Os 3 maiores benefícios da Jardinagem na pandemia!

Estamos em tempos de pandemia. Todos nós, já estivemos ou vamos estar novamente confinados em casa. Por isso se precisa de gerir melhor o stress gerado por esta nova condição ou a ocupação do tempo livre, a jardinagem na pandemia pode ajudar!

Durante o último confinamento, quem não viu o aparecimento de novos hábitos, velhas práticas voltarem ao de cima? Para uns, foi o gosto pela culinária, outros a costura e outros aproveitaram o facto de estarem em casa para se aproximarem mais da natureza (vejam aqui algumas sugestões para ocuparem o tempo). Já é do conhecimento geral que estarmos mais próximos da natureza provoca em nós um estado de espírito mais calmo e relaxado. 

Cuidar de um jardim ou de uma horta permite-nos essa aproximação sem termos que sair de casa. Não ter espaço exterior, não é desculpa! Conseguimos cuidar de plantas interiores ou ter uma pequena horta mesmo num pequeno espaço, quer seja uma varanda ou num pequeno terraço!

Num tempo de tanta incerteza, em que não conseguimos fugir à sensação de perda de controlo desta pandemia, nada como iniciar experiências que nos vão proporcionar sensação de bem estar. O acompanhamento do desenvolvimento de uma planta é uma delas e se quiser ter ainda mais benefícios, nada melhor do que aproveitar o tempo para cultivar os próprios alimentos (ter uma horta em casa)!

Se precisar de ajuda para iniciar uma aventura pelo mundo dos cultivos e jardinagem ecológica eu posso ajudar com o Curso online Horta Urbana, que vai ajudar a cuidar e colher da horta como um verdadeiro agricultor urbano!

jardinagem na pandemia

1. Benefícios psicológicos da jardinagem em tempos de pandemia

Um das recomendações mais ouvidas é a manutenção do distanciamento social. Ora, esta recomendação pode estar diretamente associada a uma maior incidência de situações de depressão, solidão e ansiedade. Um maior contacto com a natureza vai fazer com que nos sintamos mais livres e com melhor humor. E isto não eu que digo, são os investigadores destas áreas, por todo o mundo.

Mas afinal, quais são os benefícios psicológicos da jardinagem na pandemia? Para quem se vê confinado sozinho, ao praticar jardinagem consegue encontrar na natureza uma outra companhia. Para quem está em confinamento com crianças, por exemplo, é uma ótima forma de passar o tempo e de distribuir tarefas, tais como regar, tirar ervar daninhas, colher, etc. 

Sabemos que passar tempo ao ar livre não é bom apenas para o nosso corpo, mas também para a nossa mente.

2. Benefícios físicos da jardinagem na pandemia

Um dos maiores benefícios da jardinagem na pandemia (e não só!) é a atividade física. Cuidar de um jardim ou horta não deve ser apenas um passatempo ou hobby divertido, mas também um meio de se tornar ativo e desfrutar de todos os benefícios de cuidar das plantas ou cultivar os próprios alimentos. 

3. Benefícios alimentares da jardinagem na pandemia (cultivar uma horta)

Todos sabemos que quem tem a oportunidade de cultivar a sua própria horta têm hábitos alimentares mais saudáveis. Isto porque, os alimentos que cultivamos são mais ricos em nutrientes e têm menos contaminantes e sabem sempre muito melhor do que aqueles que compramos no supermercado!

Conseguir obter produtos frescos e de confiança cultivados pela própria mão é um dos melhores benefícios. Se tivermos o cuidado de planear os cultivos, tendo em conta quais os legumes mais consumidos em nossa casa, mais cedo ou mais tarde iremos ter o prazer de colher aquilo que semeamos! 

Na primeira fase do confinamento ocorrido no início do ano, muitas pessoas testemunharam que uma das maiores preocupações foi a capacidade de abastecimento de bens alimentares por parte do comércio. O facto de se poderem abastecer dos bens mais essenciais é ainda uma das vantagens das pessoas que tem uma horta em casa.

Acredito que todos conseguem chegar à conclusão da importância de conseguirmos cultivar, mesmo em pequena escala, os nossos alimentos ou darmos o real valor a quem o faz.

Planear uma horta ou um jardim comestível

A vida é quase sempre uma correria (diria que para a maioria de nós), mas esta experiência mudou um pouco depois da pandemia, sobretudo para os que estiveram ou estão em confinamento.

Entre as horas que ocupamos na vida profissional, com as tarefas diárias que a vida nos impõe, muitas vezes não sobra tempo para nos dedicarmos aos nossos hobbies, ou ao nosso jardim. Por isso, há que aproveitar esta época que se aproxima para planear mais tempo para o que nos faz bem. Porque não incluir o jardim ou uma horta?

Para isso, basta seguir algumas dicas que partilho em alguns artigos sobre ervas aromáticas ” ervas aromáticas em vaso” e horta “horta em casa – 5 erros comuns” e consultar o meu “Calendário de Cultivo”.

E porque vai ter mais tempo em casa, aproveite para fazer o meu curso online “Horta Urbana

Fiquem bem, cuidem-se e façam bons cultivos!

Slider

Guardem este Pin! (aproveitem e espreitem o meu Pinterest)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *