Brownies de abóbora e cacau

with 1 comentário

Brownies de abóbora e cacau

No Inverno, sobretudo em dias de chuva, temos mais tendência a ficar por casa. Assim, em alguns fins de semana, os cultivos acabam por se fazer na cozinha! A melhor parte é que posso quase sempre contar com os meus ajudantes de cozinha 5– os meus filhotes.

Há umas semanas atrás visitei a minha avó materna que mora em Trás-os-Montes e trouxe uma daquelas abóboras enormes (cerca de 8-9 kg) que ela ainda cultiva.

[..Com os seus 85 anos, a minha avó Emília ainda planta e cuida da sua horta e jardim. Planta cebolas, alhos, tomates, pimentos, malaguetas, batatas, feijão, abóboras, e tantas outras coisas. Além disso não pensa em cultivar apenas para ela, pois tem sempre excedentes para poder oferecer a todos os netos que a visitam e mesmo a alguns vizinhos! Uma inspiração constante para mim!..]

Já tinha experimentado fazer uns brownies de cacau com batata doce e foram um sucesso cá em casa.. Assim, lembrei-me que a substituição da batata doce pela abóbora, poderia funconar bem e depois quem não gosta de brownie de chocolate?!

abóbora do campo

Entretanto, pesquisei algumas receitas na internet e considerei que poderia ser interessante partilhar esta receita simples e deliciosa de brownies de abóbora e cacau, inspirada no Blog Made By Choices. 

Em primeiro lugar, comecei por cortar a abóbora em cubos e cozinhei a vapor. Depois de cozida, esmaguei de modo a obter um puré. Além disso, fiz algumas substituições que resultaram bem (prova disso foi que tive que repetir a receita 2 vezes no mesmo fim de semana). Os cubos de brownie simplesmente voavam, e os que sobraram, ainda deu para levar no lanche da escola.

A receita original de Brownies de abóbora e cacau do Blog Made By Choices. 

Ingredientes

  • 1 e ¼ cup (130grs) de farinha de aveia*
  • ½ Cup (30grs) de cacau cru em pó
  • 1 e ½ cup (320grs) de puré de abóbora**
  • ⅓ Cup (80ml) ou 85grs de geleia de arroz***
  • ¼ Cup (60ml) ou 60grs de óleo de coco
  • 2 C. sobremesa de fermento em pó
  • 1 Pitada de sal marinho

Instruções

  1. Em primeiro lugar, pré-aquecer o forno a 180ºC.
  2. Depois, untar uma forma ou travessa quadrada com óleo de coco e papel vegetal.
  3. Num tacho derreter o óleo de coco com a geleia de arroz.
  4. Num processador de alimentos juntar o puré de abóbora, o óleo de coco e a geleia de arroz. Triturar tudo até estar bem envolvido.
  5. Juntar a farinha de aveia, o fermento e o cacau cru. Triturar por 1 minuto na velocidade máxima.
  6. Colocar a massa na forma e levar ao forno pré-aquecido por cerca de 25 minutos ou até a massa estar cozida (a massa fica um pouco húmida por dentro mas não crua).
  7. Passado esse tempo retirar do forno e deixar arrefecer completamente.
  8. Quando estiver frio cortar em quadrados e devorar.

A minha alteração da receita original de brownies de abóbora e cacau:

  • 1 e ¼ cup (130grs) de farinha de aveia* (Coloquei metade de farinha de aveia e metade de farinha de coco)
  • Não tinha adoçante, substituí por mel
  • Segui as sugestões da Vânia, autora do blog e acrescentei nozes picadas. Além disso, adicionei ainda uns 3 cubos de chocolate negro picado na massa e por cima do preparado.

O processo de preparação foi realmente simples. Diria que a parte mais demorada é limpar e cozer a abóbora. Certamente vão experimentar e repetir mesmo que não tenham o privilégio que eu tive: uma abóbora da avó!

Para guardarem esta receita deliciosa façam download!

Bons cultivos [na cozinha] 

Download!

Brownies de abóbora e cacau com abóbora caseira

Brownies de abóbora e cacau receita

Brownies de abóbora e cacau saudável

Brownies de abóbora e cacau

Bons cultivos, desta vez na cozinha!

*Se gostam de um travo a picante nos vossos pratos deviam ler também esta receita: Malaguetas: piri-piri e conserva no vinagre

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

One Response

  1. […] Se gostaram desta sugestão de chá de hortelã, limão e gengibre, vejam mais esta receita para acompanhar Brownies de abóbora e cacau. […]

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...