“Ande por onde andar o Verão, há-de vir no S. João”
Um dos provérbios que consegue encaixar tão bem com o mês de Junho deste ano. Iniciamos o mês de Junho com as temperaturas que mais pareciam anunciar o início da Primavera. Só agora, com o Verão quase à porta e a uma semana do S. João, que o sol realmente aquece. Em Junho podemos plantar e semear praticamente todas as plantações que até à data ainda não tenham sido feitas no exterior. Os cultivos da época são agora mais abundantes e já se vai colhendo muitos dos vegetais e legumes que plantamos no início na Primavera, como a alface, cenouras, cebolas, acelgas, espinafres, morangos, etc. Podemos ainda desfrutar de uma maior variedade de frutas desta época e como sou uma sortuda, posso colher e comer cerejas e amoras diretamente da árvore, na quinta dos meus pais.
Sem mais demoras, tudo aquilo que queremos colher durante o Verão ou Outono, deverá ser semeado ou plantado agora em Junho!
É certo que se quiserem semear tomates, talvez seja demasiado tarde e seja mais interessante optar por plantar as plantas jovens que podem adquirir em qualquer centro de jardinagem ou agricultura. Por aqui, ainda tenho uma boa quantidade de plantas que germinei, prontas para transplantar para local definitivo: alfaces, pepinos, girassol, calêndula, zínias e curgetes.
Cultivos da época – Colher em Junho
[Imagens da minha horta e da horta na quinta dos meus pais]




Vamos agora ao calendário de plantações e sementeiras de Junho.**
**Podem sempre espreitar a lista dos cultivos de cada mês na App-Plantit horta em casa. Apresenta uma lista do que plantar e semear ao ar livre ou em estufa.
O que plantar em Junho
Legumes e hortaliças: Alfaces, acelgas, aipo, agrião, alho-francês, espinafres, beterraba, beringela, couves, brócolos, chicória, curgete, rúcula, pimentos e malaguetas, tomate, pepino
Ervas aromáticas: alecrim, salsa, coentros, cebolinho, tomilho, orégãos, loureiro, salva, segurelha, erva-cidreira, funcho, estragão, hortelã, camomila, erva-do-caril
Flores: girassois, tagetes, zínias, capuchinhas, petúnias,
Frutos vermelhos e outros: meloa, melão, melancia, groselhas, amoras, maracujá
O que semear em Junho
Semear ao ar livre
Legumes e hortaliças: agrião-do-jardim, alface, abóboras, beterraba, espinafres, chicória, curgete, cenouras, cebolas, ahicória, ervilhas, feijão-verde, rabanetes, rúcula, pepinos, milho, funcho
Flores: amor-perfeito, capuchinhas, Calêndulas, girassol,
Ervas aromáticas: salsa, coentros, cebolinho, manjericão, endro, cerefólio
Cuidados regulares e importantes em Junho
Nesta altura existem muitos trabalhos na horta e jardim. Devem mondar, regar e alimentar frequentemente as plantas. É necessário continuar a remover ervas daninhas e como medida preventiva contra o míldio e oídio, algumas hortícolas, como o tomateiros e curgetes, devem ser pulverizados com fungicida, se possível de origem natural – vejam aqui.




Espero que tenham gostado da partilha dos meus cultivos. Se quiserem partilhar comigo as vossas dúvidas, comentem ou enviem mensagem, ficarei grata e contente se puder ajudar!
Até lá, bons cultivos!