Receita de vinagrete de manjericão

with Sem comentários

Certamente acontece a todos com mais ou menos regularidade: cultivamos ervas aromáticas no nosso jardim, mas nem sempre utilizamos com a frequência pretendida. Às vezes acabamos por ter falta de umas e desperdiçar outras. Podemos ainda ter muita quantidade e cozinharmos poucas vezes ou então sobra pouco tempo para preparar algumas refeições.

Durante o verão, tenho muitos pés de manjericão plantados no meu jardim, portanto, tenho abundância de manjericão para utilizar. Planto em vaso e em vários canteiros, porque é uma planta excelente para associação de cultivo. Ás vezes não dou conta de toda a produção, além disso, se não cortamos com regularidade, começa rapidamente a espigar.

No verão passado partilhei a sugestão de uma receita simples de utilização, também uma das minhas preferidas:  “pesto” de manjericão com nozes. Nestes meses de verão, fui explorando outras formas de utilização, também simples para não complicar. Podem sempre adicionar o manjericão, cortando as folhas, outra forma de adicionar aroma fresco a alguns pratos como massas ou pizzas.

Experimentei a preparação de um vinagrete com manjericão que adorei. É pratico para ter pronto e disponível, sempre que queremos acrescentar sabor a algumas cozinhados, sobretudo naqueles dias com menos tempo.

A receita deste vinagrete de manjericão fica deliciosa e combina com imensos pratos como massas, saladas, grelhados de peixe ou qualquer outro grelhado. Tem ainda a vantagem de se preparar rapidamente em 5 minutos e pode ser mantido no frigorífico até uma semana, para que possamos explorar mais vezes este sabor fresco e maravilhoso. Portanto, vai valer a pena experimentar!

Podem ainda ver mais dicas sobre o manjericão nestes artigos:  Manjericão: 5 razões para plantar em casa e 4 bebidas frescas com manjericão

vinagre te de manjericão – a receita

Ingredientes:

  • 2 chávenas de folhas de manjericão (previamente lavado e escorrido)
  •  dente de alho picado
  •  colheres de sopa de cebola picada
  •  colheres de chá de sumo de limão fresco
  •  colheres de sopa de vinagre balsâmico branco ou vinagre de vinho tinto
  •  1/2 colher de chá de sal
  •  1/2 chávena de azeite
  •  Pimenta moída na hora a gosto

Procedimento: como preparar

  1. Lavar bem as folhas de manjericão e escorrer
  2. Secar o excesso de água com um papel absorvente
  3. Colocar o manjericão, alho, cebola, sumo de limão, vinagre, sal, azeite e pimenta num processador de alimentos. Misturar até ficar homogéneo. Provar e temperar com sal e pimenta a gosto
  4. Guardar num frasco esterilizado no frigorífico até 5 dias e utilizar sempre que precisar, retirando do frio uns 10 minutos antes.

Se gostaram deste artigo, não esqueçam de partilhar com os vossos amigos, Pode ser interessante para quem recebe a informação e é importante para o crescimento deste projeto de partilha de conteúdo. Ficarei muito grata!

Ah e não se esqueçam de fazer por ter bons cultivos, na horta e na vida!

Tenho ainda uma sugestão…

Se querem aprender mais sobre cultivo e utilização de ervas aromáticas….

conheçam o meu ebook . Desenhei este guia prático para quem quer aprender mais sobre o cultivo de ervas. Para quem quer conhecer mais as suas propriedades, benefícios medicinais e formas de utilização na cozinha e na horta.

[cliquem na imagem para mais informações]

 

Entrem em contacto comigo!

Quando tiverem dúvidas, basta escrever para: susana@cultivosdacaseiro.pt, que eu respondo (mesmo que demore um pouco)! Se quiserem ficar a par de todas as novidades, façam a subscrição da minha Newsletter e recebam as minhas notícias – recebem ainda um calendário mensal de cultivos!  

 

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...