Girassol: curiosidades e dicas de cultivo

with Sem comentários

girassol

Sempre gostei da flor do girassol, uma das flores que me transmite calor e alegria. Mais tarde, quando me interessei pela filosofia do Feng shui, conheci algumas curiosidades acerca desta planta e desde aí que gosto de plantar girassóis no meu jardim ou horta.

Podem plantar em vaso ou diretamente no solo. Se tiverem um jardim ou um grande espaço livre, podem aproveitar o terreno para cultivar girassóis, pois o seu cultivo é bem simples. Tem ainda o benefício de atrair insetos úteis, como abelhas, borboletas e pássaros e as suas flores são comestíveis. Veja aqui mais flores comestíveis.

As sementes que podem ser consumidas cruas ou assadas, podem ser usadas para fazer farinha ou para a extração de óleo vegetal. São ricas em vitaminas do complexo B, D, E e em minerais como o cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio. Contém ainda ácidos gordos insaturados e tem 4% de proteína.

 

“O girassol é flor raçuda que enfrenta até a mais violenta intempérie e acaba por sobreviver. Ela quer luz e espaço e em busca desses objetivos, seu corpo se contorce o dia inteiro.” (autor desconhecido)

 

Algumas curiosidades sobre o girassol

  • O girassol foi a paixão do famoso pintor holandês Van Gogh.  A série de quadros que ele pintou sobre girassóis durante a sua permanência no sul da França, figuram entre os mais valiosos do mundo.
  • Os primeiros povos a cultivar o girassol, foram os nativos da América do norte e da América do Sul, há mais de 2 mil anos atrás.
  • Os índios do norte americano utilizavam as sementes do girassol moídas para produzir farinha.

 

No Feng Shui, o girassol é a integridade e força que temos dentro de nós e que queremos transmitir aos outros. É a flor do equilíbrio. Flor que segue a caminhada do Sol, indica luz, calor, sentimento de conforto e felicidade. Acredita-se que traz sorte e boas vibrações ao ambiente.

 

Características do girassol

O girassol é uma planta herbácea anual pois nasce, cresce, floresce, frutifica e morre no espaço de um ano. O seu porte atinge entre 40 cm a cerca de 3-4m de altura, dependendo da espécie de cultivar.  As suas grandes flores são muito apreciadas em jardins e há um grande número de cultivares ornamentais, além de haver muitos cultivares com finalidade agrícola.

plantar girassol

 

Onde e como Plantar – Dicas práticas de cultivo

Exposição solar: Gosta de muita exposição solar. como o próprio nome indica, gosta tanto do sol que “gira” à sua procura. Prefere ser cultivado com iluminação solar direta, no mínimo de 6 horas diárias.

Solo: O solo deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Esta planta é bastante tolerante quanto ao pH do solo, mas o ideal é que esteja entre 6 e 7,5.

Rega: Deve regar com a frequência necessária para que o solo seja mantido húmido, mas sem que permaneça encharcado. Contudo, plantas bem desenvolvidas podem suportar breves períodos de seca.

Época de floração: Geralmente começa a florescer cerca de 2 meses após a germinação.

Cuidados de manutenção: O girassol não requer cuidados muito diferentes de manutenção que a maioria das plantas do jardim. As ervas infestantes que possam aparecer devem ser retiradas para não roubarem os nutrientes da planta. Se for plantado no jardim ou horta, gosta de cobertura de solo (mulching).

Prevenção de doenças: Na rega, devem evitar molhar as folhas. Um cuidado importante passa por retirar as folhas que forem ficando secas mais próximas do solo. Estas folhas têm mais probabilidade de apanharem fungos do solo podendo passar a doença para as folhas superiores.

 

Plantar girassol em Vaso

O girassol pode ser cultivado em vasos, mas neste caso o ideal é plantar apenas cultivares ornamentais de menor tamanho (variedades anãs). Devem escolher o vaso de acordo com a espécie escolhida. Aqui em casa, escolhi vasos com volume superior a 30L (mais de 20 cm de altura). Germinei as sementes em local abrigado entre Março-Abril e transplantei depois quando as plantas tinham uns 5-10 cm de altura. Deixo-vos os 4 passos simples para plantar em vaso.

  1. Colocar no fundo do vaso elementos que facilitem a drenagem da água (escolhi alguns mini-vasos velhos para criar volume e adicionei argila expandida até cerca de 5 cm do fundo do vaso.
  2. Depois de colocar uma manta de drenagem (opcional), devem preencher o vaso com um substrato de boa qualidade, sem compactar a terra;
  3. Fazer um buraco na terra (aproximadamente 5 cm de profundidade) e colocar as sementes (se quiserem semear direto) ou transplantar as mudas já germinadas.
  4. Regar o solo diariamente até germinarem as sementes ou as mudas transplantadas vingarem.
Plantar girassóis
Os nossos girassóis em vaso, transplantados em Maio

 

O girassol é ainda uma das plantas ideias para semear ou plantar com os vossos pequenos. Porque não aproveitar as férias e fazer uma atividade diferente e divertida de jardinagem com eles. Vejam aqui mais sugestões!

Se gostaram das dicas e curiosidades sobre o girassol, não esqueçam de partilhar com vossos amigos. Bons cultivos e boas energias! 🙂

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...