Quando fundei a Plantit, em 2010, tinha em mente poder atuar junto de vários públicos, entre os quais, as escolas. Acreditei sempre que jardins ou hortas na escola podem funcionar como um elemento diferenciador na educação pessoal e social trazendo ainda outros benefícios indiretos que promovem a atividade física, a proximidade com a origem dos alimentos e a saúde e o bem-estar emocional das crianças e adultos. Vejam neste artigo, alguns dos benefícios mais importantes de cultivar com crianças. Continuo a acreditar nos benefícios trazidos pelas hortas escolares, mas verifico que muitos deles não aproveitam toda a imensidão de atividades que poderiam explorar. Algumas vezes, porque esquecem de promover o envolvimento de toda a comunidade escolar, outras, porque não desenvolvem as dinâmicas neste contexto diferente, de utilização do espaço exterior para promover a aprendizagem. Diria ainda que a melhor forma de poderem dinamizar as hortas escolares é considerá-las com carácter de continuidade, durante todo o ano letivo, nas 4 estações. Os projetos com caráter pontual (que iniciam na maioria durante a Primavera) não permitem conectar da mesma forma as crianças com os ciclos da natureza.
12 atividades para explorar com as Hortas escolares
São diversas os temas que podem ser explorados. Desde as temáticas centradas nas áreas da alimentação, agricultura biológica, compostagem, etc. Se não iniciaram ainda uma horta na escola e tem pouca experiência, aconselho a leitura deste artigo. pois indica uma lista de cultivos fáceis para iniciar. Deixo a lista de alguns temas ou atividades que podem explorar com uma horta escolar e, dentro e fora da sala de aula.
1 - Entender a sazonalidade dos alimentos - conhecer o calendário de plantação/sementeiras e colheitas
2 - Conhecer e explorar as variedades e importância das sementes 3 - Conhecer várias flores e ervas aromáticas e sua importância na biodiversidade e controlo de pragas no jardim e horta
3 - Explorar e conhecer alguns dos insetos úteis
4 - Poder explorar o processo de compostagem (degradação de resíduos orgânicos em fertilização natural)
Se quiserem aprender mais sobre como fazer compostagem em casa espreitem este curso de compostagem caseira da Muda Tuga.
5 - Construir e utilizar uma "estufa" para semear ou transplantar plantas jovens
6 - Construir abrigos para insetos amigos
7 - Oficinas com lupas para explorar toda a biodiversidade do microssistema da horta
8 - Construir casas para pássaros
9 - Recolher água da chuva e entender melhor a importância de poupar água
10 - Conhecer e explorar alguns provérbios populares sobre colheitas (mensalmente)
11 - Explorar algumas oficinas de cozinha - preparação simples de refeições com legumes da horta
12 - Conhecer os princípios da agricultura biológica e suas vantagens para a saúde e ambiente Se já têm um projeto de horta na escola, partilhem comigo as vossas experiências, o que funciona melhor e pior. Se gostaram do artigo, não esqueçam de partilhar! Aproveito a época para desejar bons cultivos neste novo ano letivo! :)
A Caseiro