Sabia que pode fazer fertilizantes naturais em casa e com ingredientes que tem na sua cozinha? Todos sabemos que os nutrientes presentes no solo da nossa horta ou jardim são muito importantes e fazem toda a diferença na hora de cultivar.
As plantas precisam de nutrientes e em particular destes 3 - azoto, fósforo e potássio (NPK), responsáveis pela sua boa saúde e maior resistência a pragas e doenças. Chamam-se macro-nutrientes:
Azoto (N): muito importante no crescimento vegetativo - formação planta, caules e folhas.
Fósforo (P): muito importante para as raízes e na frutificação - formação de flores e frutos.
Potássio (K): auxilia na saúde da planta, mantendo esta mais forte e saudável.
Existem ainda os micronutrientes, como ferro (Fe), cobre (cu), molibdénio (Mb) e tantos outros. Estes ficarão para um próximo artigo, onde irei também abordar os sintomas que as plantas evidenciam com a falta de nutrientes.
De um modo geral podemos agrupar os fertilizantes em 3 grupos, inorgânicos, os orgânicos (ambos disponíveis no mercado) e os fertilizantes naturais biológicos e caseiros, feitos em casa através da compostagem ou aproveitamento de alguns resíduos. É deste último grupo que vou tratar neste artigo.
Estes 3 fertilizantes ajudam as plantas a serem mais resistentes a pragas e doenças. No entanto quando a prevenção não resulta devemos atuar de imediato para evitar que as pragas e doenças se espalhem.
Conheçam outras receitas de fertilizantes naturais no Ebook de Pragas e Doenças na Horta um ebook que faz parte do Curso Online Horta Urbana
(vejam aqui todos os cursos online sobre hortas urbanas e ervas aromáticas)
3 Fertilizantes naturais para Horta
[Fáceis de preparar, utilizando resíduos da cozinha]
1 - Fertilizante natural sólido - borras de café, cascas de banana e cascas de ovo
Antes vou abordar as características de cada um destes ingredientes:
Borras de café: excelente fonte de azoto (N), fósforo (P) e potássio (K). Como pode aumentar a acidez do solo, é muito útil para corrigir solos mais alcalinos (PH>7)
Cascas de banana: Muito ricas em potássio (K), adicionam também fósforo (P), cálcio (Ca) e magnésio (Mg) às plantas.
Cascas de ovo: vão acrescentar cálcio (Ca), micronutriente necessário ao desenvolvimento celular das plantas e também ajuda na alcalinização dos solos, neutralizando o efeito ácido da borra de café.
Preparação e aplicação
- Triturar bem na proporção igual (1 copo de cada)
- Adicionar água para ajustar facilitar a trituração homogénea
- Aplicar de imediato ao redor das plantas
- Repetir processo e aplicar este fertilizante de 15 em 15 dias.
2 - Fertilizante líquido - Chá de casca de banana (para regar ou pulverizar)
- Ferver 6 cascas de banana durante 5 minutos em 1 litro de água
- Depois de arrefecer, coar (líquido rico em potássio e magnésio)
- Diluir em água (1X 2 se for regar ou 1X 5 se for pulverizar)
- Repetir processo e aplicar este fertilizante de 15 em 15 dias
3 - Fertilizante sólido/líquido - Composto orgânico ou chá de composto
- Aproveitar os resíduos da cozinha, sobretudo os restos de legumes e frutas. Evitar aproveitamento de resíduos cozinhados
- Colocar no compostor ou vermicompostor para deixar compostar (processo de decomposição de resíduos orgânicos)
- Deixe compostar (apodrecer) durante aproximadamente 3-4 meses, obtendo o composto
- Aplicar como fertilizante sólido (quando transplanta ou mesmo ao redor das plantas), ou fazer chá de composto* e utilizar com periodicidade mensal.
(aproveitar as cascas e resíduos orgânicos não cozinhados e deixar decompor num compostor ou vermicompostor – falarei neste tema num próximo artigo).
*Chá de composto: Colocar cerca de 1L de composto em 10L de água, deixar repousar um dia. Depois, filtrar e utilizar esta água para regar.
Se quiserem aprender mais sobre como fazer compostagem em casa espreitem este curso de compostagem caseira da Muda Tuga.
Podem ver na prática como preparar e aplicar os 3 fertilizantes naturais descritos. Espero que gostem e possam partilhar. Bons cultivos!