Como planear a horta nas 4 estações

with 2 comentários

planear a horta nas 4 estações

Ter uma horta que possa produzir durante o ano inteiro pode parecer um pouco complicado, mas é possível.. No entanto e como em tudo, é preciso algum conhecimento e dedicar tempo ao planeamento. Sim, faz diferença quando pensam em planear a horta nas quatro estações! Passa acima de tudo por definir antecipadamente o que vamos plantar e semear em cada canteiro, ou vaso e ainda por saber quando vamos fazer a colheita.

Planear a horta é ainda  escolher os cultivos de acordo com as nossas preferências gastronómicas, com a nossa experiência no cultivo e com o nosso tempo e espaço disponível. Depois, precisamos ver os materiais necessários para começar e os cuidados mais importantes para manter. Vejam ainda este artigo:“plantar é fácil, o difícil é manter”.

Segundo a FAO – Organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura, uma horta urbana de um metro quadrado pode produzir até 20 kg de alimentos num ano.

Todos os meses são bons para plantar e semear, sobretudo se queremos colher durante o ano inteiro.  Contudo, existem dois momentos no ano em que devemos ocupar algum tempo extra para planear a horta. Refiro-me ao início do outono e ao início da primavera, para planear a horta de Primavera-Verão.

planear a horta

Como planear a horta nas 4 estações!

Não existe perda de tempo, quando planeamos. Na verdade, estamos a facilitar todo o trabalho futuro e a aumentar a probabilidade de maior sucesso nos cultivos. Assim, listo em baixo 6 itens muito importantes, que devem ser considerados no planeamento da horta.

1. Considerar qual ciclo de vida de cada planta?

Em primeiro lugar devemos listar as plantas que gostamos mais de comer. Não fará grande sentido pensar em cultivar beringela se não apreciar beringela.

Depois, devemos conhecer o ciclo de vida de cada planta que listamos, tendo em consideração os calendários de cultivo de cada uma. Podem descarregar aqui, os calendários de cultivo para cada mês.

Fazer a plantação e sementeira no momento certo ajuda a que as plantas fiquem mais fortes e saudáveis. Avançar ou atrasar os ciclos de cada planta, vai torná-las mais vulneráveis a pragas e provavelmente vão ter menos produtividade.

É ainda importante, conhecer o tempo médio para colher. Saber por exemplo que uma alface está pronta em 60 dias, mas um tomateiro vai demorar entre 90 a 120 dias para produzir tomates.

2. Quais as necessidades de luz solar direta de cada planta?

A necessidade de luz direta não é igual para todas as plantas. Contudo, podemos dizer que, de um modo geral, todas ou quase todas as plantas da horta precisam de um mínimo de 5 horas de luz solar direta para crescerem saudáveis.

Orientar a horta a sul e colocar as plantas que vão ficar mais altas na face norte da horta é uma boa prática. Diria que pode ser considerado um truque simples para a horta ser mais produtiva. Assim, vamos evitar que algumas plantas mais altas façam sombra para outras que crescem menos.

3 . Considerar a regra das associações de cultivo

A compatibilidade entre algumas plantas é melhor do que entre outras. Um pouco como nós, as plantas crescem melhor e mais saudáveis quando estão juntas com outras espécies compatíveis, quer por questões de prevenção de pragas, ou mesmo utilização de espaço e recursos do solo. Neste artigo, sobre associações de cultivos, podem encontrar mais informação  o sobre esta técnica.

4. Quais as necessidades de água ou rega de cada planta

Certamente já abordei noutros artigos as imensas vantagens das associações de cultivo. No entanto, devemos considerar esta associação pelas suas necessidades de água. Esta necessidade deve ser tida em conta no planeamento de modo evitar problemas com o crescimento e ainda poupar água e trabalho. Neste artigo podem ver 10 dicas de como regar as plantas.

5. As necessidades de espaço entre plantas e volume de terra ou substrato para crescerem

As plantas precisam de espaço para deixar crescer as suas raízes e a sua parte vegetativa. As necessidades variam de acordo com a forma de crescimento de cada uma. Por exemplo, quando plantamos uma abóbora num vaso de 7 litros de capacidade, dificilmente vamos ter produção abundante de abóboras. No entanto, no mesmo vaso podem crescer em simultâneo dois pés de alface.

Respeitar o espaçamento entre plantas, é também muito importante. Precisamos considerar que a planta bebé vai precisar de espaço para crescer saudável. Em alguns casos, quando isso não acontece, as plantas começam a estiolar (crescem demasiado em altura sem ramificar tanta folhagem).

6. Considerar a rotação de culturas

A rotação de culturas consiste em não cultivar sempre o mesmo tipo de legumes no mesmo sítio. Na verdade, quando cumprimos esta boa prática, conseguimos de igual modo, prevenir o aparecimento de pragas. Podem ver neste artigo sobre a rotação de culturas, algumas dicas simples para colocar em prática.

planear-a-horta-em-outubro

Então na prática, como planear a Horta nas 4 estações?

Não é muito complicado, basta fazer planos de cultivo! Na imagem em baixo, mostro o exemplo de um plano de cultivo que fiz para o mês de outubro.  Deixo em baixo  o link para que possam descarregar o vosso!

O que são Planos de cultivo?

Quando pretenderem fazer um plano de cultivo, devem colocar num caderno o desenho do vosso espaço. Aplicam uma escala aproximada, sem grande rigor, mas que facilite uma visualização do que vão plantar tendo em consideração o espaço que ocupa cada planta.

O melhor é mesmo espreitar o exemplo de um “modelo ou impresso” que utilizo para planear mensalmente a horta indicando o que se vai plantar ou semear. O plano e desenho pode ser feito por cada vaso ou canteiro da vossa horta.

Façam o download gratuito do modelo de Plano de cultivo que utilizo cá em casa, espero que vos seja útil! 🙂

Plano Mensal de cultivo da horta - Download!

Tenho ainda uma sugestão!

Se este artigo vos deixou com vontade de colocar as mãos na terra e iniciar a vossa horta, tenho um curso para vos ajudar! Aprendem na prática a planear, semear, plantar e como manter a horta saudável e produtiva. Vai preparar-vos para darem os primeiros passos no mundo da agricultura urbana e biológica e poderem cultivar os vossos alimentos em casa! Se ficaram curiosos, envie-me um email, que faço chegar toda a informação!

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

2 Responses

  1. […] vejam este artigo – Como planear a horta nas 4 estações! […]

  2. […] artigo sobre planear a horta nas 4 estações […]

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...