Como plantar jacintos em vaso

As plantas que se reproduzem por bolbos, como os jacintos, são muito fáceis de cultivar, talvez das mais indicadas se forem daqueles jardineiros principiantes. Portanto, se quiserem iniciar uma experiência de jardinagem, plantar bolbos é sem dúvida uma boa opção!

Existem diversas cores de jacintos, sendo as mais comuns azulados, roxos, rosas, e brancos. Podem ser plantados nos meses mais frios de outono e durante o inverno, por forma a conseguir uma floração escalonada, Assim, vamos garantir certamente floração até aos meados da primavera.

Podemos ainda plantar jacintos no jardim para fazer conjuntos de cores e texturas em conjunto com outros bolbos, como tulipas, frésias ou narcisos. Como são versáteis, podem ser também plantados em vasos e colocados no interior de casa, em locais com muita luz.

Algumas dicas sobre jacintos!

Em locais virados a norte, os jacintos preferem sol. Em localizações viradas a sul, preferem a meia sombra. Na verdade apreciam muita luz, mas não sol direto por muitas horas.

Se forem plantados no exterior nos meses de outono e início de inverno, devem ser cobertos com substrato a uma profundidade igual a 2 vezes o seu tamanho. Nos meses de Inverno e quando plantados em vaso dentro de casa, estes bolbos podem ser colocados à superfície do substrato. Assim, colocamos apenas a base do seu bolbo, onde se formam as raízes, em contacto com o substrato húmido.

Quando vai comprar os bolbos, deve reparar se estes não tem evidência de estarem com alguns fungos, para evitar possível podridão e consequente desenvolvimento pouco saudável das plantas.

plantar jacintos

material necessário para plantar!

  • vasos
  • substrato
  • bolbos
  • pá de jardinagem
  • argila expandida
  • malha geotêxtil
  • cobertura de solo (opcional)

Plantar jacintos em vasos – passo a passo!

1.º Começamos por colocar 1 a 2 cm de argila expandida no fundo do vaso (camada de drenagem)

2.º Depois disso, colocamos a malha geotêxtil

3.º Em seguida, encher o vaso com substrato

4.º Posteriormente, colocar os bolbos sem enterrar. Basta pressionar ligeiramente para que fiquem em contacto com o substrato. Estes podem ficar bem próximos, a uma distância de 1 cm entre bolbos.

5.º Por fim, devemos regar. Nas semanas seguintes, a rega só deve ser feita quando o substrato secar (média de 1X semana).

Alguns artigos e vídeos relacionados: como plantar tulipas em vaso e Plantar bolbos de inverno: tulipas, frésias e narcisos

Podem ver ainda o vídeo no igtv do instagram, com este passo a passo explicado, espero que já me sigam por lá!

Agora que já sabem plantar jacintos, é hora de começar a plantar e ter um jardim mais florido durante todo o ano!

Se gostaram deste artigo, partilhem com amigos, subscrevam a minha newsletter e sigam-me nas redes!

A caseiro no youtube | A caseiro no Instagram | A caseiro no Facebook | A Caseiro no Pinterest

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *