Cultivos da Época – plantar em Junho

colher em junho

Já sabem o que vão semear e plantar em junho?

“Ande por onde andar o Verão, há-de vir no S. João”

Um dos provérbios que consegue encaixar tão bem com o mês de Junho deste ano. Iniciamos o mês de Junho com as temperaturas que mais pareciam anunciar o início da Primavera. Só agora, com o Verão quase à porta e a uma semana do S. João, que o sol realmente aquece. Podemos semear e plantar em junho praticamente todas as plantações que até à data ainda não tenham sido feitas no exterior. Os cultivos da época são agora mais abundantes e já se vai colhendo muitos dos vegetais e legumes que plantamos no início na Primavera, como a alface, cenouras, cebolas, acelgas, espinafres, morangos, etc. Podemos ainda desfrutar de uma maior variedade de frutas desta época e como sou uma sortuda, posso colher e comer cerejas e amoras diretamente da árvore, na quinta dos meus pais.

Sem mais demoras, tudo aquilo que queremos colher durante o Verão ou Outono, devemos semear ou plantar em Junho!

É certo que se quiserem semear tomates, talvez seja demasiado tarde e seja mais interessante optar por plantar as plantas jovens que podem adquirir em qualquer centro de jardinagem ou agricultura. Por aqui, ainda tenho uma boa quantidade de plantas que germinei, prontas para transplantar para local definitivo: alfaces, pepinos, girassol, calêndula, zínias e curgetes.

Se pretendem saber que variedades de flores, legumes, ervas aromáticas e frutos devem plantar ou semear em cada mês do ano vejam o Calendário de Cultivo Vitalício. Se pretendem plantar uma horta em casa espreitem o curso online horta urbana. (vejam aqui todos os cursos disponíveis)

Cultivos da época – Colher em Junho

[Imagens da minha horta e da horta na quinta dos meus pais]
morangos-da-avó
morangos da quinta do meus pais
colher-cerejas-em-junho
cerejas da quinta dos meus pais
amoras-da-avó
amoras da quinta dos meus pais – amoreira-preta (morus-nigra)
Acelgas da minha horta

 

Vamos agora ao calendário de plantações e sementeiras de Junho.**

**Podem sempre espreitar a lista dos cultivos de cada mês na App-Plantit horta em casa. Apresenta uma lista do que plantar e semear ao ar livre ou em estufa.

O que plantar em Junho

Legumes e hortaliças: Alfaces, acelgas, aipo, agrião, alho-francês, espinafres, beterraba, beringela, couves, brócolos, chicória, curgete, rúcula,  pimentos e malaguetas, tomate, pepino

Ervas aromáticas:  alecrim, salsa, coentros, cebolinho, tomilho, orégãos, loureiro, salva, segurelha, erva-cidreira, funcho, estragão, hortelã, camomila, erva-do-caril

Flores: girassois, tagetes, zínias, capuchinhas, petúnias,

Frutos vermelhos e outros: meloa, melão, melancia, groselhas, amoras, maracujá

O que semear em Junho

Semear ao ar livre

Legumes e hortaliças: agrião-do-jardim, alface, abóboras, beterraba, espinafres, chicória, curgete, cenouras, cebolas, ahicória,  ervilhas, feijão-verde, rabanetes, rúcula, pepinos, milho, funcho

Flores: amor-perfeito, capuchinhas, Calêndulas, girassol,

Ervas aromáticas:  salsa, coentros, cebolinho, manjericão, endro, cerefólio

Cuidados regulares e importantes em Junho

Nesta altura existem muitos trabalhos na horta e jardim. Devem mondar, regar e alimentar  frequentemente as plantas. É necessário continuar a remover ervas daninhas e como medida preventiva contra o míldio e oídio, algumas hortícolas, como o tomateiros e curgetes, devem ser pulverizados com fungicida, se possível de origem natural – vejam aqui.

Curgetes em flor
transplantar-em-junho
Várias mudas de plantas germinadas em casa
canteiro com milho-doce, feijão de trepar e curgetes (horta do meus Luis, o 2.º mais novo)
capuchinha no canteiro dos pimentos e malaguetas

Espero que tenham gostado da partilha dos meus cultivos. Se quiserem partilhar comigo as vossas dúvidas, comentem ou enviem mensagem, ficarei grata e contente se puder ajudar! Partilhem comigo o que vão semear e plantar em junho!

Até lá, bons cultivos!

Tenho ainda uma sugestão!

Slider

Guardem este Pin! (vejam os meus cultivos no pinterest)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *