Já não é novidade que sou uma adepta dos cultivos em família. E tendo eu uma família numerosa, quase sempre conto com a ajuda dos meus pequenos na horta e jardim. Os meus ajudantes de primeira são a princesa de 11 anos e o meu malandreco do meio com 9 anos.
Por vezes não é fácil convencê-los a comer alguns legumes. Quando eles podem cultivar os seus próprios feijões, cenouras e alfaces, vão também ter mais facilidade em comer o que plantaram. Vejam aqui, para deixá-los ter a sua horta.
A jardinagem é uma atividade interessante que pode despertar o interesse dos mais pequenos pelo mundo da ciência, especialmente botânica, biologia e química. Na verdade, desperta a curiosidade para coisas simples como o simples processo da germinação de sementes. Vão ainda entender melhor o impacto da luz solar e da água no crescimento das plantas.
Jardinagem é uma ótima maneira de ensinar às crianças o significado da "responsabilidade". Elas aprendem que para ter sucesso nas suas colheitas, precisam cuidar das suas sementes ou plantas todos os dias. Para ajudar nesta tarefa, pode fazer com eles uma lista de verificação sobres os cuidados com as suas plantas. Podem ver aqui, um exemplo de suporte para registo.
Podemos trabalhar a matemática em muitos momentos da jardinagem: medir a profundidade das sementeiras, contar as sementes, medir o crescimento da planta e até criar um gráfico. Podemos ainda medir e comparar os tamanhos dos vegetais ou identificar as diferentes formas que podemos encontrar num jardim.
Sempre que vou jardinar com os meus filhos, treino a paciência e eles também! Todas as crianças gostam de ter resultados imediatos, falo pelos meus, querem tudo para ontem, ou para já. No entanto a jardinagem é um processo lento (a maioria das vezes). Os mais pequenos vão ter que aprender a ser pacientes quando esperam pelas suas flores ou que os seus vegetais cresçam. É importante que percebam que a espera vai valer a pena e possam apreciar cada momento da mesma.
Planear e organizar um jardim pode levar algum tempo. Devemos saber quais as flores que florescem em cada época do ano, quanto tempo leva uma semente para germinar e qual o melhor momento para plantar cada variedade. Envolver as crianças neste processo ajuda a aumentar suas habilidades de planeamento e resolução de problemas e que podem ser transmitidas a todas as facetas da vida! Existem muitos mais, mas estes benefícios parecem-me os mais importantes e por isso decidi partilhar. Espero que para vocês façam também sentido e jardinem mais com os vossos pequenos jardineiros.
As crianças adoram usar as mãos para criar coisas. A jardinagem oferece maravilhosas opções de atividades para poderem brincar, aprender e crescer.Segundo a minha experiência, decidi enumerar uma lista com os 8 benefícios que me parecem mais pertinentes.