Querem aprender uma receita de um inseticida natural para tratar pragas na horta?
Se há coisa que me dá imensa satisfação, é observar o crescimento de tudo que tenho plantado lá fora. Passear nos dias de sol e perceber que as sementeiras já feitas estão a germinar. As flores aparecem de um dia para o outro com cores maravilhosas (no momento tenho umas anémonas floridas). Mas, como diz o ditado, nem tudo são rosas e por vezes temos umas surpresas menos agradáveis, como é o caso das pragas na horta.
Há uns dias, durante os meus passeios pelo jardim, observei um ataque inesperado ao alho, alho-francês, cebolinho e as frésias que já tinham germinado. Estavam todos infestados com a mesma praga, uns pulgões pretos que se confundem com o piolho por fazerem parte do mesmo grupo de insetos de corpo mole (designadas por afídeos).
Existem muitas espécies de pulgões e de várias cores. Amarelos, verdes, pretos, cor-de-rosa, brancos-cinzentos ou castanhos. Há mais de uma centena de variedades diferentes. São mais frequentes em tempos quentes, como Primavera-Verão, mas como tivemos à duas semanas temperaturas altas para esta época, quase Primaveris, foram ideais para proliferarem.
Contra as pragas na horta, o melhor método à sempre a prevenção (vejam este artigo), mas quando esta falha, temos que atuar de modo imediato. Deixo-vos a receita do preparado de inseticida que resolvi fazer e aplicar e que resultou com grande eficiência. Passado 2, 3 dias da aplicação, o pulgão desapareceu em cerca de 90%.
Este inseticida é fácil de preparar e combate várias pragas, nomeadamente afídeos (pulgão e piolho), cochonilha, formiga e lagartas e leva apenas 5 ingredientes: água, sabão natural, malaguetas, alho e cebola.
Se pretendes receitas caseiras simples e eficazes no tratamento das pragas e doenças mais comuns da horta espreita o Ebook de Pragas e Doenças na Horta
Se pretendes começar uma horta em casa, mesmo que nunca tenhas tido a experiência de cultivar, faz a matrícula na minha ACADEMIA DA HORTA & JARDIM.
Como preparar o inseticida natural para pragas na horta?
Ingredientes
- 1 Litro de água
- 150 g de alho
- 150 g de cebola
- 150 g de malagueta fresca ou 75 g de malagueta seca
- 150 g de sabão natural**
Método de preparação
Método 1: Ferver todos os ingredientes durante 15 min. diluido à posterior o sabão nesta mistura. Deixar arrefecer e coar. Sem diluição, aplicar com pulverizador. Método 2: Colocar todos os ingredientes num bule e juntar água a ferver. Deixar macerar a mistura durante 3-5 dias, agitando a mistura 1x dia. No final, coar e aplicar diluindo a mistura de 1 para 5.
Como aplicar o inseticida natural?
A aplicação de inseticidas de origem natural deve ser feita ao final do dia, ou em dias com pouco sol mas sem chuva uma vez que são foto-degradáveis. Frequência para aplicar: 1 vez por semana. Pode aumentar a frequência dependendo da incidência do ataque da praga em questão.
Resultados da aplicação
Vejam as imagens dos alhos 3 dias após aplicação!
Os alhos depois da aplicação do Inseticida Natural
Frésias antes da aplicação do Inseticida Natural
Frésias após aplicação do Inseticida Natural
Podem ver na prática como preparar e aplicar o inseticida natural para tratar as pragas na horta. Espero que gostem e possam partilhar. Bons cultivos!
Tenho uma sugestão!
Guardem este Pin! (vejam o meu Pinterest)