Compota de morango com tomilho-limão

with 1 comentário

compota-demorango

As experiências que mais gosto de cultivar tem quase sempre sabores à mistura. E desta vez o sabor é com doce de morango extra. Afinal, quem não gosta de uma boa compota de morango?

Os morangos da casa dos avós tem mais sabor!

No fim de semana passado fomos visitar os meus pais a Trás-os-montes. É sempre tão bom voltar à nossa terra-mãe, mas nesta altura do ano, aquela terra tem um encanto especial. Os campos parecem pintados e perfumados de modo sobrenatural. Aumenta a variedade das colheitas na horta e desta vez foi tempo de colher as primeiras cerejas do ano.

Entre imensas coisas, trouxe uma boa quantidade de morangos. Apesar de cultivar morangos em casa, no nosso jardim, não resisto a trazer da casa da minha mãe. Sendo uma fruta que tem um tempo de conservação bastante curto, pensei logo nas diversas formas de consumir para não haver desperdícios. É certo que toda a fruta colhida em casa tem um sabor especial, mas estes são mesmo uma delícia. Comemos ao natural (são bastante doces), fizemos salada de fruta para a pequenada, congelei (para preparação de sobremesas, bebidas, etc) e ainda sobraram alguns. Lembrei-me então de fazer uma compota de morango, a primeira do ano.

Quem não gosta de compota de morango?!

Pois bem, cá em casa quase nunca faltam e sempre que posso e tenho fruta madura em excesso, aproveito e faço compotas caseiras. Sempre fiz compotas, desde bem pequena que me lembro de ajudar a minha mãe na preparação de compotas. Utilizo quase sempre as receitas convencionais, aquelas que herdei do conhecimento empírico familiar, mas confesso que sempre tentei ajustar de modo a poder roubar no açúcar. Desta vez optei por retirar por completo e utilizar um adoçante (a stévia).

Todos sabem que o açúcar serve para adoçar, ajuda a conservar mas também a dar alguma textura. Lembrei-me então de fazer pesquisa de receitas alternativas sem o açúcar e encontrei várias, acabando por escolher e me inspirar numa receita do blog que nemacreditoqueesaudavel da Sara Oliveira onde podem espreitar a receita original.

 

Como em quase todas as receitas, um dos segredos para ter bons resultados está na qualidade dos ingredientes, neste caso, o segredo está na qualidade da fruta!

Compota de morango com tomilho-limão

A receita

Ingredientes:

4 chávenas de chá de morangos cortados

4 colheres de chá de sementes de chia

1 colher de chá de folhas de tomilho limão finamente picadas

1 colher de sopa de sumo de limão (opcional)

20 gotas de adoçante (utilizei a stévia, cerca de 2 colheres de chá)

Instruções:

1. Lavar bem os morangos e cortá-los em pedaços pequenos
2. Colocar todos os ingredientes (excepto a stévia) numa panela, em lume médio-baixo
3. Deixar cozinhar por cerca de 25 minutos, mexendo frequentemente para não agarrar no fundo
4. Depois de apagar o fogão, adicionar as sementes de chia, envolvendo bem
5. Verter para um frasco de vidro (devidamente esterilizado) e reservar no frigorífico

doce-de-morango-com-tomilho-limao

 

Vale realmente a pena experimentar, pela facilidade e rapidez de confeção. Lembrei-me de partilhar convosco porque a receita cá em casa já foi aprovada! Um dos grandes privilégios de ter uma família numerosa é ter sempre uma boa “tribo” para este tipo de amostragens e aprovações!

Bons Cultivos…. desta vez, na cozinha! 🙂

Tenho ainda uma sugestão!

Se este artigo vos deixou com vontade de colocar as mãos na terra e iniciar o vosso jardim de ervas aromáticas, tenho um workshop para vos ajudar! Aprendem na prática a planear, semear, plantar, identificar e a cultivar mais de 12 varierdades de ervas aromáticas.

[cliquem na imagem para mais informações]

workshop-jardim-de-ervas-aromaticas

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

One Response

  1. zvodret iluret
    | Responder

    Howdy very cool web site!! Man .. Beautiful .. Amazing .. I’ll bookmark your website and take the feeds also?KI am satisfied to search out numerous helpful info here within the put up, we need work out more techniques on this regard, thank you for sharing. . . . . .

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...