Quando querem começar uma horta em casa, uma das primeiras dúvidas que certamente vai surgir é por onde começar. Se começam a horta com sementes ou com plantas e o que vão semear e plantar. Diria que existem vantagens nas duas situações, quer queiram semear quer queiram plantar ou transplantar e que depende acima de tudo da vossa experiência e tempo disponível. Vejam como semear na horta!
Gostaria no entanto de realçar algumas das vantagens quando optam por semear os vossos cultivos. Uma das principais vantagens talvez seja a componente económica. É mais barato comprar sementes do que as mudas de plantas jovens para transplantar. Mas existem mais vantagens. Quando escolhem semear, têm disponíveis mais opções de variedades de plantas. Outra vantagem é a garantia de maior resistência e adaptação dos cultivos às condições do vosso jardim, entre muitas outras.
Neste artigo, vou referir os procedimentos básicos de como semear na horta, ou como habitualmente se diz, fazer sementeira direta em local definitivo.
Se pretendes começar uma horta em casa, mesmo que nunca tenhas tido a experiência de cultivar, faz a matrícula na minha ACADEMIA DA HORTA & JARDIM.
A inscrição na Academia da horta é uma assinatura anual de uma plataforma com conteúdo variado e exclusivo dos jardineiros (alunos) aderentes. Todos os cursos online, ebooks, tutoriais, aulas ao vivo e esclarecimento de todas as dúvidas durante 1 ano de acesso. Inscreve-te aqui e acede já a todos os conteúdos exclusivos!
Existem diferentes modos de semear!
Antes de mais devemos alertar que existem várias formas de semear, mas que de um modo simples dividimos em 2 grupos para ajustar as regras e condições de cada um.
- Sementeiras diretas em local definitivo: as sementes vão germinar no mesmo local onde se vão desenvolver até ao fim do seu ciclo (as sementeiras que vamos abordar neste artigo)
- Sementeiras em viveiro (local protegido): aqui, as sementes vão germinar em condições protegidas e controladas (nomeadamente de temperatura e humidade) e são depois transplantadas para crescerem no seu local definitivo.
Cuidados gerais antes de semear
Para ambos os casos é necessário ter em consideração as seguintes regras fundamentais para o sucesso e bom desenvolvimento de qualquer cultivo. Nunca é demais relembrar estas regras básicas que se não forem cumpridas, colocam em causa o sucesso de qualquer sementeira ou mesmo plantação:
1.º Respeitar o ciclo de cultivo de cada variedade - Semear e plantar no seu tempo!
2.º Disponibilizar o espaço e volume de substrato adequado a cada cultivo.
3.º Verificar as condições de exposição solar - ter a luz disponível adequada a cada cultivo.
Vejam também este artigo: "Como planear a horta nas 4 estações"
Cuidados e regras básicas antes de semear
Quando as sementeiras são feitas diretamente no solo, onde a planta vai passar todo o seu ciclo de vida, devemos ter em atenção alguns cuidados antes de semear, nomeadamente na preparação do canteiro e fertilização adequada do solo.
Para preparar um canteiro de solo rico, sem pedras e paus devem retirar as ervas daninhas e aplanar com uma tábua ou ancinho. dependendo da época, devemos ainda preparar uma estrutura para sombrear o canteiro e protegê-lo do sol direto, e as sementes de predadores.
Como semear direto em local definitivo
Para saber como semear em pequenos vasos ou canteiros, o método mais simples é semear em "linha", organizando as sementeiras em linhas ou filas. Se o espaço for maior, é mais prático fazer sementeira a "Lanço" - lançar as sementes no solo de modo aleatório.
Como fazer ?
1.º Fazer pequenos sulcos no solo com alguma profundidade (dependendo das variedades) - a profundidade não deve ser superior a 3 vezes o tamanho das sementes que vai semear
2.º Misturar as sementes mais pequenas com solo ou areia fina
3.º Espalhar as sementes e cobrir levemente (atenção não enterrar demais)
4.º Não esquecer de regar bem, sem inundar
5.º As filas/ linhas semeadas devem ser etiquetadas
O que posso semear diretamente na horta?
Geralmente são sementes que germinam com muita facilidade e sem necessidade de proteção. As culturas que proponho são algumas das mais simples e que tem quase sempre sucesso garantido (existem mais). Se forem novatos nestas andanças das hortas urbanas, podem começar com estas culturas:
- rabanetes
- beterraba
- espinafres
- cenouras
- cebolas
- curgetes
- abóboras
- pepinos
- rúcula
- ervilhas
- favas
- alho-francês
- salsa
- cebolinho
Sementeiras diretas protegidas
As sementeiras podem também ser feitas diretamente no solo abrigado com estufa. É aconselhável em locais com temperaturas extremas, quer demasiado frias ou com demasiado calor. Neste caso a proteção (estufa) pode ser retirada quando as plantas jovens estão mais desenvolvidas e podem suportar melhor as condições adversas.
Existem plantas de hortícolas que gostam de ser semeadas e germinar em local protegido, ou viveiro antes de serem plantadas em local definitivo. Refiro-me por exemplo a algumas variedades de Primavera-Verão, como o tomate, malagueta, pimento, entre outras. Neste caso, necessitamos de alguns materiais e condições especificas para germinar e posteriormente transplantar, que falarei noutro artigo.
Tenho ainda uma sugestão!
Vamos agora "meter as mãos na terra" e semear na horta o que mais gostam de colher.
Ah, e não esqueçam de partilhar comigo as vossas sementeiras e este artigo com os vossos amigos ou familiares!
Bons cultivos! :)