Insecticida natural para pragas na horta

pragas na horta

Querem aprender uma receita de um insecticida natural para tratar pragas na horta? 

Se há coisa que me dá imensa satisfação, é observar o crescimento de tudo que tenho plantado lá fora. Passear nos dias de sol e perceber que as sementeiras já feitas estão a germinar. As flores aparecem de um dia para o outro com cores maravilhosas (no momento tenho umas anémonas floridas). Mas, como diz o ditado, nem tudo são rosas e por vezes temos umas surpresas menos agradáveis, como é o caso das pragas na horta.

Há uns dias, durante os meus passeios pelo jardim, observei um ataque inesperado ao alho, alho-francês, cebolinho e as frésias que já tinham germinado. Estavam todos infestados com a mesma praga, uns pulgões pretos que se confundem com o piolho por fazerem parte do mesmo grupo de insetos de corpo mole (designadas por afídeos).

Existem muitas espécies de pulgões e de várias cores. Amarelos, verdes, pretos, cor-de-rosa, brancos-cinzentos ou castanhos. Há mais de uma centena de variedades diferentes. São mais frequentes em tempos quentes, como Primavera-Verão, mas como tivemos à duas semanas temperaturas altas para esta época, quase Primaveris, foram ideais para proliferarem.

Contra as pragas na horta, o melhor método à sempre a prevenção (vejam este artigo), mas quando esta falha, temos que atuar de modo imediato. Deixo-vos a receita do preparado de inseticida que resolvi fazer e aplicar e que resultou com grande eficiência. Passado 2, 3 dias da aplicação, o pulgão desapareceu em cerca de 90%.

Este insecticida é fácil de preparar e combate várias pragas, nomeadamente afídeos (pulgão e piolho), cochonilha, formiga e lagartas e leva apenas 5 ingredientes: água, sabão natural, malaguetas, alho e cebola.

Se pretendem receitas caseiras simples e eficazes no tratamento das pragas e doenças mais comuns da horta espreitem o Ebook de Pragas e Doenças na Horta um ebook que faz parte do Curso Online Horta Urbana

(podem ver todos os cursos online sobre hortas urbanas e ervas aromáticas aqui)

tratar pragas na horta

Como preparar o insecticida natural para pragas na horta?

Ingredientes

  • 1 Litro de água
  • 150 g de alho
  • 150 g de cebola
  • 150 g de malagueta fresca ou 75 g de malagueta seca
  • 150 g de sabão natural**

**pode ser qualquer sabão rosa, azul ou outro sabão natural como o de côco

insecticida-natural-para-tratar-pragas-na-horta

Método de preparação

Método 1: Ferver todos os ingredientes durante 15 min. diliundo à posterior o sabão nesta mistura. Deixar arrefecer e coar. Sem diluição, aplicar com pulverizador.

Método 2: Colocar todos os ingredientes num bule e juntar água a ferver. Deixar macerar a mistura durante 3-5 dias, agitando a mistura 1x dia. No final, coar e aplicar diluindo a mistura de 1 para 5.

Como aplicar o insecticida natural?

A aplicação de insecticidas de origem natural deve ser feita ao final do dia, ou em dias com pouco sol mas sem chuva uma vez que são foto-degradáveis.

Frequência para aplicar: 1 vez por semana. Pode aumentar a frequência dependendo da incidência do ataque da praga em questão.

Resultados da aplicação

Vejam as imagens dos alhos 3 dias após aplicação!

alhos-da-horta-sem-pragas

Os alhos depois da aplicação do Insecticida Natural

fresias-com-pragas

Frésias antes da aplicação do Insecticida Natural

fresias-sem-pragas

Frésias após aplicação do Insecticida Natural

Podem ver na prática como preparar e aplicar o insecticida natural para tratar as pragas na horta. Espero que gostem e possam partilhar. Bons cultivos!

 

Tenho uma sugestão!

Guardem este Pin! (vejam o meu pinterest)

insecticida natural

21 thoughts on “Insecticida natural para pragas na horta”

  1. Pingback: Controlo de doenças da horta e jardim: Receita Natural - Cultivos Caseiro

  2. Pingback: Cultivos da época: Plantar em Abril - Cultivos da Caseiro

  3. Pingback: Plantas companheiras e Cultivos favoráveis - Cultivos da Caseiro

  4. Helena Montez

    Olá, Susana, sou a Helena Montez, estive presente no curso de aromáticas que deste na Quinta da Alagoa há dois anos. Ainda te chateei umas vezes com dúvidas que tinha 😉 Agora já não tenho aromáticas na varanda. Tenho uma casa com jardim onde herdei do anterior dono umas árvores de fruto e milhentas roseiras mas tenho uma nectarineira que está com qualquer coisa muito forte (toda avermelhada e encaracolada). As maceeiras também estão a começar a ficar com bicho. (as folhas a enrolar ligeiramente) Fora isso estão carregadas. Enfim, tentei fazer este insecticida natural mas 1 litro de água deu pra muito pouco. num frasco de Ajax ficou para aí a 1/5. E ficou muito espesso. É assim mesmo? Se calhar fiz bem. era só pra confirmar. Eu fervi tudo 15 minutos e depois baixei o lume e fiquei a diluir o sabão montes de tempo. hehe.

    Beijinhos e parabéns por este site maravilhoso!

    1. Olá Helena, adorei saber que afinal ainda segue as pegadas do verde e dos cultivos em casa, que maravilha 🙂 Lembro-me perfeitamente desse workshop e do entusiasmo demonstrado!
      A receita pode ficar um pouco espessa quando arrefece (normal), mas basta aquecer um pouco para diluir de novo. Se ainda assim estiver espessa, basta diluir com um pouco de água para facilitar a pulverização. Esta receita é eficaz em toda a bicharada de corpo mole, nomeadamente piolhos e pulgões, moscas brancas, ácaros e cochonilhas.
      Se houver ataque de fungos e vírus (as árvores estiverem com doenças) tem que ter tratamento diferente. Espreita aqui neste artigo: http://cultivosdacaseiro.pt/cultivar-experiencias/controlo-doencas-da-horta-jardim-receita-natural/

      Espero poder ajudar! Beijinho

  5. Pingback: Cultivos da época - Plantar e colher em Setembro - Cultivos da Caseiro

  6. Pingback: Cultivos da época - Plantar e Colher em Outubro - Cultivos da Caseiro

  7. Pingback: Todos podem ter uma horta em casa! - Cultivos da Caseiro

  8. Pingback: Todos podem ter uma horta em casa! - Cultivos da Caseiro

  9. Maria do Céu Santos

    Bom dia pretendo um esclarecimento tenho um limoeiro para podar. Segundo o que me foi dito janeiro é melhor altura para podar. É uma informação correta. Grata. Maria do Céu.

  10. Pingback: Tratamentos naturais da horta e jardim - 5 receitas fáceis! - Cultivos da Caseiro

  11. Lidia Ferreira

    A minha couve nanica, que Vai nascendo das sementes que caíram na terra, não têm o olhinho para poderem desenvolver. Acabam por ficarem fraquifas e morrem. O que devo fazer?

    1. olá Lídia, agradeço desde já a sua partilha! Presumo que quer dizer couve nabiça, certo?
      Não posso indicar a causa exata, Não sei qual a zona do país onde se localiza, mas presumo que esta situação pode estar relacionado com o facto de a couve nabiça gostar de temperaturas mais amenas. Pode ainda estar também associado a algumas carências de nutrientes no solo, uma vez que me diz que nascem espontaneamente.
      Sugiro que retire a semente e prepare uma determinada zona para semear, após preparação adequando do solo. Aproveite para semear em setembro, com os dias ainda longos e quentes, mas as noites um pouco mais frescas.

      Partilhe depois o resultado e faça bons cultivos!
      Susana Caseiro

  12. Pingback: Cultivos da época: Plantar e Colher em Maio - Cultivos da Caseiro

  13. Pingback: 10 medidas para prevenir pragas na horta biológica! - Cultivos da Caseiro

  14. Pingback: Dicas do que pantar e colher em Setembro - Revista Moderna

  15. Pingback: Lagartas da couve - 4 dicas naturais para prevenir e controlar! - Cultivos da Caseiro

  16. Pingback: Lagartas da couve - 4 dicas naturais para prevenir e controlar!

  17. Pingback: Planeamento da horta: Plantas companheiras - Cultivos da Caseiro

  18. Pingback: Plantar é fácil… o difícil é manter! - Cultivos da Caseiro

  19. Pingback: Doenças na Horta - Plantar é fácil… o difícil é manter! - Cultivos da Caseiro

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *