Os morangos devem ser um dos frutos vermelhos mais cultivados em casa. Podem ser cultivados numa varanda ou pátio, sem necessidade de muito espaço.
É um cultivo relativamente fácil e muito apreciado por miúdos e graúdos. Se tiver em conta alguns cuidados de manutenção, consegue colher os seus morangos desde a Primavera até ao Outono.
Se pretendes receitas caseiras simples e eficazes no tratamento das pragas e doenças mais comuns da horta espreita o Ebook de Pragas e Doenças na Horta
Se pretendes começar uma horta em casa, mesmo que nunca tenhas tido a experiência de cultivar, faz a matrícula na minha ACADEMIA DA HORTA & JARDIM.
Alguns cuidados de manutenção importantes!
Os morangueiros são plantas suscetíveis à falta de água (não gostam que o solo ou substrato sequem). Preferem solos que retenham alguma humidade, mas que não encharquem. Assim, um cuidado de manutenção muito importante neste cultivo é a aplicação de “mulching” ou cobertura de solo, já que ajuda a prevenir a evaporação da água e mantém os frutos mais limpos. Veja neste vídeo como fazer e aplicar a técnica do mulching em toda a horta.
Pode ter ainda interesse nestes artigos e vídeos sobre o cultivo de morangos:
- Manutenção e propagação de morangueiro (vídeo)
- Como plantar morangos em vaso (vídeo)
- Cultivar morangos em casa
- Morangos - manutenção e prevenção de doenças
Guia de problemas (mais comuns) e soluções dos morangueiros
As plantas de morangueiros podem ser atacadas por fungos, vírus, ácaros, bactérias e diversas pragas comuns como afídeos. Tanto as pragas como doenças, podem afetar o fruto, flores, folhas, raízes e caules dos morangueiros, podendo causar a morte de toda a planta (dependendo da situação).
Para que possa prevenir e tratar eficazmente os problemas deste cultivo, veja o guia prático em baixo com a indicação das 7 pragas e doenças mais comuns.
1. Oídio - doença provocada por fungos
Sintomas: aparecem manchas pulverulentas de cor branca ou acinzentada nas folhas (doença do oídio). Pode provocar enrolamento dos bordos das folhas para cima, deformações e necroses. O fruto também pode apresentar os mesmos sintomas.
Prevenção e controlo:
- Não plantar os pés de morangueiros muito juntos uns dos outros
- Fazer rotação de culturas
- Associar o cultivo com outras plantas, tais como, alface, alho-francês, alho, espinafres
- Na rega, evitar molhar em demasia as folhas
- Ao aparecerem os primeiros sintomas devem eliminar-se as folhas e os frutos atingidos
- Pulverizar as plantas atacadas com uma solução à base de camomila, canela e cavalinha
2. Antracnose – doença provocada por fungo
É um problema conhecido mais vulgarmente por mancha negra do morangueiro.
Sintomas:
- Nos frutos aparecem umas manchas circulares, necróticas e deprimidas.
- Na região da coroa, aparecem umas manchas na parte interior do rizoma (conjunto das raízes)
- As folhas tornam-se castanhas, o que pode provocar a seca da planta e posterior morte
- As flores, quando atacadas tornam-se necróticas.
Prevenção e controlo: a aplicação de um fungicida natural ou biológico pode ser suficiente no entanto, quando os sintomas se alastram a muitas plantas o melhor será eliminar e destruir as plantas doentes.
3. Podridão cinzenta - doença provocada por fungo
Sintomas:
- Podridão em frutos verdes e maduros;
- Aparece uma massa de cor cinzenta e consistência mole, nos frutos;
- Pode afetar toda a parte aérea da planta (pecíolos, folhas, botões florais, pétalas e pedúnculos), em condições favoráveis (temperatura entre os 18-25 ºC e humidade relativa superior a 80%).
Prevenção e controlo:
- Eliminar todas as partes atacadas pelo fungo, principalmente os frutos.
- Evitar o excesso de fertilização azotada.
- Quando o ataque se torna muito severo, deve proceder à aplicação de um fungicida natural ou adquirir produtos homologados para agricultura biológica.
4. Ácaros (praga do aranhiço vermelho)
Há vários tipos de ácaro, sendo o aranhiço vermelho o ácaro mais comum nos morangueiros.
Sintomas: Os sintomas são mais visíveis na página inferior das folhas e pecíolos. Estas pragas minúsculas atacam os tecidos e sugam o conteúdo celular, dando origem ao aparecimento de cloroses (as folhas ficam mais amarelas) ou de manchas bronzeadas. Também pode ser visível a formação de teias que a praga forma para se proteger das condições adversas.
Prevenção e controlo:
- Proceder à limpeza de infestantes e restos de culturas anteriores
- A fertilização deve ser equilibrada
- Pulverizar as plantas atacadas com uma solução à base de alho, malagueta, cebola e sabão. Pode ser aplicados acaricidas ecológicos autorizados em agricultura biológica.
5. Afídeos (praga - piolho ou pulgão)
Os afídeos são insetos picadores e sugadores que se alimentam da seiva das plantas, competindo com estas pelos nutrientes disponíveis.
Sintomas:
- Os piolhos ou pulgão são normalmente fáceis de identificar. Preferem colocar-se nas face inferior das folhas mas também podem atacar as partes mais tenras (flores e caules)
- Aparece uma substância melada nas folhas; esta substância vai servir de alimento a um fungo que produz uma camada negra (fumagina). Quando as folhas são cobertas por fumagina, a planta perde a capacidade de fazer a fotossíntese e por isso, perde vigor e pode morrer.
Prevenção e controlo:
- Não fertilizar excessivamente em azoto
- Proceder à colocação de cobertura de solo (mulching)
- Eliminar infestantes
- Incluir na horta plantas que atraem organismos auxiliares, nomeadamente, joaninhas.
- Pulverizar as plantas atacadas com uma solução à base de alho ou de folhas de tomate.
6. Mosca-branca (praga inseto voador)
São várias as espécies de mosca-branca podem atacar o morangueiro mas a mais comum é a chamada mosca-branca-das-estufas.
Sintomas: Tal como nos afídeos, as moscas também produzem uma melada que leva ao aparecimento da fumagina. A planta fica, assim mais fraca e vulnerável ao ataque de outras doenças e pragas.
Prevenção e controlo:
- Plantar junto aos morangueiros, flores repelentes da mosca-branca, como por exemplo, as calêndulas
- Remover e destruir das folhas velhas
- Eliminar de restos de culturas e de ervas daninhas
- Pulverizar as plantas atacadas com uma solução à base de sabão de potássio
- Aplicar armadilhas cromáticas adequadas para este inseto
7. Pássaros
Os pássaros são uns apreciadores já bem conhecidos dos morangos.
Sintomas: Para além de provocar a destruição do fruto, os pássaros também ajudam à disseminação de doenças e pragas.
Prevenção e controlo: Não sendo fácil a sua prevenção, a técnica mais comum nas hortas é a utilização de mecanismos sonoros e brilhantes para afugentar os pássaros. Também podem ser adquiridas nas lojas especializadas umas redes próprias que se colocam sobre as culturas.
Se gostou deste guia prático de problemas e soluções, partilhe com amigos e familiares. Se tiver dúvidas, pode deixar um comentário ou enviar um email (susana@cultivosdacaseiro.pt). Até lá, desejo bons cultivos!