Como semear na horta – Regras básicas

with 5 comentários

como-semear

Quando querem começar uma horta em casa, uma das primeiras dúvidas que certamente vai surgir é por onde começar. Se começam a horta com sementes ou com plantas e o que vão semear e plantar. Diria que existem vantagens nas duas situações, quer queiram semear quer queiram plantar ou transplantar e que depende acima de tudo da vossa experiência e tempo disponível.

Gostaria no entanto de realçar algumas das vantagens quando optam por semear os vossos cultivos. Uma das principais vantagens talvez seja a componente económica. É mais barato comprar sementes do que as mudas de plantas jovens para transplantar. Mas existem mais vantagens. Quando escolhem semear, têm disponíveis mais opções de variedades de plantas. Outra vantagem é a garantia de maior resistência e adaptação dos cultivos  às condições do vosso jardim, entre muitas outras.

Neste artigo, vou referir os procedimentos básicos para semear na horta, ou como habitualmente se diz, fazer sementeira direta em local definitivo.

 

Existem diferentes modos de semear!

Antes de mais devemos alertar que existem várias formas de semear, mas que de um modo simples dividimos em 2 grupos para ajustar as regras e condições de cada um.

  • Sementeiras diretas em local definitivo: as sementes vão germinar no mesmo local onde se vão desenvolver até ao fim do seu ciclo (as sementeiras que vamos abordar neste artigo)
  • Sementeiras em viveiro (local protegido): aqui, as sementes vão germinar em condições protegidas e controladas (nomeadamente de temperatura e humidade) e são depois transplantadas para crescerem no seu local definitivo.

Cuidados gerais antes de semear

Para ambos os casos é necessário ter em consideração as seguintes regras fundamentais para o sucesso e bom desenvolvimento de qualquer cultivo. Nunca é demais relembrar estas regras básicas que se não forem cumpridas, colocam em causa o sucesso de qualquer sementeira ou mesmo plantação:

1.º Respeitar o ciclo de cultivo de cada variedade – Semear e plantar no seu tempo!

2.º Disponibilizar o espaço e volume de substrato adequado a cada cultivo.

3.º Verificar as condições de exposição solar – ter a luz disponível adequada a cada cultivo.

Vejam também este artigo: “Como planear a horta nas 4 estações”

 

tipos-de-sementeiras

 

Cuidados e regras básicas antes de semear

Quando as sementeiras são feitas diretamente no solo, onde a planta vai passar todo o seu ciclo de vida, devemos ter em atenção alguns cuidados antes de semear, nomeadamente na preparação do canteiro e fertilização adequada do solo.

Para preparar um canteiro de solo rico, sem pedras e paus devem retirar as ervas daninhas e aplanar com uma tábua ou ancinho. dependendo da época, devemos ainda preparar uma estrutura para sombrear o canteiro e protegê-lo do sol direto, e as sementes de predadores.

 

Como semear direto em local definitivo

Para semear em pequenos vasos ou canteiros, o método mais simples é semear em “linha”, organizando as sementeiras em linhas ou filas. Se o espaço for maior, é mais prático fazer sementeira a “Lanço” – lançar as sementes no solo de modo aleatório.

Como fazer ?

1.º Fazer pequenos sulcos no solo com alguma profundidade (dependendo das variedades) – a profundidade não deve ser superior a 3 vezes o tamanho das sementes que vai semear

2.º Misturar as sementes mais pequenas com solo ou areia fina

3.º Espalhar as sementes e cobrir levemente (atenção não enterrar demais)

4.º Não esquecer de regar bem, sem inundar

5.º As filas/ linhas semeadas devem ser etiquetadas

 

 

O que posso semear diretamente na horta?

Geralmente são sementes que germinam com muita facilidade e sem necessidade de proteção. As culturas que proponho são algumas das mais simples e que tem quase sempre sucesso garantido (existem mais). Se forem novatos nestas andanças das hortas urbanas, podem começar com estas culturas:

  • rabanetes
  • beterraba
  • espinafres
  • cenouras
  • cebolas
  • curgetes
  • abóboras
  • pepinos
  • rúcula
  • ervilhas
  • favas
  • alho-francês
  • salsa
  • cebolinho

Sementeiras diretas protegida

As sementeiras podem também ser feitas diretamente no solo abrigado com estufa. É aconselhável em locais com temperaturas extremas, quer demasiado frias ou com demasiado calor. Neste caso a proteção (estufa) pode ser retirada quando as plantas jovens estão mais desenvolvidas e podem suportar melhor as condições adversas.

 

Existem plantas de hortícolas que gostam de ser semeadas e germinar em local protegido, ou viveiro antes de serem plantadas em local definitivo. Refiro-me por exemplo a algumas variedades de Primavera-Verão, como o tomate, malagueta, pimento, entre outras. Neste caso, necessitamos de alguns materiais e condições especificas para germinar e posteriormente transplantar,  que falarei noutro artigo.

 

Tenho ainda uma sugestão!

Se este artigo vos deixou com vontade de colocar as mãos na terra e iniciar  a vossa horta, tenho um workshop para vos ajudar! Aprendem na prática a cultivar a vossa primeira horta em vaso (hortícolas e aromáticas).

[cliquem na imagem para mais informações]

 

workshop-a-minha-horta-de-varanda

 

Vamos agora “meter as mãos na terra” e semear na horta o que mais gostam de colher.

Ah, e não esqueçam de partilhar comigo as vossas sementeiras e este artigo com os vossos amigos ou familiares!

Bons cultivos! 🙂

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

5 Responses

  1. […] meses da Primavera, como as ervilhas, favas, as cebolas novas entre outros. Está na altura de semear na horta e plantar os cultivos desta época! Como dizem os ditados […]

  2. […] Vejam aqui o artigo sobre sementeiras diretas na horta […]

  3. […] Vejam   aqui como semear direto na horta […]

  4. […] espinafres não gostam de ser transplantados. Para ter sucesso, é aconselhável semear diretamente no local definitivo. Esse local deve ser soalheiro mas fresco e com bastante matéria orgânica. Gostam de bastante […]

  5. […] muito fácil de cultivar, por sementeira direta ou através de transplantação de mudas de plantas jovens. Tenho acelgas na minha horta durante o […]

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...