Tomilho – como cultivar e utilizar!

tomilho

Existem imensas variedades de tomilho (várias centenas de espécies cultivadas), mas as minhas preferidas e indicadas para plantar no jardim são o tomilho vulgar, o tomilho-limão e o tomilho bela-luz. São plantas arbustiformes de pequeno porte com origem na região  do mediterrâneo. Fresco ou seco, é uma erva aromática bastante utilizada na cozinha dos Portugueses. O seu aroma e sabor ligeiramente apimentado faz maravilhas em diversos temperos de assados, grelhados e estufados. No jardim, torna-se uma planta muito agradável de cultivar pelas poucas exigências de manutenção, enquadrando-se facilmente em qualquer ambiente paisagístico no jardim ou horta.

Uma curiosidade: Já era utilizado pelos egípcios para embalsamar corpos. Os gregos utilizavam-no na medicina, cozinha e produção de mel. Os Romanos reconheciam-no como símbolo de força.

Os benefícios do tomilho

O timol, óleo aromático extraído do tomilho, é o seu principal agente curativo e tem utilização em doenças do aparelho respiratório. Combate a dor de garganta e previne alguns problemas respiratórios, como bronquite. A infusão de tomilho (eu prefiro o tomilho-limão) tem uma acção expectorante, ajudando a desobstruir as vias respiratórias e aliviar a tosse, sendo por isso uma das 4 ervas de eleição no meu jardim medicinal para ajudar a aliviar os sintomas típicos de gripes e constipações.

Se pretendes começar uma horta em casa, mesmo que nunca tenhas tido a experiência de cultivar, faz a matrícula na minha ACADEMIA DA HORTA & JARDIM.

A inscrição na Academia da horta é uma assinatura anual de uma plataforma com conteúdo variado e exclusivo dos jardineiros (alunos) aderentes. Todos os cursos online, ebooks, tutoriais, aulas ao vivo e esclarecimento de todas as dúvidas durante 1 ano de acesso. Inscreve-te aqui e acede já a todos os conteúdos exclusivos!

Como cultivar tomilho

cultivar-tomilho
tomilho – limão

O Tomilho gosta de climas temperados e quentes, secos e com boa exposição solar. Podem atingir entre 20 a 40 cm de altura e devem ser podados no final do Verão, após floração e na Primavera, para ajudar na renovação de novos caules.

Tipo de planta: perene vivaz, com folhas permanentes e pequenas. O seu ciclo de vida é superior a 3 anos, mas convém renovar após esse tempo para que os caules não fiquem muito lenhosos.

Luz: à semelhança de todas as ervas deste grupo (perenes) gosta de muita luz, de preferência mais de 6h de sol direto

Rega: Pouca água. Manter a terra húmida à superfície, evitando encharcar

Plantar e semear: Gosta de solos leves e com boa drenagem. A melhor forma de propagação é feita por divisão de plantas.

Fertilização: prefere solos férteis, mas cresce em solos mais pobres. Não esquecer de fertilizar duas vezes no mínimo (Primavera e Outono).

Benefícios na horta: atrai abelhas e outros insetos polinizadores. Afasta ainda as lagartas das couves. Boa associação de tomates e beringela  vejam aqui outras plantas amigas da horta.

Pragas e doenças: bastante resistentes, sendo susceptíveis a doenças por fungos quando regada em excesso Vejam aqui tratamentos para doenças.

Quando colher: Pode colher em qualquer altura (logo 1 mês após plantação). Se quiser secar, optar por colher entre Maio e Julho (fase que antecede a floração)

Plantar tomilho em vaso – Dicas importantes

plantar-tomilho-em-vaso

A plantação ou transplantação é feita de modo semelhante às restantes plantas aromáticas (vejam esquema em cima). Se plantarem em vaso, não esqueçam de ter em atenção a escolha de um bom substrato.

