azeite de manjericão, delicioso para regar uma salada de tomate, ou um vinagrete de manjericão para adicionar sabor em qualquer salada ou prato de massa. Temos ainda a famosa salada caprese, se for feita com tomates caseiros da horta ainda melhor!

Fica delicioso em batidos e smothies que tenham abacaxi. Provei o primeiro há uns 4 anos e fiquei fã. Outra receita que tenho em lista de espera para experimentar e (tenho muita curiosidade) é o sorvete de manjericão.

Vejam neste artigo 4 refrescos para fazer com manjericão: 4 bebidas frescas com manjericão

Vejam neste artigo uma receita de pesto: Molho pesto de manjericão e nozes

 

4. Pode ser plantado e cultivado facilmente em vaso

É uma erva aromática que se mantém facilmente em vaso. Para quem não tem muito espaço, basta apenas um vaso de 10 a 15 litros para cultivar um ou dois pés de manjericão.

Se for plantado no início da Primavera, devemos escolher a varanda com mais exposição solar e mais protegida do vento. O manjericão é sensível a baixas temperaturas.

Pode ser cultivado no parapeito de uma janela, para quem não tenha varanda, mas nesse caso, é normal que o ciclo de vida da planta dure menos tempo, já que prefere exposição solar directa.

Vejam neste artigo como cultivar ervas aromáticas: Como cultivar ervas aromáticas: anuais, vivazes e perenes

5. Tem vários benefícios medicinais

Além de delicioso é bastante nutritivo, pois contém vitamina A e vários minerais, como cálcio e magnésio. Tem ainda propriedades medicinais com anti-inflamatório, propriedades anti-oxidantes como a maioria das ervas e ainda um efeito digestivo. É anti-microbiano e anti-viral, o que significa que é um ótimo aliada para quando nos sentimos mais em baixo.

 

Espero que estas razões que enumerei possam vos inspirar a cultivar manjericão no vosso jardim, ou mesmo na vossa varanda. Vale a pena ter esta erva deliciosa disponível e sempre “à mão de semear”!

 

Se pretendem aprender mais sobre cultivo e utilização de ervas aromáticas….

espreitem o meu ebook e caderno Jardim de Ervas Aromáticas. Desenhei este guia prático para quem quer plantar mais ervas aromáticas no seu jardim e para quem quer conhecer mais sobre as suas propriedades e formas de utilização diversas na cozinha.

[cliquem na imagem para mais informações]

 

Guardem este pin!

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...