Já fui falando sobre a importância que dou às ervas aromáticas cá em casa, quer na nossa horta quer na cozinha. Cultivar ervas aromáticas é um dos meus cultivos favoritos! Tenho uma boa variedade plantada no nosso jardim e espalhadas por vários canteiros e vasos.
Lembrei-me entretanto que poderia ter interesse partilhar algumas dicas importantes sobre como cultivar ervas aromáticas: as melhores condições de crescimento das diferentes ervas. Podemos simplificar se tivermos por base a divisão das ervas aromáticas em 3 grupos: o grupo das ervas anuais, o grupo das vivazes herbáceas e o grupo das ervas vivazes perenes.
Grupo das ervas anuais e bianuais: as plantas que germinam, florescem e morrem completando um ciclo de vida num ano ou menos (podem excepcionalmente durar até 2 anos, como por exemplo a salsa).
Grupo das ervas vivazes herbáceas: inclui as plantas que tem um ciclo de vida igual ou superior a dois anos. A folhagem das ervas vivazes morre todos os anos, na época do frio, mas as raízes sobrevivem e voltam a crescer de novo na Primavera.
Grupo das ervas vivazes perenes: Também conhecidas por ervas arbustiformes, têm um ciclo de vida superior a 2 anos, mantendo a folhagem persistente em todas as estações do ano.
Se gostavas de cultivar mais variedades de ervas aromáticas, conhece o meu livro e ebook Jardim de Ervas Aromáticas, também disponível em ebook com 20 variedades de ervas.
Se pretendes começar uma horta em casa, mesmo que nunca tenhas tido a experiência de cultivar, faz a matrícula na minha ACADEMIA DA HORTA & JARDIM.
Ervas Aromáticas anuais e bianuais
Aqui podemos considerar ainda duas subdivisões: o grupo das ervas resistentes, que engloba a salsa, coentros, endro, camomila, cerefólio e stevia e o grupo das ervas pouco resistentes: como por exemplo o manjericão e manjerona.
Condições ideais de crescimento das Ervas anuais
Estas variedades necessitam de um local com boa exposição solar e de solo bastante fértil. Devemos adicionar composto antes de semear ou plantar. Devemos ainda escolher um local protegido do gelo e podemos misturar estas ervas num canteiro de flores ou plantar em vasos separados. A salsa se for plantada no mesmo sítio, pode sofrer de viroses (vejam aqui como tratar) e ser atacada pela mosca da cenoura, pelo que deverá ser considerada na rotação e culturas.
Salsa
Manjericão
Ervas Aromáticas vivazes herbáceas
Podemos englobar neste grupo o funcho, estragão, hortelã, erva-cidreira e cebolinho.
Condições ideais de crescimento das Ervas vivazes
Estas plantas devem ser cultivadas num local com boa exposição solar, solo fértil e bem drenado. As herbáceas têm de ser colhidas e aparadas regularmente, de modo a promover o fornecimento constante de folhagem nova para utilizar. Devem ser cortadas no final do Outono e Primavera.
No caso da família das mentas (hortelã), devemos considerar que preferem uma exposição especialmente abrigada e solo muito rico e húmido. Devem ser cultivadas separadas para prevenir o espalhamento de raízes e preferencialmente em vaso com mínimo de 30 cm de profundidade .
Hortelã
Cultivar Ervas Aromáticas vivazes perenes
Podemos englobar aqui as salvas, lavandas ou alfazemas, alecrim, tomilho, oregãos, segurelha e loureiro.
Condições ideais de crescimento das Ervas vivazes perenes
A maioria das vivazes arbustiformes precisa de um local bastante soalheiro, solo leve e bem drenado. Pode acrescentar areia ou terraço em solos mais pesados e cobrir o canteiro com casca de árvores ou aparas. Assim irá manter a folhagem limpa e seca. Se possível, plante junta a muros ou pátios para beneficiarem do calor refletido pelas paredes.
As folhas destas plantas podem ser colhidas em qualquer altura durante a estação de crescimento. Normalmente atingem o sabor máximo antes da floração e nessa altura que deverão ser colhidas, caso pretenda secar para conservação. Deve podar estas plantas no início do Outono
Tomilho
Alecrim
Os benefícios da utilização das ervas aromáticas já não são novidade para ninguém, mas é importante realçar que a eficácia destas plantas resulta da ação de substâncias naturais fortes que só são produzidas em concentrações suficientes se as plantas forem cultivadas em condições de crescimento favoráveis. Por exemplo, os óleos essenciais produzidos em plantas como o tomilho perdem a sua força se for cultivado em condições de sombra e humidade.
Agora que já conhecem algumas dicas, só têm boas razões para cultivarem os vossos temperos e infusões preferidas.
Se gostaram deste artigo e parecer-vos útil, partilhem com quem possa também gostar, a Caseiro agradece!