Xarope caseiro com tomilho, limão e mel!

with Sem comentários

Sou confrontada várias vezes com uma questão muito comum, quer nos workshops que leciono, quer mesmo quando estou com amigos ou familiares. Como posso utilizar esta ou aquela erva aromática?

Muitas das ervas aromáticas mais conhecidas, já são utilizadas vulgarmente na preparação de vários pratos, quer como tempero quer como guarnição. No entanto, percebo muitas vezes o desconhecimento geral do seu benefício medicinal, bem como das imensas formas de utilização, como por exemplo a preparação de remédios naturais para alívio de alguns sintomas.

Nesta altura do ano, mais propícia a constipações e gripes, é um privilégio poder ter algumas ervas disponíveis, frescas ou secas no jardim. Podemos utilizar na preparação de infusões, algumas decoções ou mesmo xarope de ervas. Desta vez, a proposta é de um xarope caseiro simples para a tosse e a erva escolhida foi o tomilho-limão. O tomilho tem imensas propriedades benéficas para a saúde, entre elas o alívio da tosse. O seu óleo essencial, o timol, é um antifúngico, antisséptico, e expectorante natural. Os benefícios de mel e do limão são do conhecimento geral. O anis estrelado tem também propriedades descongestionantes, trazendo ainda um sabor agradável à mistura.

Se quiserem plantar tomilho no vosso jardim, podem ver neste artigo como cultivar e utilizar tomilho. Se tiverem curiosidade em explorar mais a utilização das ervas aromáticas do vosso jardim, conheçam o meu caderno e ebook ” jardim de ervas aromáticas”.

Como fazer Xarope de Tomilho – a receita

ingredientes necessários

De um modo geral, a quantidade de erva utilizada vai determinar a concentração de sabor do xarope. Deixo as quantidades para o caso do xarope de tomilho que preparei com erva fresca.

  • 7 a 10 ramos pequenos de tomilho fresco
  • 1/2 Litro de água
  • 1 chávena de chá de mel
  • 3 estrelas de anis
  • 1/2 limão

Método de preparação

1.º Cortar o limão em pequenos cubos e colocar num frasco esterilizado. Adicionar o mel e deixar repousar. o mel deve cobrir o limão cortado.

2.º Colocar os ramos de tomilho e o anis em água até levantar fervura. Depois baixar o lume e deixar cozinhar por mais 20 minutos em lume brando. Após este tempo, retirar do lume e deixar arrefecer até ficar morno. Depois coar e adicionar ao frasco com o mel e o limão e misturar. O volume de mel, deve ser aproximadamente igual à quantidade de água que filtramos da decoção.

xarope para a tosse

como conservar este xarope caseiro

Este xarope pode ser guardado num frasco hermético e de preferência escuro durante um mês (aproximadamente). Se não tiverem, pode ser guardado no frigorífico no próprio frasco da preparação.

Um dos cuidados que devemos ter é a esterilização do frasco e dos utensílios necessários. O limão, deve ser retirado da mistura antes de guardar, para evitar contaminações. Nesta receita utilizei o limão e o tomilho do meu jardim. O mel é de origem conhecida e biológico.

Espero que gostem desta sugestão. Se experimentarem, partilhem comigo a vossa opinião. Já agora, podem também partilhar outras receitas naturais. Sou uma adepta e certamente irei gostar!

Bons cultivos!

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...