5 Dicas para um Natal mais sustentável

Quando imagino o Natal, imagino sempre doces de natal, reencontro de família, conversas em volta de uma mesa até tarde ou junto da lareira.  Já Falta pouco tempo para o Natal e por isso, lembrei-me de trazer algumas dicas para um Natal mais sustentável.

Mas afinal o que é um Natal sustentável?

Para mim, um Natal sustentável, é aquele que não tem pressas e passa por muito mais do que dar presentes verdes e amigos do ambiente!

Quando falamos de Natal, falamos de presentes, mas também de comida, decoração e aquele tempo passado em família. 

Como a  comida e o Natal continuam a andar de mãos dadas, deixo ainda sugestões para um menu de Natal mais sustentável, já que esta é uma época que consumimos mais e por isso também descartamos mais.

foto da minha família (tirada no mesmo mês que este projeto nasceu)

Dicas para um Natal mais sustentável

1. Menus de Natal feitos com produtos sazonais

Escolhe produtos hortícolas sazonais e forem da nossa horta, ou da horta de familiares, melhor ainda. Se não tiveres essa possibilidade, visita alguns mercados e escolhe alimentos produzidos localmente. Não precisam ser transportados de longe o que está associado a uma menor pegada de carbono. Além disso, quando colhidas na hora certa, terão um sabor muito melhor e repercutirão na economia local.

2. Dizer não ao desperdício alimentar.

Tantas vezes resultante de compras em excesso para preparar as refeições dos dias festivos. Cerca de 40% dos alimentos produzidos acabam sendo descartados nesta época. A solução é simples: calcular bem os alimentos necessários e guardar, congelar ou dar o resto.

3.Dizer sim a mais tempo em família

Abrandar o ritmo ou simplesmente parar um pouco e tomar um chá com tempo. Se possível, aproveitar umas férias para descansar. Estes dias de inverno, convidam a momentos de reflexão o que pode trazer um “duplo benefício”.

4. Evitar comprar alimentos com embalagens

Escolhe comprar a granel sempre que for possível. Utiliza os teus sacos de pano e evita ao máximo produtos muito processados e que exigem muita embalagem. A quantidade de embalagens que geramos normalmente é esmagadora e, nessas datas, dispara.

5. Chamar a criatividade  e cria os teus presentes

Podemos fazer os nossos embrulhos em casa. Podemos aproveitar materiais que já temos e que podem ser reutilizados, além do papel, como tecidos velhos que iriam para a reciclagem.

natal mais sustentável

E como acredito que todos podemos aprender com todos, envia-me as tuas sugestões para um Natal mais sustentável, ou partilha comigo se já colocas algumas destas em prática!   

A propósito de presentes, publiquei um vídeo há umas semanas no meu instagram com uma sugestão de DIY para presentes simples feitos por ti, passa por lá e vê a sugestão de sais de banho fáceis e baratos que podes fazer [vê aqui o vídeo].  Publiquei ainda outro no meu canal do youtube com sugestões de plantas para decorar ou oferecer nesta época.

Vochers para experiências também são uma boa opção, mas se ainda assim, preferes comprar e dar um presente responsável a quem adora plantas, podes escolher um dos meus livros, ou aproveitar e reservar a Box da Horta e a de Ervas Aromáticas ambas incluem livros, sementes e vasos biodegradáveis que vão facilitar a experiência, sobretudo a iniciantes nestas andanças do cultivo urbano.

Guarda este Pin! (espreita o meu Pinterest)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DESAFIO MÃOS NA TERRAUm desafio para plantar alimentos
e colher saúde e bem estar!

De 07 a 10 de Fevereiro às 21h