Cocktail fácil com erva-cidreira!

with Sem comentários

cocktail fácil

 

Se chegaram aqui é porque já cultivam erva-cidreira no vosso jardim ou horta. Ou então, mesmo que não cultivem ainda, certamente conhecem alguém que tem erva cidreira no jardim, estou certa?

O sabor cítrico e herbáceo da erva cidreira pode ser utilizado em diversas outras preparações, além das infusões (certamente uma das utilizações mais conhecidas para esta erva medicinal). Desde gelados, várias sobremesas, pratos doces ou salgados, preparação de óleos de ervas ou mesmo fragrâncias. A erva cidreira é da família da hortelã, com um aroma fresco idêntico, mas um forte e mais concentrado sabor a limão.

 

Os benefícios da erva cidreira para a saúde são imensos e um dos mais conhecidos é o seu efeito calmante. É ainda benéfica a nível digestivo (facilita a digestão) e alivia vários problemas respiratórios. Daquelas ervas que todos deviam ter em casa.

Com a chegada do verão e do calor, é sempre interessante procurar alternativa a bebidas quentes. Podemos sempre fazer infusões ou tisana frias. Outras opções que surgem são os tão apreciados cocktails, com ou sem álcool (depende sempre do momento e restrições de cada um). Vejam abaixo a receita simples que decidi experimentar e depois contem-me qual foi a vossa apreciação ou reação dos vossos convidados, se lhe contaram que afinal era um cocktail com efeito medicinal! 🙂

 

Cocktail fácil de erva cidreira

 

Cocktail fácil de erva- cidreira (com álcool)

Ingredientes (para 2 cocktails)

  • 16 folhas frescas de erva-cidreira ou
  • 30 ml de sumo de limão (sumo de 1 limão)
  • 3 colheres de chá de xarope simples (utilizei de agave)
  • 120 ml de vodka
  • gelo a gosto (mínimo 5 pedras/ cocktail)

Como preparar

  • Juntar todos os ingredientes indicados em cima num liquidificador (exceto o gelo)
  • coar grosseiramente o preparado para uma copo grande e juntar as pedras de gelo
  • Depois deixar repousar uns 5 a 10 minutos, mexer bem e coar com filtros mais finos
  • Servir em copos de cocktail e juntar mais gelo
  • Decorar com uma folha de erva-cidreira, limão e flores comestíveis.

 

Cocktail de erva- cidreira (sem álcool)

Fazer os mesmo processo descrito em cima, substituindo a vodka pela mesma quantidade de uma água com gás. Fica uma bebida bem refrescante!

 

Espero que tenham gostado da sugestão e decidam experimentar! Não se esqueçam de partilhar depois comigo a vossa opinião, combinado?!

 

 

Tenho ainda uma sugestão!

Se pretendem aprender mais sobre cultivo e utilização de ervas aromáticas espreitem o meu ebook e livro Jardim de Ervas Aromáticas. Desenhei este guia prático para quem quer plantar mais ervas aromáticas no seu jardim e para quem já cultiva, mas gostaria de poder conhecer mais sobre as suas propriedades e formas de utilização diversas na cozinha.

[cliquem na imagem para mais informações]

 

Guardem este pin!

Cocktail fácil com Erva-cidreira

Deixe um comentário