Existem imensas variedades de tomilho (várias centenas de espécies cultivadas), mas as minhas preferidas e indicadas para plantar no jardim são o tomilho vulgar, o tomilho limão e o tomilho bela-luz. São plantas arbustiformes de pequeno porte com origem na região do mediterrâneo. Fresco ou seco, é uma erva aromática bastante utilizada na cozinha dos Portugueses. O seu aroma e sabor ligeiramente apimentado faz maravilhas em diversos temperos de assados, grelhados e estufados. No jardim, torna-se uma planta muito agradável de cultivar pelas poucas exigências de manutenção, enquadrando-se facilmente em qualquer ambiente paisagístico no jardim ou horta.
Uma curiosidade: Já era utilizado pelos egípcios para embalsamar corpos. Os gregos utilizavam-no na medicina, cozinha e produção de mel. Os Romanos reconheciam-no como símbolo de força.
Os benefícios do Tomilho
O timol, óleo aromático extraído do tomilho, é o seu principal agente curativo e tem utilização em doenças do aparelho respiratório. Combate a dor de garganta e previne alguns problemas respiratórios, como bronquite. A infusão de tomilho (eu prefiro o tomilho-limão) tem uma ação expectorante, ajudando a desobstruir as vias respiratórias e aliviar a tosse, sendo por isso uma das 4 ervas de eleição no meu jardim medicinal para ajudar a aliviar os sintomas típicos de gripes e constipações.
Se gostavas de cultivar mais variedades de ervas aromáticas, conhece o meu livro e ebook Jardim de Ervas Aromáticas, também disponível em ebook com 20 variedades de ervas.
Queres começar o teu jardim medicinal? A Box Jardim Medicinal tem tudo o que precisas para começar a colher e beneficiar de ervas medicinais. Uma box de cultivo que inclui materiais e acesso a workshop.
Como cultivar Tomilho
Tomilho - limão
O Tomilho gosta de climas temperados e quentes, secos e com boa exposição solar. Podem atingir entre 20 a 40 cm de altura e devem ser podados no final do Verão, após floração e na Primavera, para ajudar na renovação de novos caules.
Tipo de planta: perene vivaz, com folhas permanentes e pequenas. O seu ciclo de vida é superior a 3 anos, mas convém renovar após esse tempo para que os caules não fiquem muito lenhosos.
Luz: à semelhança de todas as ervas deste grupo (perenes) gosta de muita luz, de preferência mais de 6h de sol direto
Rega: Pouca água. Manter a terra húmida à superfície, evitando encharcar
Plantar e semear: Gosta de solos leves e com boa drenagem. A melhor forma de propagação é feita por divisão de plantas.
Fertilização: prefere solos férteis, mas cresce em solos mais pobres. Não esquecer de fertilizar duas vezes no mínimo (Primavera e Outono).
Benefícios na horta: atrai abelhas e outros insetos polinizadores. Afasta ainda as lagartas das couves. Boa associação de tomates e beringela vejam aqui outras plantas amigas da horta.
Pragas e doenças: bastante resistentes, sendo susceptíveis a doenças por fungos quando regada em excesso Vejam aqui tratamentos para doenças.
Quando colher: Pode colher em qualquer altura (logo 1 mês após plantação). Se quiser secar, optar por colher entre Maio e Julho (fase que antecede a floração)
Plantar Tomilho em vaso - Dicas importantes
A plantação ou transplantação é feita de modo semelhante às restantes plantas aromáticas (vejam esquema em cima). Se plantarem em vaso, não esqueçam de ter em atenção a escolha de um bom substrato.
Se quiserem propagar, o modo mais fácil e rápido é a divisão de uma planta adulta. Para fazer propagação por estacaria, cortam-se os caules (estacas) com aproximadamente 8 cm e retiram-se todas as folhas da metade inferir do caule cortado. A altura ideal para reprodução por estacas é na Primavera e pode demorar até 2 meses para ter nova planta enraizada. A sementeira também é viável, mas a germinação pode demorar até 3 semanas, mesmo com as condições ideais.
Em qualquer processo, não esqueça que devem ter atenção de como devem regar para evitar pragas.
Colheita e utilização do Tomilho
Corte de tomilho no meu jardim
O Tomilho tem diversas utilizações como erva aromática condimentar e medicinal. Gosto de cortar fresco quando necessito de utilizar, mas podem utilizar igualmente seco. É uma excelente opção para substituir o sal nos cozinhados. Quando adicionado a alguns pratos mais condimentados e pesados, como assados, ajuda e facilita a digestão.
Sugestões de utilização do Tomilho
Como referi, gosto de utilizar como condimentar, em diversos pratos cozinhados de carne e peixes. Quando adiciono uns ramos no frasco de azeitonas, ficam com um sabor muito agradável. Na preparação de infusões, escolho o tomilho-limão. Já utilizei também em compotas caseiras - preparação de uma compota de morango.
Se gostaram deste artigo, não esqueçam de partilhar com os vossos amigos e familiares. Se quiserem estar sempre "a par das novidades" subscrevam aqui a minha newsletter. Pela confiança, recebem um ebook com dias de cultivo para 28 variedades de hortícolas, ervas aromáticas e morangos! Bons cultivos!
Susana
Tenho ainda uma sugestão!
Guardem este Pin!