A rubrica à mão de semear, para quem é novo por aqui, tem como objetivo, a partilha de outros projetos alinhados com os meus valores e missão deste blog. Acima de tudo, esta rubrica pretende apresentar outras pessoas que partilham conteúdos e as suas experiências relacionadas com alimentação, jardinagem, estilo de vida “eco-frendly" e bem estar.
Desta vez, a convidada foi a Mafalda Ramos, fundadora do projeto Star Glow, dedicada a terapias holísticas, incluindo Ayurveda.
"Considerado um dos sistemas médicos mais antigos do mundo, o Ayurveda começou a ser desenvolvido na Índia em 2000 a. C. por sábios ancestrais: a natureza era o seu laboratório, a experimentação e a observação os seus métodos."
"Ayurveda é a palavra em sânscrito para ciência/conhecimento (veda) da vida (ayus). A vida é o período compreendido entre o nascimento e a morte. A saúde é o estado no qual a mente, a alma e os sentidos interagem harmoniosamente conduzindo a uma sensação de plenitude, bem-estar e felicidade. Em última análise, o Ayurveda é a resposta para uma vida saudável e, consequentemente, feliz. " Mafalda Ramos
À mão de semear com… Mafalda da Star Glow
1. Se tens ou tivesses uma horta, o que nunca poderia faltar? O que gostarias de ter sempre à mão de semear?
"Prestes a começar a minha agro-floresta, tenho já a certeza de quatro aromáticas que não vão poder faltar: a salsa, os coentros, os orégãos e o alecrim. Segundo a medicina ayurvédica, são plantas que auxiliam o processo digestivo o que beneficia bastante constituições tendencialmente mais vata (que é o meu caso). Felizmente, tenho-as todas a minha disposição através de hortas de amigos e familiares - sou uma sortuda!"
2. Para ti, quais são as maiores vantagens de cultivar alimentos em casa?
"O processo digestivo começa com o amor que colocamos na preparação do nosso alimento."
"Ao cozinharmos com paz na alma e amor no coração, estamos a ajudar o nosso corpo a digerir e aproveitar ao máximo todos os nutrientes. Imagina se estendermos esse sentimento às fases do plantio e da colheita... Essa é, para mim, a principal vantagem em produzir o meu próprio alimento. A frescura é a outra grande vantagem. O cheiro da terra, a beleza das cores, a magia dos aromas - é o envolvimento de todos os órgãos sensoriais num só tempero."
3. Consideras que uma alimentação mais consciente e alguns estilos de vida mais sustentáveis podem melhorar o mundo? De que forma ?
"Se considerarmos que os recursos do planeta são limitados e que estamos a usar mais do que ele nos pode oferecer, a sustentabilidade é um fator crucial para a nossa sobrevivência e de todos os seres à nossa volta."
"Há muito desperdício... estamos numa era de consumo alimentar excessivo que, infelizmente, acaba muitas vezes no lixo. Ter a nossa horta, o nosso canteiro, o nosso vaso, permite-nos colher apenas o que precisamos. A ponderação tem um forte papel neste processo: sempre que estou perante uma aparente necessidade questiono-me "conseguiria viver sem isto?" - regra de ouro para reduzir o desperdício."
4. Uma sugestão de receita que queiras sugerir…
"Uma das minhas receitas ayurvédicas preferidas que faz um brilharete em qualquer ocasião e é fácil de confecionar e de digerir é o húmus de feijão mungo."
Certamente vão gostar de conhecer este projeto "Star Glow" da Mafalda. Assim, espero que possam partilhar estas sugestões com os vossos amigos e espreitem a sua página. Ah, tenham ainda bons cultivos na horta e na cozinha!
Se quiserem ficar a par de todas as novidades por aqui, façam a inscrição da minha Newsletter.
Se gostaram deste artigo, não esqueçam de partilhar com os vossos amigos. Sigam ainda as nossas redes sociais no Facebook, no Instagram e no Youtube.