Todos podem ter uma horta em casa!

with 1 comentário

Ter-uma-horta-em-casa

 

É verdade, todos podem ter uma horta em casa! Como tudo na vida, não existem desculpas quando realmente querem. Existem sempre soluções para todas essas desculpas, pois na verdade todos podem cultivar uma horta em casa. Deixo as 4 causas (desculpas) mais frequentes para quem diz que não pode ter.

As 4 desculpas mais comuns para (ainda) não ter uma horta em casa

 

Não tenho espaço!

Existe sempre um espaço disponível para plantar! Mesmo que não tenham jardim, ou terraço devem ter uma varanda para plantar. Senão, num simples para-peito da janela é possível colocar uma floreira. Numa varanda com pouco espaço podem optar por sistemas de cultivo vertical. E se não existir espaço exterior, cultivem na cozinha, ainda que possa existir alguma limitação na escolha de variedades para cultivar.

Não tenho tempo!

Bem a questão do tempo é sempre muito relativa. Na verdade tenho muito pouco tempo de sobra durante a semana, como a maioria das pessoas em vida ativa com trabalho, filhos e vida familiar. Talvez existam 2 alturas no ano que exigem um pouco mais de tempo, o início da Primavera e o início do Outono. Mas de um modo geral, basta estar um pouco atento ao desenvolvimento das plantas. Atento ao aparecimento de pragas ou alguns sinais de doenças.

Gosto em particular de passear pelo jardim num sábado de manhã, observar o crescimento, é maravilhoso ver as surpresas da natureza. Disponibilizo em média, umas 2 horas por semana, distribuídas em pequenos pedaços de tempo. Mas quando vou apanhar alfaces para uma salada, ou folhas de acelga e espinafre para uma sopa, não gasto tempo, ganho saúde. Quando apanhamos morangos, enquanto passeamos e partilhamos com os nossos pequenos ganhamos momentos bons e felizes!

Não tenho conhecimento, nunca plantei!

São imensas as vezes que ouço dizer: “não percebo nada de plantas, eu mato até cactos. Todas as plantas que planto morrem, devem ser as minhas mãos.”

Na verdade é preciso ter algum conhecimento, mas nada melhor do que experiência para aprender de verdade e é sempre tempo de começar! Basta conhecerem apenas as necessidades das plantas e o seu ciclo. Todas são diferentes e o modo como vão cuidar de uma alface ou de um morangueiro é um pouco diferente do modo como vão cuidar das vossas ervas aromáticas ou suculentas.

Não tenho materiais nem dinheiro para comprar!

Talvez seja um dos hobbies mais baratos que conheço. Vão precisar gastar algum dinheiro, mas as matérias primas que necessitam são baratas. Necessitam substratos, água, sementes e algumas ferramentas de jardinagem. Também podem precisar de vasos, mas com alguma imaginação, é possível reutilizar recipientes velhos e até decora-los ao vosso gosto, basta alguma criatividade. Podem ter que fertilizar e tratar de pragas, mas existem algumas receitas para fertilizantes e bio-pesticidas feitos em casa com alguns ingredientes simples.

 

Neste novo ano, não arranjem desculpas, aventurem-se e façam bons cultivos!

Se gostaram deste artigo, não esqueçam de partilhar com os vossos amigos, a Caseiro agradece! 🙂

Susana

 

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

One Response

  1. […] variedades para saladas é bastante simples e gratificante, sobretudo nestes meses mais frios. Não há desculpas, mesmo com pouco espaço, podem fazer uma mistura de sementes ou plantas num vaso e ir cortando conforme […]

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...