"Fazer uma alimentação de base vegetal, privilegiando alimentos locais, sazonais e biológicos é uma excelente forma de diminuir a nossa pegada ecológica, cuidar da nossa saúde e respeitar a vida de outros seres vivos." Filipa Range
À mão de semear com…..Filipa Range do blog A Cozinha Verde
1. Se tens ou tivesses uma horta, o que nunca poderia faltar? O que gostarias de ter sempre à mão de semear?
"Cultivo algumas ervas aromáticas em casa mas gostava muito de ter uma pequena horta (é o próximo passo)! Quando a tiver, quero ter de tudo um pouco, consoante a época do ano.
Adorava ter à mão de semear tomates, batatas, cebolas, muitas couves, alfaces, physalis e morangos!"
2. Para ti, quais são as maiores vantagens de cultivar alimentos em casa?
"Em primeiro lugar, o amor que depositamos no processo, desde a plantação à colheita e posterior confeção do alimento. Acho que faz mesmo toda a diferença e é uma atividade terapêutica. Depois, o facto de sabermos exatamente o que estamos a comer (sem químicos à mistura) e a sustentabilidade. Por último, a poupança associada."
3. Consideras que uma alimentação saudável e sustentável pode melhorar o mundo? De que forma?
"Sem dúvida! Fazer uma alimentação de base vegetal, privilegiando alimentos locais, sazonais e biológicos é uma excelente forma de diminuir a nossa pegada ecológica, cuidar da nossa saúde e respeitar a vida de outros seres vivos.
Uma alimentação de base vegetal gasta menos recursos naturais comparativamente a uma alimentação à base de produtos de origem animal. Comprar produtos nacionais e de produtores locais é mais sustentável do que comprar produtos vindos do estrangeiro. Para além disso, estamos desta forma a apoiar a economia local e os pequenos produtores.
Respeitar a sazonalidade dos alimentos é respeitar o meio ambiente. Os alimentos sazonais são produzidos em bases mais sustentáveis pois seguem o seu ciclo de vida natural, o que significa que não necessitam de tanta intervenção externa durante a sua produção. Para além disso, são mais biodisponíveis em termos de nutrientes e geralmente mais económicos. Por último, a agricultura biológica é de forma geral mais sustentável e ecológica, desde que realizada através de processos que não sejam nocivos para o ambiente e sempre que possível com recursos renováveis. Os princípios básicos da agricultura biológica passam pelo respeito pelo ciclo de vida do alimento e pela diminuição do impacto do homem sobre o ambiente e o sistema agrícola."
4. Uma sugestão de receita do teu blogue…
Hambúrguer de Grão, Cenoura e Coentros :: Dicas para hambúrgueres 100% vegetais perfeitos
Barras energéticas de noz, damasco e sementes de abóbora | Como eliminar o vício do açúcar e produtos processados?
Susana