8 plantas amigas da horta biológica!

As plantas amigas da horta biológica são aquelas plantas que repelem pragas e atraem insetos benéficos. Também chamadas de “culturas companheiras”, são uma forma natural de proteger as culturas e ter assim, uma horta mais saudável.

Algumas flores e ervas aromáticas que cultivo na horta têm múltiplos benefícios: servem para aromatizar e dar aquele toque especial a alguns pratos. Servem ainda para preparar uma infusão perfumada e também para ajudar a proteger os legumes e hortaliças que cultivo na horta.

O cultivo conjunto de certas variedades de plantas, atrai insetos benéficos e mantém afastadas as pragas. A mistura de cultivos e os aromas intensos destas ervas repelem os inimigos da horta.

Muitos insetos benéficos são predadores que consomem insetos nocivos. Joaninhas e louva-a-deus caçam insetos nocivos e são dois exemplos que funcionam como polícias anti-pragas”. Borboletas e abelhas devem ser também encorajadas, uma vez que polinizam as plantas e são por isso essenciais na agricultura.

8 plantas amigas da horta biológica!

1. Salsa repele alguns escaravelhos e a mosca da cenoura

Podemos plantar ou semear. Eu prefiro semear, porque o ciclo da planta é mais longo. Como as sementes da salsa podem demorar para germinar entre 2 a 4 semanas, deixo as sementes de molho em água por um dia antes de semear.

 salsa

2. Alho tem efeito antibiótico e fungicida

O alho mata alguns fungos do solo. Atua como um efeito preventivo de doenças fúngicas muitos comuns na horta como oídio e míldio.

horta biológica

3.Tomilho afasta a borboleta da couve

O tomilho afasta a borboleta da couve, couve-flor e brócolos, onde as lagartas desfolham a planta. Devemos plantar na horta, como bordadura da horta.

plantas amigas da horta tomilho

4. Alecrim afasta a borboleta da couve e a mosca da cenoura

Uma das plantas amigas mais fáceis de cultivar na horta ou jardim. O alecrim é capaz de afastar a borboleta da couve e a mosca da cenoura.

plantas amigas da horta alecrim

5. Manjericão repele moscas e mosquitos

O seu cheiro forte do manjericão repele moscas e mosquitos.

É muito útil associar a planta do manjericão no cultivo de tomate.

6. Capuchinha repele vermes que atacam e matam as plantas e insetos benéficos

Repele ainda a mosca branca (muito comum em ambiente de estufa).

Quando são atacadas por pulgões, significa que o solo é pobre em calcário (podemos corrigir com cal).

plantas amigas da horta capuchinha

7. Hortelã repele a borboleta da couve, formigas e ratos

Como a hortelã é uma planta invasora, devemos plantar em vasos e colocar os vasos na horta. Para espaços maiores, podemos plantar em canteiros delimitados na proximidade da horta.

plantas amigas da horta hortela

8. Loureiro repele toupeiras

É muito adequado para plantar como bordadura de hortas de maiores dimensões. Oferece ainda abrigo a vários insetos benéficos.

louro

“As plantas amigas da horta biológica atraem insetos que são os polícia anti-praga e outros que funcionam como polinizadores.”

Sugiro ainda outras flores que atraem insetos benéficos. Quase todas as flores são benéficas, mas saliento estas: flores de coentros, camomila, endro, alecrim e tomilho. E ainda as zínias, tagetes e girassol.

Deixo-vos ainda o vídeo que mostra estas plantas amigas na minha horta, espero que gostem!

Tenho ainda uma sugestão!

Se este artigo vos deixou com vontade de colocar as mãos na terra e iniciar a vossa horta, brevemente irei lançar um curso online “Horta Urbana”. Cliquem abaixo:
Slider