Já plantou uma Árvore com as suas crianças?
Já algum tempo que não escrevo sobre as práticas de jardinagem com os meus pequenos. Mantenho no entanto a convicção de que a jardinagem é uma atividade saudável e divertida para partilhar em família e tento fazê-lo sempre que posso. Sei também que nem sempre é fácil jardinar com os mais pequenos e motivá-los e a dificuldade vai aumentando à medida que crescem, mas existem sempre formas de poder plantar com as vossas crianças!O dia da criança é já amanhã e o dia mundial do ambiente acontece 4 dias depois (5 de Junho). Com estas datas quase juntas, lembrei-me de vos trazer uma proposta de atividade gira e divertida para partilharem com os mais pequenos no jardim - plantar uma árvore com as vossas crianças!
Não é preciso ser nenhuma data especial para poderem fazer esta atividade com as vossas crianças. Podemos plantar árvores em qualquer dia e não apenas no dia da árvore, da criança ou do ambiente. Fica apenas a ressalva que se quiserem plantar árvores no vosso jardim, devem optar por fazê-lo preferencialmente nas estações de Outono, Inverno ou Primavera.
Porquê plantar uma Árvore com crianças?
Primeiro interessa realçar que é uma dádiva poder plantar uma árvore, não apenas para nós e a nossa família, mas também para todas as gerações futuras que podem desfrutar da sua sombra, flores, ou mesmo frutos. Quando plantamos uma árvore com os mais pequenos, estamos também a semear memórias afetuosas que se transformam numa conexão com a árvore enquanto crianças e depois, quando crescerem.Mantenham os vossos filhos envolvidos! Tentem deixá-los ajudar o máximo possível com a plantação e os cuidados com a árvore jovem, como por exemplo regar. Podemos incentivá-los ainda a observarem o crescimento, apreciando as mudanças durante as estações do ano (a mudança de cor das folhas, o aparecimento de flores ou frutos, textura dos caules, etc.).
Plantar uma Árvore com crianças - Materiais e instruções
Materiais necessários
- Uma árvore (escolham em família com eles, pode ser qualquer uma, ornamental ou mesmo de fruto)
- Uma pá de jardinagem
- Fertilizante orgânico
- Vaso grande (para quem não tem jardim /quintal)
- Substrato adequado (caso vá plantar em vaso)
- Argila expandida ou outros materiais que facilitem a drenagem (caso plante num vaso)
Instruções - 8 passos para plantar uma árvore
- Escolham uma árvore em família
- Escolha um local adequado no seu quintal para plantar a árvore
- Cavar um buraco no solo e reserve o solo, gramados e pedras
- Colocar a árvore no buraco e encha-a 2/3, depois colocar um pouco de fertilizante orgânico e regar. Depois da água escoar, acabar de encher o buraco com terra/substrato
- Fazer um círculo em forma de pires ao redor da árvore usando as sobras de pedras ou outro tipo de cobertura
- A árvore deve ser tutorada para que não seja derrubada por ventos fortes
- Não esquecer de nomear a árvore! Podem trabalhar uma placa de identificação à prova de intempéries com o nome botânico da árvore, com o seu nome comum e o nome que escolheram em família para ela.
- Quando a nova árvore estiver no chão, juntem a família para uma foto de grupo. Podem fazer dessa foto um evento anual e coleciona-las num álbum de família.
A nossa experiência cá em casa (plantação de uma oliveira)
- Escolhemos uma Oliveira - esta oliveira foi oferecida pelos avós numa data especial, o dia de batizado da nossa pipoca mais pequena (a nossa Alice).
- Fiz a plantação umas 2 semanas atrás com os dois mais novos.
- Fizemos a plantação num vaso grande, com capacidade de 60 Litros aproximadamente
- A oliveira jovem vinha plantada em vaso (mais fácil para transplantação)
- A Oliveira foi plantada no centro do vaso e à volta colocamos 4 girassóis (planta de estação com cor)
- Fizemos a placa de identificação (pintamos com tinta acrílica umas placas em madeira)
- Colocamos uma vara guia de crescimento para que eles possam acompanhar o crescimento desta árvore de crescimento lento.
A nossa oliveira ALLU (AL-LU de "Alice" e "Luis" os meus pipocas que ajudaram na plantação)
Durante todo o processo, podemos explicar a importância das árvores na produção do oxigénio, na absorção da água das chuvas e do dióxido de carbono, entre muitas outras coisas. Podemos ainda destacar que, assim como as crianças precisam de se alimentar, é preciso regar e alimentar a árvore para que ela cresça forte. Essa comparação fará com que possa perceber melhor que o processo de desenvolvimento da natureza é parecido com o seu e possa assim compreender melhor toda a interação do universo em que vivemos.Jardinem e plantem mais com as vossas crianças, é uma atividade gratificante e uma das formas simples de aprenderem a respeitar mais a natureza e simultaneamente guardar memórias felizes! :) A Caseiro