Se quiserem propagar, o modo mais fácil e rápido é a divisão de uma planta adulta. Para fazer propagação por estacaria, cortam-se os caules (estacas) com aproximadamente 8 cm e retiram-se todas as folhas da metade inferir do caule cortado. A altura ideal para reprodução por estacas é na Primavera e pode demorar até 2 meses para ter nova planta enraizada. A sementeira também é viável, mas a germinação pode demorar até 3 semanas, mesmo com as condições ideais.

Em qualquer processo, não esqueça que devem ter atenção de como devem regar  para evitar pragas.

Colheita e utilização do tomilho

ervas aromaticas
corte de tomilho no meu jardim

O Tomilho tem diversas utilizações como erva aromática condimentar e medicinal. Gosto de cortar fresco quando necessito de utilizar, mas podem utilizar igualmente seco. É uma excelente opção para substituir o sal nos cozinhados. Quando adicionado a alguns pratos mais condimentados e pesados, como assados, ajuda e facilita a digestão.

Sugestões de utilização do tomilho

Como referi, gosto de utilizar como condimentar, em diversos pratos cozinhados de carne e peixes. Quando adiciono uns ramos no frasco de azeitonas, ficam com um sabor muito agradável. Na preparação de infusões, escolho o tomilho-limão. Já utilizei também em compotas caseiras –  preparação de uma compota de morango.

Se gostaram deste artigo, não esqueçam de partilhar com os vossos amigos e familiares. Se quiserem estar sempre “a par das novidades” subscrevam aqui a minha newsletter. Pela confiança, recebem um ebook com dias de cultivo para 28 variedades de hortícolas, ervas aromáticas e morangos! Bons cultivos! 

Susana

Tenho ainda uma sugestão!

Guardem este Pin!

tomilho-aprendam-a-cultivar-e-utilizar-esta-erva-aromatica

20 thoughts on “Tomilho – como cultivar e utilizar!”

  1. Pingback: Ervas do mediterrâneo - as 5 mais fáceis de cultivar! - Cultivos da Caseiro

  2. Pingback: Ervas aromáticas: efeitos e utilizações! - Cultivos da Caseiro

  3. Pingback: ervas aromáticas em vaso: 5 erros comuns! - Cultivos da Caseiro

  4. Pingback: Como secar ervas aromáticas! - Cultivos da Caseiro

  5. Pingback: Xarope caseiro com tomilho, limão e mel! - Cultivos da Caseiro

  6. Pingback: pickles de malagueta e pimento padron - Cultivos da Caseiro

  7. Pingback: Cultivos da época: Plantar em Janeiro - Cultivos da Caseiro

  8. Pingback: As 8 Plantas Amigas da Horta - Cultivos da Caseiro

  9. Pingback: 5 razões para plantar tomilho no jardim! - Cultivos da Caseiro

  10. Pingback: Receita de sabão natural com ervas aromáticas - Cultivos da Caseiro

  11. Pingback: O meu jardim de ervas aromáticas - Cultivos da Caseiro

  12. Pingback: óleo de ervas de camomila e alfazema - Diy - Cultivos da Caseiro

  13. Pingback: Horta biológica: 8 Plantas Amigas - Cultivos da Caseiro

  14. Pingback: Como secar ervas aromáticas! - Cultivos da Caseiro

  15. Pingback: Xarope caseiro com tomilho, limão e mel! - Cultivos da Caseiro

  16. Pingback: 7 plantas aromáticas que repelem mosquitos! - Cultivos da Caseiro

  17. Pingback: 4 formas de aliviar a gripe com ervas aromáticas! - Cultivos da Caseiro

  18. Pingback: 5 razões para plantar tomilho no jardim! - Cultivos da Caseiro

  19. Pingback: Azeite com ervas aromáticas para o Natal - Cultivos da Caseiro

  20. Pingback: Horta e jardim: estudo e experimentação (10º ano) – Aqui há Blog

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *