Vamos Cultivar ?!

with 1 comentário

cultivar

Cultivo o que mais gosto!

Gosto bastante de cozinhar. E nestas andanças da cozinha é tão bom poder utilizar os legumes que cultivo em casa e outros que chegam diretamente da horta dos meus pais e avós (sou mesmo uma sortuda).

As colheitas vão variando ao longo das estações e com elas vou também variando alguns pratos. Gosto da inspiração que a horta me traz para criar ou acrescentar algo diferente a um prato simples que já fazia. Dizem-me os mais pequenos que “a mãe gosta de inventar”. A sorte é que vai saindo bem (a maioria das vezes). Quando corre menos bem, há sempre o plano B: comem sopa e fruta a dobrar.

Os meus cultivos…

O melhor é que possam adequar o plano de cultivos de acordo com o que mais gostam de comer. Por cá tento explorar ao máximo a variedade de acordo com as estações do ano. Não vamos colher tomate em Dezembro, porque o ciclo natural do tomateiro não permite (apenas se o cultivasse com condições controladas – estufa). Mas em Dezembro, podemos colher espinafres, couves, rabanetes, alfaces e acelgas que plantamos no início do Outono.

Acredito que cultivar é um modo de promover a saúde e a felicidade para nós e a nossa família!

Quando cultivo legumes e hortícolas, não cultivo apenas comida, mas cultivo também uma pegada ecológica mais verde e muitas, muitas outras coisas. A natureza ensina-nos muito e a horta ainda mais com grandes benefícios adicionais:  acrescenta sabor, cor, cheiro e até um pouco de poesia para todos os sentidos.

Ao longo destes anos tenho cultivado muitas variedades de plantas, mas acima de tudo, algumas aprendizagens com esta experiência. Saliento algumas:

* Saber esperar o tempo certo para cada colheita vai me ensinando a cultivar a paciência (confesso que pouco abundante, ainda..)
* Saber que temos que cuidar com alguma atenção para um dia poder colher (é preciso observar, alimentar, regar.), assim são as plantas, assim são as pessoas e assim é a vida.
*Não desistir quando as coisas não correm bem à primeira e por vezes à 2.ª e à 3ª, ensina-me a cultivar a perseverança.

 

O que vamos cultivar neste espaço: Cultivos da Caseiro?

Quero trazer a melhor informação prática para que todos possam aproveitar tanto quanto eu. Este é o meu compromisso e a principal missão definida para este blogue.

Vou partilhar todos os benefícios que provêm de poder colher e comer alimentos frescos bem como da alegria e aprendizagem que a jardinagem pode proporcionar a nós e a toda a família (realço aqui os meus pequenos).

Pretendo ajudar com artigos, fotos e vídeos com demonstrações fáceis e simples.

Espero também poder partilhar as minhas dicas, sobretudo aquelas que resultaram da minha experiência e aprendizagem com os meus cultivos na horta, na cozinha e na vida.

Acima de tudo o meu propósito é simples – que sejam vocês os especialistas dos vossos cultivos!

E então, vamos cultivar?!

 

A minha primeira horta
Imagem da minha primeira horta urbana no quintal da minha casa, em 2010

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

One Response

  1. […] (dia 21/Junho) e apesar de pretender percorrer o mesmo caminho que tinha traçado desde o início (vejam aqui ) lembrei-me de explorar e partilhar mais artigos com proposta de utilização dos meus cultivos. Na […]

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...