Cultivar o que mais gosto!
Gosto bastante de cozinhar. E nestas andanças da cozinha é tão bom poder utilizar os legumes que cultivo em casa. Outros chegam diretamente da horta dos meus pais e avós (sou mesmo uma sortuda).
As colheitas vão variando ao longo das estações e com elas vou também variando alguns pratos. Gosto da inspiração que a horta me traz. Gosto de criar ou acrescentar algo diferente a um prato simples que aprendi, com a minha mãe. Dizem-me os mais pequenos da casa, que “a mãe gosta de inventar”. A sorte é que vai saindo bem (a maioria das vezes). Consequentemente, quando corre menos bem, há sempre o plano B comem sopa e fruta a dobrar.
Os meus cultivos…
O melhor é que possam adequar o plano de cultivos de acordo com o que mais gostam de comer. Por cá tento explorar ao máximo a variedade de acordo com as estações do ano. Não vamos colher tomate em Dezembro, porque o ciclo natural do tomateiro não permite (apenas se o cultivasse com condições controladas - estufa). Mas em Dezembro, podemos colher espinafres, couves, rabanetes, alfaces e acelgas que plantamos no início do Outono.
Acredito que cultivar é um modo de promover a saúde e a felicidade para nós e a nossa família!
Quando cultivo legumes e hortícolas, não cultivo apenas comida, mas cultivo também uma pegada ecológica mais verde e muitas, muitas outras coisas. A natureza ensina-nos muito e a horta ainda mais com grandes benefícios adicionais: acrescenta sabor, cor, cheiro e até um pouco de poesia para todos os sentidos.
Benefícios de cultivar uma Horta!
Ao longo destes anos tenho cultivado muitas variedades de plantas, mas acima de tudo, algumas aprendizagens com esta experiência. Saliento algumas:
* Saber esperar o tempo certo para cada colheita vai me ensinando a cultivar a paciência (confesso que pouco abundante, ainda..)
* Saber que temos que cuidar com alguma atenção para um dia poder colher (é preciso observar, alimentar, regar.), assim são as plantas, assim são as pessoas e assim é a vida.
*Não desistir quando as coisas não correm bem à primeira e por vezes à 2.ª e à 3ª, ensina-me a cultivar a perseverança.
O que vamos cultivar neste espaço: Cultivos da Caseiro?
Quero trazer a melhor informação prática para que todos possam aproveitar tanto quanto eu. Este é o meu compromisso e a principal missão definida para este blogue.
Vou partilhar todos os benefícios que provêm de poder colher e comer alimentos frescos bem como da alegria e aprendizagem que a jardinagem pode proporcionar a nós e a toda a família (realço aqui os meus pequenos).
Pretendo ajudar com artigos, fotos e vídeos com demonstrações fáceis e simples.
Espero também poder partilhar as minhas dicas, sobretudo aquelas que resultaram da minha experiência e aprendizagem com os meus cultivos na horta, na cozinha e na vida.
Acima de tudo o meu propósito é simples – que sejam vocês os especialistas dos vossos cultivos!
E então, vamos cultivar uma horta em casa?!
Imagem da minha primeira horta urbana no quintal da minha casa, em 2010Tenho ainda uma sugestão!
Se este artigo vos deixou com vontade de colocar as mãos na terra e iniciar a vossa horta, brevemente irei lançar um curso online "Horta Urbana".