Controlo de doenças da horta e jardim – Receita natural

with 5 comentários

doenças da horta e jardim

Na semana passada partilhei convosco a receita para tratar as pragas mais comuns da horta e jardim. Lembrei-me entretanto que muita gente confunde facilmente o ataque de pragas com as doenças que afetam as plantas. Decidi então, partilhar convosco uma receita simples para tratamento das doenças da horta e jardim mais comuns (provocadas por fungos e bactérias).

 

Tratamentos indicados para pragas da horta ou jardim não são eficazes em tratamento de doenças. Por sua vez, tratamentos para doenças das plantas não são indicados para combater pragas.

Não se confundam, de um modo muito simples podemos dividir os tratamentos de problemas das nossas plantas em 2 grupos:

Tratamentos de pragas: designamos por inseticidas e basicamente limitam o desenvolvimento dos bichinhos que vemos a olho nu, como piolho, pulgão, lagartas, formigas, cochonilha, etc. Já abordei este tema no artigo anterior com receita para um inseticida natural.

Tratamentos de doenças: designamos por fungicidas, ou batericidas, conforme se trate de doenças provocadas por fungos ou bactérias. Existem ainda doenças causadas por vírus, mas falarei noutro artigo. A planta parece doente quando mostra alguns sinais de pouca vitalidade, como folhas murchas sem falta de água, ou aparecem manchas ou esporos nas folhas. A melhor forma de tratar as doenças ainda é a prevenção (Plantar é fácil, o difícil é manter).

Na horta, destaco o oídio e míldio como as doenças mais comuns e até frequentes, sobretudo em alturas de temperaturas amenas mas com grande humidade.

Míldio: provoca mancha com aspeto oleoso na parte superior da folha que acabam por secar à posterior.

Oídio: Revela-se quando deixa uma espécie de pó branco sobre as folhagens da planta, podendo causar também a morte dos tecidos das plantas.

Petúnia com doenças da horta

Uma petúnia que ficou na horta, com oídio (consegue-se notar um pó branco na folhagem da planta)

 

Deixo-vos uma receita que funciona muito bem, nomeadamente quando é aplicada numa fase inicial da doença. Na verdade se detetarem a doença na vossa planta numa fase muito adiantada, pode ser muito difícil a sua recuperação.

 

Receita para controlo de doenças da horta e jardim causadas por fungos e bactérias

 

Ingredientes

  • camomila – aproximadamente 100g
  • cavalinha – aproximadamente 100g
  • canela em pó – 2 colheres
  • 1 litro de água
Leva apenas 3 ingredientes!

Tratar doenças da horta com três ingredientes

Como preparar?

Preparam uma infusão (processo normal). Colocar todos os ingredientes num bule e juntar água a ferver. Deixar repousar uns 10-15 minutos. No final, coar antes de aplicar com um pulverizador.

Quando e como aplicar?

A aplicação deve ser feita ao final do dia, ou em dias com pouco sol mas sem chuva uma vez que este tipo de preparados são foto-degradáveis.

Frequência para aplicar: Aplicar preferencialmente de modo preventivo (1X de 15 em 15 dias, ou semanal, de acordo com o estado das plantas).

Resultados após aplicação

Vou mostrar o resultado desta aplicação com os meus morangueiros que estavam cheios de ferrugem (doença causada por fungos) e os ciclames que estavam a ser atacados pelo oídio. Saliento que para maior eficácia, devemos cortar e eliminar as folhas mais atacadas, pulverizando as restantes.

Ciclame com doenças da horta

Ciclame com oídio e míldio

doenças da horta

Ciclame 2 semanas após tratamento

Tratar morangos com doenças da horta

Ferrugem no morangueiro

Cultivar morangos

2 semanas após tratamento

 

Tenho ainda uma árvore (uma mangueira) plantada num vaso para ornamentar o pátio e está com sintomas de viroses nas folhas ou qualquer doença provocada por bactérias. Apliquei a mesma solução, mas como está bastante atacada, vou certamente ter que esperar mais tempo para verificar resultados.

Mangueria em vaso com doença da horta

 

Podem ver na prática como preparar e aplicar a receita natural descrita. Espero que gostem e possam partilhar. Bons cultivos!

 

Tenho ainda uma sugestão!

Se pretendem aprender a identificar, prevenir e combater pragas e doenças, tenho um workshop para vos ajudar! Aprendem na prática métodos de fertilização orgânica (preparação de biofertilizantes e biopesticidas).

[cliquem na imagem para mais informações]

 

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

5 Responses

  1. […] pouco amenas que mais parecem de Verão, é propícia ao aparecimento de muitas pragas e algumas doenças da horta à […]

  2. […] Bem a questão do tempo é sempre muito relativa. Na verdade tenho muito pouco tempo de sobra durante a semana, como a maioria das pessoas em vida ativa com trabalho e filhos e vida familiar. Talvez existam 2 alturas no ano que exigem um pouco mais de tempo, o início da Primavera e o início do Outono. Mas de um modo geral, basta estar um pouco atento ao desenvolvimento das plantas. Atento ao aparecimento de pragas ou alguns sinais de doenças. […]

  3. […] ainda ser atacada por ácaros, como a famosa aranha vermelha que é típica de climas quentes. Vejam aqui tratamentos para […]

  4. […] Vejam ainda estes artigos: insecticida natural para pragas  e tratamento de doenças da horta […]

  5. […] Sugestão para preparar receita para tratar doenças da horta  […]

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...