Doenças na Horta – Plantar é fácil… o difícil é manter!

Doenças na horta

A maioria das pessoas, depois de plantarem a sua horta, independentemente do tamanho, ou escolha de plantas, têm dificuldades em manter os seus cultivos saudáveis, tendo muitas vezes a ocorrência doenças na horta. Confesso que por mais experiência que possa ter, nem tudo corre sempre bem.

Importa salientar que os problemas quando cultivamos podem ser causados por pragas ou doenças na horta. As pragas são aqueles “bichinhos” que se conseguem ver bem, como piolho, pulgão, lagartas e cochonilha (as mais comuns). As doenças da horta ou jardim são causadas por outros microorganismos minúsculos que não se conseguem ver a olho nu, como fungos, bactérias e mesmo vírus.

Deixo-vos então algumas sugestões de cuidados para evitar o aparecimento de pragas e doenças nas vossas plantinhas, sublinhando que plantas saudáveis têm menos hipóteses de ficar doentes. Regar, mondar e alimentar regularmente é fundamental e fazem parte dos cuidados básicos para que estas se mantenham saudáveis e consigam assim evitar doenças na horta!

Se pretendem saber que variedades de flores, legumes, ervas aromáticas e frutos devem plantar ou semear em cada mês do ano vejam o Calendário de Cultivo Vitalício. Se pretendem plantar uma horta em casa espreitem o curso online horta urbana. (vejam aqui todos os cursos disponíveis)

4 Medidas para evitar as doenças na horta mais comuns

  1. No fim de cada época de cultivo, devemos limpar os restos de plantas (folhas secas, raízes..) e limpar adequadamente o solo, nomeadamente se se tratar de restos de plantas que possam estar infectadas. Estes restos também não devem ser colocados no compostor ou vermicompostor.

  2. Usar sempre vasos e tabuleiros limpos para semear e transplantar mudas de plantas jovens.

  3. Quando trabalhamos com plantas doentes ou atacadas por pragas, devemos lavar e se possível desinfectar as ferramentas antes e depois de as usar.

  4. Seguir um esquema de rotação de culturas para minimizar o aparecimento das doenças recorrentes que podem proliferar nos mesmos sítios. (devo escrever sobre este assunto em breve ).

Qual o segredo então?

Como vimos, não existem segredos para evitar doenças na horta, a palavra de ordem aqui é PREVENÇÃO,PREVENÇÃO, PREVENÇÃO!!

Acompanhar de perto o crescimento, observando com cuidado as nossas plantas, o crescimento delas, as cores das folhas, o aparecimento de manchas, ou outros visitantes indesejados que possam por em causa o sucesso dos nossos cultivos!

Não se esqueçam ainda que a natureza surpreende-nos e ensina também! Mostra-nos que mesmo que se cumpram todos os requisitos, podem sempre surgir imprevistos. O mais importante é nunca desistir e cultivar sempre a aprendizagem que esses imprevistos possam trazer!

Bons Cultivos!

Tenho ainda uma sugestão!

Slider

Guardem este Pin! (vejam o meu pinterest)