Cultivar morangos em casa

with Sem comentários

cultivar-morangos

 

Quem é que não gosta de morangos? Além de serem uma fruta bonita são ricos em vitamina C, ácido fólico e boa fonte de fibras.

Talvez  seja um dos tipos de cultivos mais experimentados por todos os jardineiros ou agricultores urbanos, no jardim ou na horta em casa. Daquelas plantas simples de cultivar e que correndo bem, podem durar até uns 3-4 anos.

2 Curiosidades sobre o morango: Na verdade não é bem um fruto, mas antes a base dilatada da flor e existem cerca de 200 sementes na superfície exterior do morango.

 A Planta: morangueiro

O Morangueiro é uma planta herbácea perene, de pequeno porte. A planta emite estolhos que são caules finos que facilmente enraízam dando origem a plantas autónomas.

Alface, espinafre, alho francês e cebola são boas associações para cultivar em conjunto com os morangos.

Podem ser cultivados na maioria dos tipos de solo, tendo preferência por solos leves e arenosos com boa retenção de humidade, mas bem drenados e férteis. São sensíveis a solos compactos com tendência para o encharcar. Existem imensas variedades, mas podemos dividir basicamente em dois grupos:

Remontantes ou variedades de dias longo: produzem em maior quantidade nos dias longos (entre Abril-Setembro). pela minha experiência, são as variedades mais adequadas para cultivar em casa.

Não remontantes ou variedades de dia curto: mais indicadas para cultivar em estufa, pois a produção é maior nos dias curtos de Inverno-Primavera, quando as temperaturas exteriores são ainda baixas.

cultivar-morangos

 

A forma mais fácil de cultivar morangos

Podemos semear ou comprar plantas em dois formatos: pés de morangueiros de raiz nua, ou já enraizados em vaso.

Para iniciar, a forma mais fácil é plantar os pés de morangueiros já enraizados. Após um primeiro ano de cultivo, no final da época de frutificação, os morangueiros dão origem a novas plantas (chama-se reprodução por estolhos). Podemos cortar estas “plantinhas filhas” da “planta mãe” e colocar na terra de modo a produzir novas plantas.

 

Quando plantar morangos?

O desenvolvimento vegetativo ocorre acima de 9ºC. As plantas devem ser transplantadas no exterior, de preferência entre Agosto a Novembro (as variedades de dia curto). As variedades de dia longo podem ser plantadas também no início da Primavera.

Podemos semear em viveiro, sendo a propagação do morangueiro mais favorável por via vegetativa (através de estolhos). As plantas devem ser transplantadas no exterior, de preferência entre Agosto a Novembro. As variedades remontantes poderão ser plantadas também no início da Primavera.

 

plantar-morangos

 

Como plantar morangueiros

Antes da plantação, devem ser aparadas as raízes maiores para que não ultrapassem os 10 ou 12cm de comprimento e devem ainda ser retiradas as flores, folhas velhas e estolhos.

Quando plantados na horta, têm um Crescimento favorável em canteiros sobrelevados (uns 20 -30 cm) acima do solo.

Deve-se proceder à cobertura de solo para manter humidade, evitar aparecimento de ervas daninhas e manter os frutos limpos

 

Alguns cuidados importantes

Evite plantar onde foram plantados tomates, pimentos, beringela ou batatas nos últimos 3 anos. Antes da floração, é importante retirar as folhas mortas e velhas para facilitar arejamento e evitar doenças. Aquando do aparecimento de alguma doença, retirar e eliminar a planta para evitar propagação da doença. Quando queremos produzir frutos, devemos proceder à eliminação de estolhos, para não limitar o desenvolvimento do morangueiro (vegetativo e frutos).

 

cultivar-morangos

 

Espero que as dicas vos sejam úteis e se já cultivaram ou vão cultivar, partilhem comigo a vossa experiência!

 

 

Tenho ainda uma sugestão!

Se este artigo vos deixou com vontade de colocar as mãos na terra e iniciar  a vossa horta, tenho um workshop para vos ajudar! Aprendem na prática a cultivar a vossa primeira horta de hortícolas e aromáticas em vasos, varandas, pátios e outros pequenos espaços.

[cliquem na imagem para mais informações]

workshop-a-minha-horta-de-varanda

 

Guardem este Pin!

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

Deixe um comentário