Cultivos da época: Plantar em Janeiro

Plantar em Janeiro

Já sabem o qua vão semear e plantar em janeiro? No início do ano fazem-se planos (quase todos nós fazemos um pouco, assim presumo). Considerei então levantar a questão: e se este ano pudessem planear uma horta em casa? No vosso jardim ou varanda? Ou então, pudesse cultivar novas variedades na horta que já cultivam? Ou ajudar a criar a horta da escola dos vossos filhos, ou na empresa, porque não?

Quem come legumes da época, está a comer legumes com mais sabor e mais qualidade nutricional. Portanto, se cultivarem em casa e puderem colher para cozinhar, ainda melhor!

Todos os meses são bons para semear, plantar e colher. Assim, podemos começar em todas as estações do ano. Apesar de um crescimento mais lento, são muitos os tipos de cultivos que podemos escolher para fazer em pleno Inverno.

Se pretendem saber que variedades de flores, legumes, ervas aromáticas e frutos devem plantar ou semear em cada mês do ano vejam o Calendário de Cultivo Vitalício. Se pretendem plantar uma horta em casa espreitem o curso online horta urbana. (vejam aqui todos os cursos disponíveis)

Deixo em baixo, a lista de legumes, hortaliças, ervas aromáticas, flores e alguns frutos que aguentam bem o frio e que podem semear ou plantar em janeiro diretamente no exterior:

Plantar em Janeiro – exterior

Legumes e hortaliças: Alfaces, alho, acelga, aipo, alho-francês, batatas, beterraba, chicória, couves, brócolos, couve-flor

Ervas aromáticasalecrim, salsa, coentros, tomilho, orégãos, loureiro, salva, segurelha

Flores: amor-perfeito, prímulas, cíclames, tulipas, frésias e narcisos, amarílis e jacintos

Frutos vermelhos: amoras, framboesas, groselhas, mirtilos, morangos

Semear em Janeiro –  exterior

Legumes e hortaliças: Cenouras, cebolas, ervilhas, favas, rabanetes, nabos

Flores: ervilhas-de-cheiro, capuchinhas

Ervas aromáticas:  salsa, coentros, cebolinho

Lista de legumes, hortaliças, aromáticas e flores que podem ser semeados em estufa (indoor) de modo a adiantar os cultivos para a Primavera:

  • Legumes e hortaliças: alfaces, chicória, brócolos, couve-de-bruxelas, couve-flor, couve lombarda
  • Flores: tagetes, calêndulas, zínias, verbenas e petúnias e girassóis
  • Ervas aromáticas: manjericão, cerefólio

O tempo não pára, e os cultivos também não! Por isso, se pretendem cultivar mais variedades este ano, toca a semear e plantar em janeiro! Além disso, Importa ainda relembrar que um dos factores importantes para o sucesso de qualquer plantação ou sementeira, passa por fazê-la na altura certa!

Cá por casa, temos vários canteiros [alguns canteiros pertencem à pequenada], quase todos já preenchidos com as plantações e sementeiras de Outono (fizemos em Outubro e Novembro).  Este vai ser o mês de eleição para fazer várias sementeiras “indoor”, de modo a poder antecipar os cultivos de Primavera. Espreitem em baixo, algumas das imagens da nossa horta em pleno mês de Janeiro e digam-me se vale ou não a pena cultivar nas 4 estações do ano!

horta de saladas e sopas

horta em janeiro

 

Ps: Se gostaram deste artigo ou acham que algum amigo pode gostar, não esqueçam de partilhar!

Tenho ainda uma sugestão!

Slider

Guardem este Pin! (vejam os meus cultivos no pinterest)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *